O tênis de mesa, popularmente conhecido como pingue-pongue, é um esporte que exige precisão, agilidade e estratégia de seus atletas.
A modalidade surgiu ainda no final do século XIX, na Inglaterra, e desde então vem ganhando notoriedade ao redor do mundo, sendo praticado tanto de forma recreativa quanto competitiva.
A atividade, assim como muitas outras, conta com muitos detalhes, então é preciso ter pleno conhecimento de seus termos para um melhor entendimento.
Por isso, então, trouxemos um conteúdo especial com o glossário do tênis de mesa. Nesta lista, você vai descobrir quais são os principais termos usados no esporte e o que eles significam. Confira e fique por dentro!
Abra sua conta na Betano e ganhe até 1.000 reais em bônus.
Pagamentos via PIX, jogos ao vivo e super odds!
Clique aqui para abrir sua conta!
Glossário do tênis de mesa: lista completa
- Antispin
- Ataque
- Backhand
- Bloqueio
- Borracha
- Cavalo
- Chapa
- Chop
- Drive
- Efeito
- Empunhadura
- Falta
- Footwork
- Forehand
- Let
- Lob
- Loop
- Ponto
- Push
- Rally
- Rede
- Saque
- Sidespin
- Smash
- Spin
- Topspin
- Troca de Saque
- Underhand
- Volta ao Saque
Glossário do tênis de mesa: conheça os termos
Antispin
Antispin é um tipo de borracha de raquete que reduz significativamente o efeito de giro (spin) da bola.
Ataque
O ataque é um tipo de golpe ofensivo utilizado para finalizar o ponto, e pode incluir diferentes tipos de golpes, como o drive e o smash.
Backhand
Backhand é o golpe feito com a parte de trás da raquete, fundamental tanto em jogadas defensivas quanto ofensivas.
Bloqueio
Bloqueio é uma técnica de defesa em que o jogador posiciona a raquete para interceptar a bola que vem com força e velocidade do adversário, a devolvendo com precisão.
Borracha
A borracha é uma superfície aderente colada na face da raquete de tênis de mesa.
Cavalo
Cavalo é o nome dado a uma jogada em que a bola é impulsionada com um movimento de rotação lateral.
Chapa
Chapa é o termo designado ao golpe em que a raquete é posicionada de maneira quase horizontal, usada em bloqueios próximos à mesa.
Chop
Chop é um golpe defensivo em que a bola é cortada de baixo para cima, imprimindo um efeito de backspin.
Drive
Drive é um golpe de ataque em que a bola é batida com um movimento de arco, criando topspin.
Efeito
Efeito é o nome do giro aplicado à bola que será batida. Existem diferentes tipos de efeito, como topspin, backspin e sidespin.
Empunhadura
Empunhadura o nome dado à forma na qual o jogador segura a raquete. Existem vários tipos de empunhaduras, como a caneta (penhold) e a clássica (shakehand).
Falta
Falta é a violação das regras do jogo, o que geralmente resulta em um ponto para o adversário.
Footwork
Footwork é a movimentação dos pés e do corpo do jogador durante a partida.
Forehand
Forehand é o golpe feito com a parte da frente da raquete, frequentemente usado para ataques poderosos.
Let
Let é uma interrupção do ponto em situações específicas, como quando a bola toca a rede no saque e ainda assim cai corretamente no lado do adversário.
Lob
Lob é um golpe de defesa em que a bola é batida com um movimento de baixo para cima, resultando em uma trajetória alta e profunda.
Loop
Loop é um tipo de drive com um topspin acentuado, fazendo a bola descrever uma trajetória curva e rápida. Este golpe é eficaz para superar bloqueios e manter a pressão sobre o adversário.
Ponto
Ponto é a unidade básica de pontuação no tênis de mesa. Um jogador ganha um ponto quando o adversário comete uma falta, não consegue devolver a bola corretamente ou quando a bola toca duas vezes no lado do adversário.
Push
Push é o nome de um golpe defensivo de controle em que a bola é empurrada com um leve efeito de backspin
Rally
Rally é uma sequência contínua de trocas de bola entre os jogadores.
Rede
A rede é o obstáculo central que divide a mesa de tênis de mesa em duas metades.
Saque
Saque é o movimento inicial de cada ponto, quando um jogador lança bola e a bate para o lado do adversário.
Sidespin
Sidespin é um tipo de efeito em que a bola gira lateralmente, alterando a trajetória da bola após o quique na mesa, podendo desviá-la para a esquerda ou para a direita, dificultando a devolução pelo adversário.
Smash
Smash é o nome de golpe ofensivo extremamente poderoso em que a bola é batida com máxima força e velocidade.
Spin
Spin é o giro aplicado à bola. Existem vários tipos de spin, como topspin (giro para frente), backspin (giro para trás) e sidespin (giro lateral).
Topspin
Topspin é um tipo de efeito no qual a bola gira para frente, fazendo com que a bola desça rapidamente após o quique.
Troca de saque
Troca de saque é a mudança de quem realiza o saque após um determinado número de pontos.
Underhand
Underhand é um tipo de saque em que a bola é batida por baixo, geralmente resultando em um efeito de backspin.
Volta ao saque
Volta ao saque é um termo usado para descrever a ação de devolver a bola diretamente ao sacador após o saque.
Glossário do tênis de mesa: lista completa
- Antispin
- Ataque
- Backhand
- Bloqueio
- Borracha
- Cavalo
- Chapa
- Chop
- Drive
- Efeito
- Empunhadura
- Falta
- Footwork
- Forehand
- Let
- Lob
- Loop
- Ponto
- Push
- Rally
- Rede
- Saque
- Sidespin
- Smash
- Spin
- Topspin
- Troca de Saque
- Underhand
- Volta ao Saque
Glossário do tênis de mesa
Já que chegou até aqui, aproveite para conhecer nossos outros conteúdos sobre o tênis de mesa e muitos outros esportes. Por aqui, você confere glossários, listas, notícias, matérias especiais e muito mais sobre o universo esportivo.
Não deixe de também deixar o seu comentário contando o que achou da matéria e o que mais você gostaria de ler por aqui!