As melhores alas-pivôs mulheres do Brasil na atualidade têm desempenhado um papel vital, seja nas equipes nacionais ou no cenário internacional do basquete, incluindo na WNBA, a liga norte-americana do basquete feminino, considerada a mais forte e competitiva do mundo.
Nossas representantes, continuam levando o nome do Brasil aos mais altos padrões de qualidade da modalidade e combinam altas habilidades de ataque e a defesa.
Com as melhores alas-pivôs mulheres do Brasil na atualidade, essas atletas são conhecidas por sua capacidade de dominar o garrafão, proteger a cesta e também por sua habilidade em contribuir significativamente no perímetro.
Para que você possa conhecer mais sobre elas, a seguir, contamos detalhes sobre as trajetórias, conquistas e o impacto das melhores alas-pivôs mulheres do Brasil na atualidade. Continue lendo e conheça sobre cada uma delas.
🤑 Aposte na Bet7k e GANHE até R$7.000 em bônus no seu primeiro depósito. 🚨
Faça seu primeiro depósito agora!
Melhores alas-pivôs mulheres do Brasil na atualidade: TOP 5
Na lista de melhores alas-pivôs mulheres do Brasil na atualidade estão as craques:
- Stephanie Soares
- Damires Dantas
- Licinara Bispo
- Emanuely de Oliveira
- Vitória Marcelino
Continue lendo e conheça tudo sobre as trajetórias e conquistas de cada uma das melhores alas-pivôs mulheres do Brasil na atualidade.
1. Stephanie Soares
Stephanie, de 2,01m, foi a primeira brasileira a ser selecionada diretamente da universidade para a WNBA, sendo a quarta selecionada no Draft, a melhor já obtida por uma atleta do Brasil.
Inicialmente escolhida pelo Washington Mystics, foi trocada para o Dallas Wings por escolhas futuras do 1º e 2º rounds.
Na última temporada da NCAA, jogando por Iowa State, teve médias de 14,4 pontos e 9,9 rebotes.
Nascida em Americana, São Paulo, em abril de 2000, Stephanie já foi campeã dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 e de Santiago em 2023, além de ter competido em torneios Pré-Olímpicos e Pré-Mundiais pela Seleção Brasileira.
2. Damires Dantas
Damires é ala-pivô do Indiana Fever e uma das melhores alas-pivôs mulheres do Brasil na atualidade. A carreira dessa super atleta, entretanto, passou por momentos difíceis e de afastamento, após uma lesão que se seguiu a uma depressão.
A ala-pivô, que teve sua melhor fase em 2020 pelo Minnesota Lynx, enfrentou lesões graves em 2021 e uma batalha contra a depressão em 2022, o que a afastou das quadras. Com o apoio de sua equipe e tratamento no Brasil, Damiris superou seus problemas de saúde mental.
Em 2023, recuperada, destacou-se no Fuerza Regia, do México, ajudou a seleção brasileira a vencer a AmeriCup e brilhou na Turquia pelo Ormanspor. Agora, mais madura e saudável, retorna à WNBA, no Indiana Fever.
3. Licinara Bispo
Licinara chegou ao Basquete Campinas em 2020, aos 21 anos, e rapidamente se tornou uma referência tanto para a equipe quanto para as novas gerações.
Uma das melhores alas-pivôs mulheres do Brasil na atualidade, a atleta se destacou com títulos como a Copa São Paulo, o Campeonato Paulista, e um vice-campeonato na Liga de Basquete Feminino (LBF) em 2022.
A ala-pivô do Campinas é, atualmente, a quarta maior pontuadora da LBF e a principal pontuadora dentro do garrafão na competição nacional, e ainda promete muitas emoções para os torcedores.
Contudo, além de sua importância para o clube que defende, estamos falando de um dos nomes mais conhecidos da seleção brasileira de basquete, que já ajudou a seleção a alcançar conquistas como o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, no Chile.
4. Emanuely de Oliveira
Emanuely de Oliveira, de 22 anos, saiu do Brasil jovem para estudar e jogar basquete nos EUA, passando pelo High School em Utah e pela Universidade da Flórida.
De volta ao Brasil, fez sua estreia na Liga de Basquete Feminino pelo Vera Cruz Campinas, acumulando médias de 13,5 pontos e 7,2 rebotes em 11 jogos.
Seu desempenho a levou a ser convocada para a Seleção Brasileira pelo técnico José Neto para o sul-americano de San Luis, na Argentina. Além de ajudar o Brasil a conquistar a AmeriCup, em 2023.
A jovem atleta de 22 anos é uma das promessas para o futuro do basquete no país e já está na lista de melhores alas-pivôs mulheres do Brasil na atualidade.
5. Vitória Marcelino
Em 2022, a atleta foi eleita a melhor jogadora de basquete 3×3 do Brasil no Prêmio Brasil Olímpico.
Vitória também conquistou o vice-campeonato na AmeriCup e desempenhou um papel crucial na classificação da seleção brasileira entre as oito melhores equipes femininas do mundo.
Uma das melhores alas-pivôs mulheres do Brasil na atualidade, Vitória atua como atleta do Sesi Araraquara, com o qual conquistou o Campeonato Paulista de 2022.
Além do basquete tradicional, a craque também foi convocada para a seleção feminina de basquete 3×3.
Com a lista das 5 melhores alas-pivôs mulheres do Brasil na atualidade, em mãos, você pode aumentar a sua torcida por nossas craques da geração atual.
E já que você gosta da modalidade, aproveite para conhecer outros atletas que estão no topo de suas carreiras ou que foram muito importantes para a modalidade no Brasil e no mundo:
- Melhores alas mulheres do Brasil na atualidade: 7 nomes para acompanhar na temporada!
- 7 melhores pivôs mulheres do Brasil na atualidade: trajetória e títulos no basquete
- 7 Melhores alas-pivôs do Brasil na atualidade e onde jogam [basquete masculino]
🤑 Aposte na Bet7k e GANHE até R$7.000 em bônus no seu primeiro depósito. 🚨