seu melhor jogo

O basquete feminino brasileiro tem revelado ao longo dos anos grandes talentos que se destacam em quadra, e entre as posições mais marcantes, a de pivô se destaca pela importância tática e física. As melhores pivôs mulheres do Brasil na atualidade são atletas completas, essenciais tanto na defesa quanto no ataque, dominando os rebotes e protegendo o garrafão. 

Na atualidade, o Brasil conta com um seleto grupo de jogadoras que têm se destacado não apenas em competições nacionais, mas também em ligas internacionais, mostrando a força e a qualidade do basquete feminino no país. 

Quer conhecer quais são as melhores pivôs mulheres do Brasil na atualidade? Então, você chegou no artigo certo! Confira!

🤑 Aposte na Bet7k e GANHE até R$7.000 em bônus no seu primeiro depósito. 🚨

Faça seu primeiro depósito agora!

7 melhores pivôs mulheres do Brasil na atualidade do basquete nacional

Na lista de melhores pivôs mulheres do Brasil na atualidade estão as craques:

  1. Stephanie Soares
  2. Kamilla Cardoso
  3. Damiris Dantas
  4. Licinara Bispo
  5. Clarissa dos Santos
  6. Vanessa Gonçalves Sassá
  7. Emanuely de Oliveira

Continue lendo e conheça tudo sobre as trajetórias e conquistas de cada uma das melhores pivôs mulheres do Brasil na atualidade.

1. Stephanie Soares 

Stephanie, de 23 anos, abre a nossa lista de melhores pivôs mulheres do Brasil na atualidade e se destaca no basquete norte-americano ao ser a quarta escolha do Draft da WNBA, a posição mais alta já alcançada por um brasileiro. 

Filha de ex-jogadores, ela cresceu cercada pelo basquete e começou sua carreira nas categorias de base do Bradesco, em São Paulo. 

Depois, recebeu uma bolsa para jogar nos EUA, inicialmente na liga secundária NAIA, pela universidade The Master’s. 

Atualmente, joga pelo Dallas Wings da WNBA, a liga norte-americana de basquete feminino.  

Logo em sua estreia garantiu quatro pontos para o time e conseguiu três rebotes durante os oito minutos em que esteve em quadra, contribuindo diretamente para a vitória da equipe. 

O céu é o limite para a nossa brasileira, por isso vamos continuar acompanhando ela de perto! 

Leia também: Posições do basquete: armador, ala, pivô e mais

2. Kamilla Cardoso

Kamilla Soares Cardoso, nascida em Montes Claros (MG) em 2001, está entre as melhores pivôs mulheres do Brasil na atualidade, jogando no Chicago Sky da WNBA.

A atleta iniciou sua carreira nos EUA ainda adolescente, destacando-se no Ensino Médio e na NCAA, onde venceu dois títulos nacionais pela Universidade da Carolina do Sul.  

Vale a pena destacar que Kamilla fez história como a primeira brasileira campeã da NCAA e, no mesmo ano, foi eleita a melhor jogadora da AmeriCup pela seleção brasileira. 

Na WNBA, Kamilla foi escolhida pelo Chicago Sky após um percurso vitorioso no basquete universitário. 

Já na seleção brasileira, conquistou medalhas de ouro na Copa América de 2023 e no Campeonato Sul-Americano de 2022, sendo nomeada MVP em ambas

Kamilla também se destacou na Copa América de 2021 e participou do torneio qualificatório para os Jogos Olímpicos de 2024, no qual, infelizmente, a seleção brasileira não se classificou para os Jogos de Paris. 

3. Damiris Dantas 

A ala-pivô Damiris Dantas é mais uma brasileira que atua na WNBA, no melhor basquete do mundo. A atleta, que joga pelo Minnesota Lynx, começou no basquete na escola e passou pelo clube de Janeth Arcain, jogando em Santo André e Jundiaí antes de se transferir para a Espanha. 

Em seguida, foi selecionada na 12ª escolha do Draft da WNBA de 2012.

Na seleção brasileira adulta estreou em 2010 e desde então conquistou títulos importantes, como o ouro na Copa América e o bronze no Pan-Americano de Guadalajara. Sem dúvida, uma das melhores pivôs mulheres do Brasil na atualidade. 

Leia também: Sistemas Táticos do Basquete: confira nosso guia completo

4. Licinara Bispo (Ala – pivô)

Liciara Bispo atua como ala-pivô pelo Campinas, defendendo a equipe desde 2020. 

Atualmente, é a quarta maior pontuadora da LBF (Liga de Basquete Feminino), e é a principal pontuadora dentro do garrafão na competição nacional. 

Em 2023, com a equipe do Campinas, ocupou o terceiro lugar na LFB e o quarto lugar no Paulistão.

Uma das melhores pivôs mulheres do Brasil na atualidade, é uma presença constante na escalação da seleção brasileira de basquete, com um currículo cheio de importantes vitórias como o ouro pela Seleção Feminina nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile.

5. Clarissa dos Santos

Clarissa Cristina dos Santos, nascida no Rio de Janeiro em 1988, está entre as melhores pivôs mulheres do Brasil na atualidade, sendo uma das presenças constantes na seleção brasileira. 

Considerada uma das melhores de sua geração, Clarissa começou no esporte aos 13 anos e se destacou na LBF, na qual foi campeã duas vezes e eleita a melhor jogadora em várias edições. 

Pela seleção brasileira, conquistou títulos como o Pré-Olímpico de 2011 e o Sul-Americano de 2013 e 2019, além de se destacar nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 como a principal atleta de rebotes.

A veterana teve problemas de saúde relacionados à depressão, mas voltou às quadras na equipe Unimed Campinas, e segue entre as melhores atletas do torneio.

6. Vanessa Gonçalves Sassá (Ala-pivô)

Vanessa, ou Sassá como é mais conhecida, é uma das melhores pivôs mulheres do Brasil na atualidade e tem este posto desde o início de sua carreira, quando ingressou no time de Santo André. Na equipe onde construiu uma trajetória brilhante, mesmo quando estava nas categorias sub-14 e sub-16.

Ao chegar à categoria adulta, Sassá permaneceu como parte da seleção 5×5 e, atualmente, também integra a seleção de basquete 3×3, se tornando uma das atletas mais completas do basquete nacional.

A ala/pivô já conquistou uma medalha de prata na AmeriCup e uma de ouro no Campeonato Sul-Americano.

7. Emanuely de Oliveira

Emanuely de Oliveira, catarinense de 22 anos, saiu jovem do Brasil para construir uma carreira de sucesso no exterior. Formada na base da SATC (hoje SR Mampituba), aos 16 anos foi para os Estados Unidos, onde jogou no High School em Utah e depois no College pela Universidade da Flórida

Retornou ao Brasil com seu diploma internacional e estreou na Liga de Basquete Feminino (LBF) pelo Vera Cruz Campinas, onde se destacou com médias de 13.5 pontos e 7.2 rebotes em 11 jogos. 

Seu desempenho a levou ao Jogo das Estrelas e à convocação para a Seleção Brasileira, pela qual foi campeã dos Jogos Pan-Americanos em 2023, seguindo entre as melhores pivôs mulheres do Brasil na atualidade.

Com as lista das 7 melhores pivôs mulheres do Brasil na atualidade em mãos, você pode aumentar a sua torcida por nossos craques da geração atual. 

Sem dúvida, o basquete feminino precisa e merece todo o nosso suporte! 

E já que você gosta da modalidade, aproveite para conhecer outros atletas que estão no topo de suas carreiras ou que foram muito importantes para a modalidade no Brasil e no mundo:

🤑 Aposte na Bet7k e GANHE até R$7.000 em bônus no seu primeiro depósito. 🚨

Faça seu primeiro depósito agora!