seu melhor jogo

O handebol é um jogo dinâmico e emocionante. Com uma trajetória que remonta ao início do Século XX, o esporte evoluiu e se consolidou como uma modalidade popular, presente em competições nacionais e internacionais.

Se você não entende muito bem o que acontece nas partidas, fique tranquilo: produzimos este guia completo e atualizado com as principais regras do handebol para te ajudar a não ficar perdido.

Abaixo, te apresentaremos uma visão abrangente das normas que regulamentam o jogo, como controle de bola, faltas, tipos de penalizações, dimensões da quadra, tempo de duração e muito mais.

Confira 👇

Qual é o objetivo do handebol?

Uma partida de handebol é disputada entre duas equipes, cada uma composta por sete jogadores. O objetivo do esporte é marcar gols, lançando a bola com as mãos no intuito de acertar a baliza adversária.

Durante a jogo, os atletas movem-se rapidamente na quadra, utilizando estratégias para superar a defesa adversária. O passe, nesse sentido, é uma ferramenta crucial para a progressão da equipe em direção ao gol.

Enquanto atacam, os jogadores enfrentam a oposição dos defensores, que buscam interceptar a bola e impedir os avanços. O ponto é marcado quando a bola ultrapassa a linha de gol da equipe adversária.

As equipes, portanto, se alternam nessa dinâmica de ataque e defesa durante todo o tempo regulamentar. Ao fim dele, vence a partida quem tiver marcado mais gols. Em caso de empate, uma prorrogação pode ser disputada.

Qual é o tempo de uma partida de handebol?

táticas do handebol
Regras do handebol: tempo de jogo

Uma partida profissional de handebol dura 60 minutos, divididos em dois tempos de 30 minutos cada. O intervalo entre os dois períodos é de 10 minutos.

Em caso de empate, costuma-se disputar uma prorrogação de 10 minutos, divididos em dois tempos de 5 minutos cada.

Cada equipe pode pedir um tempo técnico de 60 segundos em cada tempo. Esse configuração, entretanto, não se estende às prorrogações.

Como é a quadra de handebol?

A quadra de handebol tem um formato retangular de 40 metros de comprimento por 20 metros de largura. Bem no centro, há uma linha que divide a área total em dois lados idênticos, um pra cada time.

Cada baliza possui uma região semicircular em frente a ela, chamada de área do goleiro. Ele só pode realizar defesas dentro desse perímetro.

A quadra também conta com a famosa marcação de 7 metros, usada para penalidades, que fica localizada a 7 metros da baliza. Acima da linha de 7 metros está a linha pontilhada de 9 metros.

Quais são as regras do handebol?

as regras do handebol
Regras do handebol
  • Equipes | Cada time é composto por sete jogadores, incluindo um goleiro;
  • Substituições | O número de substituições é ilimitado, mas os jogadores devem entrar e sair na área destinada a isso;
  • Duração | Uma partida profissional de handebol dura 60 minutos, divididos em dois tempos de 30 minutos cada;
  • Prorrogação | Em caso de empate, disputa-se uma prorrogação de 10 minutos, divididos em dois tempos de 5 minutos cada;
  • Condução da bola | O jogador pode ficar apenas 3 segundos com a posse de bola. Depois disso, é necessário tocá-la para alguém. Já com a bola nas mãos sem quicar, o máximo de passos permitidos é 3;
  • Infrações | Faltas são penalizadas com tiros livres no local onde a infração foi cometida (menos graves) ou com tiros da marcação de 7 metros (mais graves). O tiro de 7 metros é como se fosse o pênalti do handebol;
  • Goleiro | O goleiro pode andar com a bola dominada dentro de sua área. Ele, no entanto, pode abandonar o semicírculo sem ela para participar da construção de jogadas. Uma vez que ele pisa fora do seu perímetro, começam a valer as regras dos atletas de linha;
  • Invasão | Nenhum jogador de linha pode pisar na área do goleiro, a não ser que ele pule antes da marcação da quadra e finalize antes de cair no chão. Qualquer situação fora disso é marcado invasão. Como consequência, a posse de bola vai para a equipe adversária;
  • Jogo passivo | No handebol, uma equipe não pode ficar muito tempo sem tentar arremessar bolas contra a baliza adversária. Caso isso aconteça, o juiz assinala falta e um tiro livre é marcado a favor do adversário bem no local onde a posse de bola foi paralisada;
  • É permitido | Usar a mão aberta para tentar desarmar um adversário, usar o corpo com os braços flexionados para controlar as investidas adversárias e utilizar o tronco para disputar espaço na quadra;
  • Não é permitido | Arrancar a bola das mãos do adversário, usar qualquer parte do corpo para tentar deslocar ou derrubar o adversário, agarrar o adversário (incluindo sua camiseta) e saltar sobre um adversário.

Punições no handebol

tiro 7 metros handebol
Regras do handebol: tiro de 7 metros

As punições disciplinares no handebol podem ser de cinco naturezas: advertências verbais, tiro livre, tiro de 7 metros, exclusões de dois minutos e expulsão da partida. Tudo depende do local e do grau de intensidade da falta assinalada.

O tiro livre acontece quando um defensor de linha invade a área do goleiro com o objetivo de obter vantagem espacial, quando a equipe comete atrasos propositais em ações do jogo, como tiro de meta e cobranças de lateral, quando o time é penalizado por jogo passivo ou quando algum atleta atrapalha a progressão do adversário, mas em uma jogada sem perigo de gol.

O tiro livre pode ser executado como finalização direta ou passe para o companheiro, ou seja, fica a critério do jogador. Tiros livres são cobrados sempre no exato local da quadra onde a infração foi cometida.

Já o tiro de 7 metros é cobrado na marcação de 7 metros, bem perto do goleiro. É o que chamamos de pênalti no handebol, que é marcado quando um adversário, de forma faltosa, impede uma clara chance de gol.

A advertência verbal é um mecanismo adotado pelo árbitro para avisar os atletas de que, caso eles continuem cometendo faltas, uma punição mais severa poderá ser marcada no futuro.

As exclusões de dois minutos são marcadas em faltas de alta gravidade, como golpes em áreas sensíveis do corpo, chegadas com força excessiva, faltas em jogadores que estão se projetando em alta velocidade, etc.

Já a expulsão do jogo é a punição mais severa do handebol, aplicada em jogadas antidesportivas, como agressões e desrespeito ao árbitro. Com a expulsão, o atleta não pode mais retornar à partida.

Agora você conhece as regras do handebol e está pronto para assistir às partidas da modalidade, seja na Copa do Mundo ou nas Olimpíadas 👊

Lembrando que você pode visitar nosso site diariamente sempre que quiser ler conteúdos completos e fresquinhos sobre esportes, games e apostas!