seu melhor jogo

Enquanto os jogadores são os heróis que marcam gols e realizam dribles espetaculares, os técnicos de futebol são os estrategistas por trás das cortinas, aqueles que transformam um grupo de talentos individuais em uma máquina coesa e implacável.

O treinador é como se fosse o artista que guia os jogadores em campo, definindo a tática, ajustando a formação e inspirando a equipe a alcançar seu potencial máximo. O impacto dos melhores técnicos do mundo pode ser visto na sinergia do time, na determinação dos jogadores e, muitas vezes, na conquista de títulos.

Melhores técnicos do mundo

Melhores técnicos do mundo/Jose Breton/Pics Action 

Ao longo dos anos, vimos emergir alguns dos melhores técnicos do mundo, mestres que revolucionaram o jogo e deixaram um legado duradouro. Suas estratégias inovadoras, liderança exemplar e habilidade de ler o jogo como ninguém, não só ganharam troféus, mas também redefiniram o que significa ser um técnico de futebol.

Abra sua conta na Betano e ganhe até 1.000 reais em bônus. 

Pagamentos via PIX, jogos ao vivo e super odds! 

Clique aqui para abrir sua conta!

Como saber quem são os melhores técnicos do mundo?

Nesse cenário, podemos nos apoiar em um padrão reconhecido globalmente, como o ranking da IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol), que analisa o desempenho dos melhores técnicos do mundo em competições internacionais e nacionais. Mas, como são determinados os critérios?

As classificações são estabelecidas com base na soma dos pontos obtidos por cada time, seguindo os critérios definidos pela IFFHS. Esses pontos são ponderados de acordo com o nível de cada competição.

Ranking dos melhores técnicos do mundo

  1. Pep Guardiola – Manchester City
  2. Carlo Ancelotti – Real Madrid
  3. Luciano Spaletti – Napoli
  4. Simone Inzaghi – Inter de Milão
  5. Fernando Diniz – Fluminense
  6. Mikel Arteta – Arsenal
  7. Xavi Hernández – Barcelona
  8. Ange Postecoglou – Tottenham
  9. Unai Emery – Aston Villa
  10. Jürgen Klopp – Liverpool

Com esses nomes em mente, vamos conhecer um pouco mais da performance dos melhores técnicos do mundo!

Melhores técnicos do mundo: conheça a história do top-5

  1. Pep Guardiola – Manchester City

Liderando o ranking de melhores técnicos do mundo, a jornada de Guardiola começou no Barcelona em 2008, onde transformou o clube catalão em uma verdadeira potência, Pep encantou a todos com o seu estilo de jogo.

Após conquistar todos os títulos possíveis na Espanha, Guardiola seguiu para a Alemanha para treinar o Bayern de Munique. Atualmente, ele está à frente do Manchester City, na Inglaterra. Ao todo, Pep já comandou 875 jogos em sua carreira, vencendo 74% dessas partidas.

Sob seu comando, o City conquistou a Premier League, várias copas domésticas, quebrou diversos recordes da liga e finalmente ganhou a tão sonhada UEFA Champions League. Merecido o primeiro lugar na lista de melhores técnicos do mundo, né?

Melhores técnicos do mundo/Jose Breton/Pics Action 

  1. Carlo Ancelotti – Real Madrid

Carlo Ancelotti iniciou sua carreira como jogador no Parma, destacando-se como um volante com qualidade no passe e boa saída de bola. Posteriormente, atuou na Roma, onde viveu seu auge, conquistando uma Serie A (Campeonato Italiano) e quatro Copas da Itália.

Como treinador, Ancelotti passou por diversos clubes, incluindo Milan, Chelsea, Real Madrid, Bayern de Munique, Napoli e Everton. Em 2022, tornou-se o treinador com mais conquistas em torneios interclubes da UEFA e o maior vencedor da Liga dos Campeões da UEFA123. Atualmente, comanda o Real Madrid. Ao todo, o treinador já atuou em 1293 jogos na sua história e 60% deles com vitórias.

  1. Luciano Spaletti – Napoli

Luciano iniciou sua carreira como jogador, atuando em séries de acesso e chegando ao auge na Serie C, defendendo Empoli e Spezia, times dos quais se tornou capitão e jogador-símbolo. Como treinador, estreou na Serie C1 com o Empoli e, em apenas 4 anos, chegou à Serie A.

Passou por diversos clubes italianos, incluindo Sampdoria, Venezia, Udinese, Ancona, Roma, Zenit São Petersburgo e Internazionale. Em 2021, assumiu o Napoli, conduzindo o clube à histórica conquista do Campeonato Italiano de 2022–23, após 33 anos. No total, Spalletti atuou em 1003 jogos, com 52% de vitórias. Atualmente, é o treinador da Seleção Italiana e um dos melhores técnicos do mundo.

  1. Simone Inzaghi – Inter de Milão

Começou sua carreira no Piacenza, jogando em vários times pequenos da Itália, como Carpi, Novara, Lumezzane e Brescello. Na Lazio, onde jogou oito temporadas, se destacou e posteriormente transferiu-se para a Atalanta. Pela Seleção Italiana, disputou apenas três partidas. Como treinador, Inzaghi continuou na Lazio, inicialmente comandando a equipe Sub-20 e, na reta final da temporada 2015–16, assumiu a equipe principal.

Conquistou a Copa da Itália de 2018–19 pelo clube, além dos títulos da Supercopa da Itália de 2017 e 2019. Em 2021, foi contratado pela Internazionale, onde já conquistou a Supercopa da Itália de 2021 e a Copa da Itália de 2022. Ao todo, Inzaghi atuou em 497 jogos, com 60% de vitórias. Atualmente, comanda o Inter de Milão.

  1. Fernando Diniz – Fluminense

Fernando Diniz, técnico do Fluminense, foi o único brasileiro indicado ao posto de melhores técnicos do mundo em 2023 pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), alcançando a quinta posição no ranking.

Campeão do Campeonato Carioca e da Copa Libertadores com o Fluminense em 2023, Diniz foi o único técnico sul-americano a aparecer no top-10 da IFFHS e também o único treinador de uma equipe não-europeia presente na lista.

Diniz já atuou em 428 jogos, com uma taxa de vitórias de 43%. Sua abordagem tática é única, com os atletas mantendo a posse de bola desde o campo de defesa e avançando agrupados, quase como no futsal. Seu estilo inovador e foco na psicologia do esporte o tornam um dos melhores técnicos do mundo.

Melhores técnicos do mundo

Melhores técnicos do mundo/Celso Pupo

Ao longo dos anos, vimos emergir alguns dos melhores técnicos do mundo, mestres que revolucionaram o jogo e deixaram um legado duradouro. Suas estratégias inovadoras, liderança exemplar e habilidade de ler o jogo como ninguém, não só ganharam troféus, mas também redefiniram o que significa ser um técnico de futebol.

Os melhores técnicos do mundo são aqueles que, através de uma combinação de conhecimento tático, gestão de pessoas e uma paixão insaciável pelo esporte, conseguem transformar sonhos em realidade, levando seus times a vitórias inesquecíveis e escrevendo seus nomes na história do futebol.

Curtiu conhecer os melhores técnicos do mundo? Então conheça também os melhores em outras posições do futebol!