seu melhor jogo

No cenário vibrante do basquete brasileiro, os melhores alas-pivôs do Brasil na atualidade desempenham um papel crucial para partidas emocionantes. 

Combinando habilidades de ataque com a força necessária para dominar no garrafão, estes atletas são fundamentais tanto na defesa quanto no ataque, oferecendo uma mistura única de agilidade e potência que os torna indispensáveis para suas equipes.

O Brasil, com sua rica tradição no basquete, tem se destacado com uma nova geração de alas-pivôs talentosos que estão elevando o nível do esporte em níveis nacionais e internacionais.

Por isso, continue lendo para conhecer os 7 melhores alas-pivôs do Brasil na atualidade, suas carreiras e conquistas.

🤑 Aposte na Bet7k e GANHE até R$7.000 em bônus no seu primeiro depósito. 🚨

Faça seu primeiro depósito agora!

Melhores alas-pivôs do Brasil na atualidade: TOP 7

Na lista de melhores alas-pivôs do Brasil na atualidade estão os craques:

  1. Lucas Dias 
  2. Mãozinha Pereira 
  3. Alexandre Paranhos
  4. Lucas Mariano 
  5. Gabriel “Jaú” Galvanini
  6. Renan Santos Lenz
  7. Antônio Ferreira

Continue lendo para conhecer mais sobre a trajetória, os prêmios e onde cada um deles está jogando, atualmente. 

1. Lucas Dias 

Lucas Dias Silva defende atualmente o Sesi Franca na NBB e está entre os melhores alas-pivôs do Brasil na atualidade. O atleta iniciou no esporte aos oito anos e se destacou desde jovem, sendo MVP do Jordan Brand Classic International aos 16.



seu melhor jogo

Lucas começou sua carreira profissional no Pinheiros, onde teve uma trajetória notável na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Quebrou recordes de pontos e eficiência, e foi MVP da competição em 2015. 

Em seguida, passou a integrar o time adulto do Pinheiros, onde se tornou titular na temporada 2014/15, destacando-se como o Destaque Jovem do NBB na temporada seguinte, 2015/16.

Já em julho de 2016, Lucas foi transferido para o Paulistano, onde ficou até junho de 2018, ano em que mudou para Franca e se estabilizou por lá. 

Pela atual equipe, Lucas foi quatro vezes campeão estadual e é bicampeão brasileiro (2021/22 e 2023/24).

O atleta foi convocado para representar o Brasil na Copa do Mundo de Basquete de 2023 e nas Olimpíadas de 2024, em Paris, quando a seleção brasileira foi eliminada nas oitavas de final, pelo dream team norte-americano.

Leia também: Sistemas Táticos do Basquete: confira nosso guia completo

2. Mãozinha Pereira 

Mais um entre os melhores alas-pivôs do Brasil na atualidade que fez parte da seleção de basquete que enfrentou os americanos nas Olimpíadas 2024.

Além disso, Mãozinha, como é conhecido o jogador João Marcelo, faz parte de uma elite de atletas que já jogou pela NBA, a liga mais forte do basquete mundial. 

Mãozinha começou sua carreira no Pinheiros no Novo Basquete Brasil (NBB) e jogou 4 partidas antes de se transferir para o Crn Drim da Macedônia, onde teve médias de 13,1 pontos e 8,1 rebotes.

Em agosto de 2021, Mãozinha assinou com o Cearense no NBB e após não ser selecionado no Draft da NBA de 2022, jogou pelo Corinthians no NBB.

Contudo, em outubro de 2023, Mãozinha se juntou ao Mexico City Capitanes na NBA G League.

Já em 2024, integrou a equipe de NBA do Memphis Grizzlies, em um contrato de 10 dias, renovado pelo mesmo período. Em 6 de setembro de 2024, Mãozinha renovou com os Grizzlies.

3. Alexandre Paranhos

Seguindo nossa lista de melhores alas-pivôs do Brasil na atualidade, Alexandre Paranhos de Souza retornou ao Minas em 2022/23 e seguiu na equipe para a temporada seguinte de 2023/24, sendo um dos principais nomes do elenco. 

Na temporada, o veterando inclusive entrou para o time das estrelas do NBB. Antes, na temporada 2019/20, atuou pelo Mogi das Cruzes Basquete e outras equipes.

Já sua carreira internacional começou em 2013, quando participou do draft da NBA, treinando com equipes como Houston Rockets, Chicago Bulls, Philadelphia 76ers, Brooklyn Nets e New York Knicks, além de ter jogado na Summer League pelo Dallas Mavericks.

Leia também: Posições do basquete: armador, ala, pivô e mais

4. Lucas Mariano 

Lucas Mariano, atualmente, defende o Franca no NBB, e está entre os melhores alas-pivôs do Brasil na atualidade.

Desde cedo, Lucas começou sua trajetória no basquete na Escola Lance Livre e, aos 11 anos, integrou a ASPA, base do Franca. 

Em 2009, com 15 anos, passou a treinar com o time profissional de Franca e foi inscrito no elenco adulto em 2011, com apenas 17 anos.

A temporada 2012/13 marcou sua ascensão, sendo promovido a protagonista após a chegada do treinador Lula Ferreira. 

Apesar de enfrentar desafios pessoais, como a perda de seu irmão, Lucas se destacou, foi premiado como Atleta Revelação e se inscreveu no Draft da NBA em 2014, mas não foi selecionado.

Na temporada 2014-15, ajudou o Franca a alcançar a Liga Sul-Americana e foi votado para o Jogo das Estrelas

Após passagem pelo Mogi das Cruzes em 2015/16, onde foi vice-campeão paulista, Lucas teve boas passagens por clubes como Brasília, Bauru, Botafogo, Vasco e São Paulo. Em 2021, retornou ao Franca após quase seis anos.

5. Gabriel “Jaú” Galvanini

Eleito o melhor Pivô da NBB 2023/24, Gabriel “Jaú” não poderia ficar de fora da lista de melhores alas-pivôs do Brasil na atualidade.

O atleta do Flamengo já foi “Destaque Jovem”, Campeão Brasileiro, bronze dos Jogos Pan-Americanos de 2023 e campeão da Copa Super 8. 

Com esse extenso currículo, o jogador de 26 anos ainda tem muito basquete para mostrar, o que promete render grandes partidas nas próximas temporadas. 

6. Renan Santos Lenz

Renan Santos Lenz defende atualmente o Minas e é um dos melhores alas-pivôs do Brasil na atualidade em atividade no país.

Iniciou sua carreira no basquete aos 12 anos em um clube escolar em Lajeado e, mais tarde, passou por Araraquara, Universidade de Utah e São José, até se destacar no Pinheiros, onde foi indicado ao prêmio de “Melhor Pivô” da Liga Nacional de Basquete.

Após sua passagem pelo Pinheiros, Renan jogou pelo Bauru e pelo Paulistano, conquistando a medalha de bronze na Liga das Américas de 2019 com o Paulistano. No mesmo ano, mudou para o São Paulo.

Em sua primeira temporada na equipe paulista, foi votado para as premiações de “Melhor Pivô” e “Melhor Reserva” da Liga Nacional de Basquete. 

Renan também foi convocado para a Seleção Brasileira em janeiro de 2021 e teve destaque na vitória do São Paulo sobre a Universidad de Concepción na Basketball Champions League Américas.

Como jogador do Minas, foi medalha de ouro na Copa Super 8 (2021/22) e bronze na BCLA 2021/22.

7. Antônio Ferreira

A temporada 2024 é a quarta seguida de Antônio, um dos melhores alas-pivôs do Brasil na atualidade (e um dos mais queridos da NBB), na equipe Basquete Unifacisa.

Considerando todas as vezes em que jogou pela equipe, esta vai ser a quinta temporada de Antônio, afinal, o atleta que chegou em 2019, saiu no ano seguinte para jogar no Caxias do Sul, mas voltou na temporada seguinte para a equipe do Nordeste.

Na temporada de 2023/24, Antônio terminou a campanha com médias de 10.1 pontos, 4 rebotes, 1.9 assistências e 10.4 de eficiência.

Já na temporada de 2022/23, o atleta havia sido o recordista de mais pontos em uma única partida, marcando 36 pontos em noite inspirada contra o Minas.

Agora, sim, você conhece os 7 melhores alas-pivôs do Brasil e pode aumentar a sua torcida por seus jogadores preferidos. 

Aproveite para conhecer outros atletas que estão no topo de suas carreiras ou que foram muito importantes para a modalidade no Brasil e no mundo:

🤑 Aposte na Bet7k e GANHE até R$7.000 em bônus no seu primeiro depósito. 🚨

Faça seu primeiro depósito agora!



seu melhor jogo