O futsal, uma modalidade apaixonante que mescla habilidade, estratégia e muita força física, é um dos esportes mais populares do mundo.
Criado no Uruguai, o jogo se parece bastante com o tradicional futebol de campo, mas com algumas peculiaridades que o tornam único.
Neste guia completo e atualizado, vamos te explicar tudo sobre o futsal, como surgimento, regras, fundamentos, posições dos atletas e curiosidades.
Assim, você poderá acompanhar as partidas dos torneios nacionais e internacionais mais famosos do planeta sem ficar perdido.
Confira 👇
O que é futsal?
O futsal é um esporte coletivo que se originou da adaptação do futebol de campo para ambientes fechados, como ginásios e arenas.
O nome da modalidade é uma junção das palavras “futebol” e “salão”, indicando sua natureza de ser jogado em quadras cobertas com dimensões enxutas.
As partidas de futsal envolvem duas equipes, cada uma composta por cinco jogadores, incluindo um goleiro. O jogo é disputado em um espaço retangular com marcações específicas. Além disso, a bola utilizada é menor e mais pesada em comparação a bola usada no futebol tradicional.
Os confrontos são divididos em dois tempos, geralmente de 20 minutos cada, com um intervalo de descanso entre os dois períodos.
Apesar dessas diferenças, o objetivo segue o mesmo: balançar as redes adversárias usando majoritariamente os pés. Ao término do tempo regulamentar, vence a partida quem tiver marcado mais gols.
Como surgiu o futsal?
O futsal surgiu em 1930 na cidade de Montevidéu, no Uruguai. A criação dessa modalidade esportiva é creditada a Juan Carlos Ceriani, um professor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM) do país.
A motivação para a concepção desse esporte estava relacionada à necessidade de adaptar o futebol tradicional para ser jogado em espaços fechados, como ginásios, especialmente durante os meses de inverno.
Juan Carlos, portanto, desenvolveu as regras do “futebol de salão”, como inicialmente era chamado, para suprir essa necessidade.
A popularidade do esporte rapidamente se espalhou pela América do Sul, chegando ao Brasil na década de 1940, onde o a modalidade sofreu adaptações e ganhou regras ainda mais complexas.
Ao longo dos anos, o jogo se profissionalizou e ganhou cada vez mais estrutura. Como consequência, diversos campeonatos foram criados, não apenas no continente sul-americano, mas em todo o planeta.
Como o futsal chegou ao Brasil?
O futsal chegou ao Brasil na década de 1940, introduzido por professores de educação física que visitaram o exterior e tiveram contato com o esporte.
A adaptação do futebol de campo para ambientes internos ganhou destaque no país devido à sua praticidade e à possibilidade de ser jogado em lugares cobertos, mesmo em condições climáticas desfavoráveis.
Com o tempo, o futebol de salão começou a ser chamado de futsal e foi se consolidando no Brasil, principalmente em escolas e clubes esportivos.
Diversos torneios profissionais, tanto nacionais quanto regionais, começaram a pipocar em diversos locais do país, assim como entidades regulatórias.
Hoje, o esporte é administrado pela Confederação Brasileira de Futsal. A instituição, inclusive, é quem organiza a Liga Nacional de Futsal (LNF), o campeonato mais importante do Brasil.
Como é a quadra de futsal?
A quadra de futsal tem dimensões retangulares. O tamanho pode variar entre 38 a 42 metros de comprimento e 20 a 25 metros de largura.
O piso pode ser composto de madeira, cimento ou qualquer material sintético sólido, desde que esteja devidamente nivelado e dentro das regras.
Existem cinco marcações na quadra:
- Linha central – divide a quadra em duas partes;
- Círculo central – onde é feita saída de jogo;
- Linhas laterais – demarcam o comprimento da quadra;
- Linhas de fundo – demarcam a largura da quadra;
- Área de penalidade – meia lua onde o goleiro pode usas as mãos;
- Área de substituição – local onde são feitas as substituições;
- Tiro de pênalti – marcação onde são cobrados os pênaltis;
- Tiro de 10 metros – marcação onde são cobrados os tiros de 10 metros;
- Tiro de canto – marcação onde são cobrados os escanteios.
O gol do futsal é composto por duas traves de três metros de largura, dois metros de altura e oito centímetros de espessura. As redes, que são instaladas nas balizas, podem ser de material sintético ou corda.
Qual é o número de jogadores no futsal?
No futsal, cada equipe é composta por um total de cinco jogadores em quadra, incluindo um goleiro. Além dos atletas titulares, os times também contam com reservas que podem ser substituídos durante o jogo.
As substituições são ilimitadas e podem ser feitas tanto com a bola parada quanto rolando, desde que sejam realizadas na área demarcada da quadra. Fica a critério do time escolher o melhor momento.
Qual é o tempo de duração de uma partida de futsal?
Um jogo de futsal dura 40 minutos cronometrados. Eles são divididos em dois períodos de 20 minutos cada. Antes da troca de lados, há um intervalo de 15 minutos para que as equipes possam descansar, hidratar e rever táticas.
Caso uma partida termine empatada, pode ser que haja uma prorrogação dividida em dois tempos de cinco minutos. Isso, no entanto, vai depender do regulamento do campeonato em questão.
Se a prorrogação ainda sim terminar empatada, uma disputa de pênaltis é realizada, com cada time cobrando três penalidades.
Em caso de empate nas três primeiras penalidades, cobranças alternadas são realizadas até que uma equipe erre e a outra acerte.
Quais são os fundamentos básicos do futsal?
- Condução
- Movimentação
- Passe
- Domínio
- Chute
- Cabeceio
- Marcação
- Defesa
O que é condução no futsal?
A condução é o ato de se movimentar com a bola dentro de quadra. Esse fundamento é necessário para criar jogadas e marcar gols.
O que é movimentação no futsal?
A movimentação consiste em se deslocar pela quadra sem a bola, com o intuito de abrir espaços, receber passes e fazer o jogo girar.
O que é passe no futsal?
O passe é o ato de transferir a bola para um companheiro. Os passes podem ser realizados de várias distâncias e por meio de várias mecânicas, como rasteiro, por cima, em velocidade ou de trivela.
O que é domínio no futsal?
O domínio consiste em recepcionar uma bola e manter o seu controle, seja com os pés, com as coxas, com o peito ou com a cabeça.
O que é chute no futsal?
O chute é o ato de finalizar uma jogada com os pés, com o intuito de marcar um gol. Os chutes podem ser rasteiros, no alto, fortes ou fracos.
O que é cabeceio no futsal?
O cabeceio consiste em acerta a bola com a cabeça, seja para finalizar, tocar, dominar ou afastar um perigo da defesa.
O que é marcação no futsal?
A marcação é um fundamento defensivo, cujo objetivo é impedir que o adversário marque gols. Para isso, os jogadores podem utilizar uma série de artifícios, como roubar a bola, desarmar, interceptar passes, bloquear chutes, usar o corpo de maneira legal ou simplesmente acompanhar o adversário.
O que é defesa no futsal?
Por fim, temos a defesa, que é uma mecânica específica dos goleiros. Esse fundamento consiste em interceptar chutes adversários, agarrando ou rebatendo as bolas para longe, a fim de se evitar um gol. Os goleiros podem realizar essa ação tanto com as mãos quanto com as pernas.
Quais são as regras do futsal?
- Faltas e infrações no futsal
- Cartões e expulsões
- Limite de faltas
- Cobranças de lateral, escanteio e reposição
Faltas e infrações no futsal
Nas regras do futsal, existem basicamente dois tipos de faltas: aquelas que resultam em tiros livres diretos e tiros livres indiretos.
Nos tiros livres diretos, a bola é posicionada no local onde a infração ocorreu e o jogador pode chutar direto no para o gol, se quiser. Já nos tiros livres indiretos, é necessário que um companheiro dê um toque na bola antes de alguém chutar.
Caso uma infração de tiro livre direto seja cometida dentro da área de penalidade, o time que sofreu a falta tem direito a cobrar um pênalti.
As faltas de tiro livre direto são:
- Calçar o adversário;
- Pular no adversário;
- Atirar-se no adversário;
- Dar um pontapé no adversário;
- Trancar o adversário por trás;
- Bater no adversário;
- Agredir o adversário;
- Empurrar o adversário;
- Cuspir no adversário;
- Dar um carrinho e acertar o adversário;
- Usar a mão/braço intencionalmente na bola;
- O goleiro sair com a bola nas mãos fora de sua área.
As faltas de tiro livre indireto são:
- Impedir o avanço do adversário;
- Ludibriar o adversário com expressões verbais;
- Agredir um companheiro do mesmo time;
- Obstruir a progressão do adversário;
- Impedir que o goleiro reponha a bola com as mãos;
- Tocar na bola sem estar usando os equipamentos de futsal;
- Ficar na frente do goleiro atrapalhando sua visão;
- O goleiro ficar mais de quatro segundos com a bola;
- O goleiro agarrar com as mãos um recuo deliberado feito por um jogador de linhas com os pés em jogadas normais de jogo, laterais, tiros livres ou escanteios;
- O goleiro só pode tocar a bola no campo de defesa uma vez durante uma jogada. Para que ele possa receber um recuo novamente, a bola precisa bater no adversário ou o goleiro precisa estar no campo ofensivo. Caso essa regra não seja seguida, é marcado tiro livre indireto;
- Se o goleiro receber um passe no campo de ataque e voltar para o campo de defesa conduzindo a bola, é marcado tiro livre indireto.
Cartões e expulsões no futsal
Assim como no futebol, existem os cartões amarelo e vermelho no futsal. Eles são usados para penalizar jogadores que não cumprem as regras.
O amarelo é aplicado quando um atleta desrespeita uma regra, porém de maneira leve, como impedir um contra-ataque, chegar com força excessiva em uma dividida ou colocar a mão na bola de forma deliberada.
Se um jogador receber um segundo amarelo, o juiz aplica o vermelho e ele é expulso da partida. Em outras palavras: ele não pode retornar ao jogo.
O árbitro também pode expulsar um jogador com o vermelho direto em caso mais graves, como agressões e faltas extremamente ríspidas.
Quando um atleta é expulso, sua equipe fica com um a menos durante dois minutos cronometrados ou até que ela sofra um gol. Depois disso, é possível substituir o jogador que recebeu o vermelho por outro colega do banco.
Limite de faltas no futsal
Nas regras do futsal há um limite de cinco faltas coletivas por período. A partir da sexta, a equipe que sofreu a falta cobra um tiro de 10 metros sem barreira.
É bom ressaltar, no entanto, que, se a sexta (e posteriores faltas) ocorrerem mais próxima ao gol do que a linha de 10 metros, a cobrança é realizada exatamente onde a infração foi cometida.
Cobranças de lateral, escanteio e reposição
Quando um período começa ou um gol é marcado, a partida recomeça bem no meio do círculo central da quadra, com os atletas fazendo a saída de bola.
Quando a bola sai por uma das extremidades laterais, o lateral é cobrado. Para isso, o jogador posiciona a bola em cima da linha e usa os pés para tocá-la.
A bola precisa estar totalmente parada. Além disso, o jogador não pode colocar o pé inteiro para dentro da quadra; no máximo em cima da linha. Caso contrário, o lateral será revertido e o time adversário é quem cobrará.
Se o time estiver atacando e a bola sair pela linha de fundo com o último toque sendo da equipe adversária, o time atacante cobrará o escanteio. A mecânica é a mesma da cobrança de lateral.
Se o toque for de alguém do time atacante, a equipe defensora vai repor a bola da área de penalidade através do goleiro. Ao contrário do futebol de campo, no futsal o goleiro faz essa reposição com as mãos.
Posições do futsal
Existem quatro posições no futsal: goleiro, fixo, ala e pivô. Os quintetos titulares normalmente são formados por um goleiro, um fixo, dois alas e um pivô.
O goleiro é responsável por defender os chutes adversários, seja com as mãos ou com os pés. Ele precisa ser alto, ágil e ter bons reflexos.
O fixo é o atleta mais defensivo do esquema. Ele fica atrás, mais próximo ao goleiro, para fazer a saída de bola e iniciar a construção de jogadas.
Os alas atuam nas extremidades da quadra, se movimentando constantemente para receber passes, furar a marcação, driblar e finalizar.
Por fim, o pivô é o jogador mais ofensivo do futsal. Uma de suas principais características é receber a bola de costas e alimentar os alas.
Há também uma posição especial, chamada goleiro linha. Ela é utilizada em momentos específicos da partida, normalmente quando o time está com um atleta a menos ou precisando de gols urgentemente.
O goleiro linha é um jogador de linha que assume a posição de goleiro para jogar no campo ofensivo, trocando passes e fazendo superioridade numérica.
É isto! Agora você sabe tudo sobre o futsal, desde sua criação até as regras mais importantes. Gostou deste conteúdo? Fala pra gente nos comentários!
E não se esqueça de nos visitar diariamente, hein? Publicamos artigos completos e atualizados todos os dias. É só vir 👊