seu melhor jogo

O handebol é um esporte que envolve habilidades físicas, técnicas e mentais. E assim como em qualquer modalidade coletiva, existem sistemas de jogo.

Neste artigo, vamos te apresentar algumas das principais táticas do handebol, como a defesa, o ataque, a transição e o posicionamento em quadra.

Também vamos analisar como essas táticas se relacionam com as regras, os princípios, os fundamentos e os objetivos do esporte.

Nossa missão é oferecer uma visão geral e uma orientação para quem quer aprender mais sobre essa modalidade dinâmica e emocionante.

Confira 👇

Táticas do handebol – O que são?

Antes de entender cada sistema separadamente, é preciso entender o que são táticas do handebol. Desta forma, você compreenderá melhor o assunto.

Táticas do handebol são métodos de posicionamento em quadra, ou seja, sistemas que vão estabelecer o que cada atleta fará na partida.

As táticas são basicamente divididas em dois tipos: ofensivas e defensivas. O primeiro tipo estabelece o posicionamento de ataque e determina como será a construção de jogadas. Já o segundo designa o tipo de marcação.

Cada tática possui pontos fortes e fraquezas. Não existe uma melhor do que a outra. Tudo vai depender das qualidades dos jogadores e o que eles, enquanto equipe, se sentem mais confortáveis em executar.

A tática também pode variar de acordo com o contexto no qual a partida se encontra. Algumas formações, por exemplo, são melhores para quem está atrás do placar e precisa fazer gols. Já outras, para explorar contra-ataques.

Ficou mais claro, né? Agora sim vamos destrinchar cada uma das táticas do handebol, dividindo-as em sistemas defensivos e ofensivos.

Sistemas defensivos do handebol

  • Sistema 6-0
  • Sistema 5-1
  • Sistema 4-2
  • Sistema 3-3
  • Sistema 3-2-1

Sistema defensivo 6-0

esquemas taticos handebol
Táticas do handebol – Sistema defensivo 6-0

O sistema 6-0 é uma das táticas de handebol defensivas mais utilizadas no esporte. Nela, todos os atletas se posicionam em uma única linha.

O objetivo é fechar todo o perímetro em frente a área do goleiro e bloquear infiltrações tanto dos pontas quanto dos pivôs.

O balanço de marcação é realizado de acordo com a movimentação da bola adversária, ou seja, da esquerda para a direita ou vice-versa.

Essa formação, no entanto, possui duas fraquezas: permite chutes de média distância e não proporciona chance de roubadas de bola.

Sistema defensivo 5-1

sistemas defensivos do handebol
Táticas do handebol – Sistema defensivo 5-1

O sistema 5-1 também é bastante usado nas partidas profissionais. Nesse esquema, temos duas linhas de marcação: cinco atletas protegendo a área do goleiro e um “coringa” flutuando na linha de 9 metros.

Comparada ao 6-0, é uma formação que deixa mais espaços para infiltrações adversárias. No entanto, é boa para interceptar passes e iniciar contragolpes.

O atleta da linha de marcação mais avançada precisa ser rápido e resistente, pois ele se movimentará a todo instante – sempre à procura de brechas para roubar bolas, bloquear tiros de médio alcance ou atrapalhar o pivô.

Sistema defensivo 4-2

as táticas do handebol
Táticas do handebol – Sistema defensivo 4-2

O sistema 4-2 é composto por duas linhas: dois jogadores ficam na linha de 9 metros enquanto o resto se posiciona atrás deles.

Nessa formação, as duas linhas se movem lateralmente para marcar a movimentação de passes adversária. Ela é excelente para neutralizar times que jogam com dois bons chutadores de longa distância.

Sistema defensivo 3-3

taticas handebol
Táticas do handebol – Sistema defensivo 3-3

O sistema 3-3 é o esquema defensivo mais agressivo do handebol, pois atua com duas linhas de três jogadores. Metade do time fica flutuando na linha de 9 metros e a outra metade atrás.

É uma formação usada para quem está atrás do placar e querendo marcar gols rapidamente, pois possibilita muitas interceptações e roubos de bola. Caso a posse seja retomada, o contra-ataque costuma ser fulminante.

Por outro lado, permite muitas infiltrações adversárias, tanto de pivôs quanto de pontas, pois quem está marcando atrás encontrará muitas dificuldades para cobrir quem está à frente.

Sistema defensivo 3-2-1

esquemas taticos do handebol
Táticas do handebol – Sistema defensivo 3-2-1

Por fim, temos o sistema defensivo 3-2-1, que é uma das táticas do handebol mais flexíveis e adaptáveis do esporte.

Nesse esquema, os atletas se posicionam em três linhas: uma protegendo a área do goleiro (três jogadores), uma intermediária (dois jogadores) e uma mais avançada na linha de 9 metros (um jogador).

Esse sistema demanda muito esforço físico e pode cansar facilmente os atletas. No entanto, é extremamente versátil, permitindo que o time mude de formação defensiva no meio da jogada adversária, caso achem pertinente.

Sistemas ofensivos do handebol

  • Sistema 6-0
  • Sistema 5-1
  • Sistema 4-2

Sistema ofensivo 6-0

sistemas ofensivos handebol
Táticas do handebol – Sistema ofensivo 6-0

Dentre as táticas de handebol ofensivas, o sistema 6-0 é a mais simples e fácil de ser executada. Nele, os jogadores formam uma única linha na quadra.

Os atletas, portanto, se movimentam em sincroniza fora da linha de 9 metros, até que se ache uma brecha para finalizar, seja no meio ou pelas pontas.

A equipe se posiciona em quadra com dois armadores centrais, dois armadores laterais e dois pontas, ou seja, sem um pivô. Por esse motivo, o 6-0 não costuma ser muito utilizado em partidas profissionais.

Sistema ofensivo 5-1

taticas ofensivas handebol
Táticas do handebol – Sistema ofensivo 5-1

O sistema ofensivo 5-1 é o mais popular no handebol. Nesse esquema, temos uma linha de cinco atletas formada por dois pontas, dois armadores laterais e um armador central, além de um pivô flutuando no meio da defesa adversária.

Essa tática possibilita inúmeras construções de jogo. Os armadores podem chutar do meio da quadra, os pontas podem afunilar pelos flancos e o pivô pode encontrar espaços para realizar uma infiltração.

Sistema ofensivo 4-2

ataque handebol
Táticas do handebol – Sistema ofensivo 4-2

O sistema 4-2 é uma variação do 5-1, mas com dois pivôs circulando no meio dos defensores. Atrás deles ficam dois pontas e dois armadores.

Embora seja um desenho tático bem ofensivo, ou seja, excelente para buscar gols de forma rápida e letal, é vulnerável a contra-ataques.

Como os dois pivôs trabalham pertinho da área do goleiro, eles demorarão mais tempo para voltar e recompor a defesa.

Agora você conhece as principais táticas do handebol! Qual é a sua formação preferida? Registre sua opinião nos comentários 🙌

E se quiser conferir outros conteúdos sobre esportes olímpicos, já sabe, né? Basta nos visitar diariamente! Estamos abastecendo o site com conteúdos completos e atualizados todas as manhãs.