seu melhor jogo

A Liga das Nações de Vôlei Masculino é uma das competições mais importantes do calendário do vôlei, ao lado dos Jogos Olímpicos e do Campeonato Mundial. 

Ela oferece uma plataforma para que as melhores seleções do mundo, permite que busquem pode melhores posições no ranking mundial e ainda interfere na classificação das seleções para os Jogos Olímpicos. 

Isso sem contar que oferece, a nós, fãs de vôlei, a oportunidade de ver alguns dos melhores jogadores do mundo em ação anualmente.

Mas, afinal, como funciona a Liga? Quais times participam? Quem passa para a fase final?

Essas são algumas das perguntas que respondemos ao longo deste guia. Por isso, continue lendo e tire as suas dúvidas sobre essa que está entre as três principais competições de voleibol do mundo!

Abra sua conta na Betano e ganhe até 1.000 reais em bônus.

Pagamentos via PIX, jogos ao vivo e super odds!

Clique aqui para abrir sua conta!

O que é a Liga das Nações de Vôlei Masculino?

A Liga das Nações de Vôlei Masculino (Volleyball Nations League – VNL) é uma competição internacional anual de vôlei organizada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). A VNL foi criada para substituir a Liga Mundial de Vôlei, que existiu de 1990 a 2017. A primeira edição da VNL ocorreu em 2018.

Entre 1990 e 2017, a Liga Mundial foi a principal competição anual de seleções masculinas, conhecida por seu formato itinerante, com jogos acontecendo em circuitos, em várias partes do mundo. 

Em 2018, a FIVB decidiu reformular a competição para aumentar o seu apelo global do vôlei, tanto em termos de audiência quanto de participação. 

Assim, foi criada a Liga das Nações de Vôlei, tanto para equipes masculinas quanto femininas.

Como funciona a Liga das Nações de Vôlei Masculino?

A Liga das Nações de Vôlei Masculino e Feminino acontece em duas fases, sendo a primeira da etapa preliminar, com 16 equipes competindo, e a segunda denominada fase final, com as 8 melhores equipes classificadas na fase preliminar. 

Fase Preliminar

A fase preliminar geralmente ocorre ao longo de cinco semanas, e as equipes são divididas em grupos, de forma que cada seleção joga 12 partidas ao longo das cinco semanas.

As partidas acontecem em diferentes países-sede, que mudam a cada semana, mantendo a característica itinerante da antiga Liga Mundial. 

A cada partida as equipes acumulam pontos com base nos resultados (vitória ou derrota). As oito seleções melhor posicionadas, seguem para a fase final do campeonato.

Regulamento de pontuação da fase eliminatória

  • Vitória por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1: A equipe vencedora recebe 3 pontos, a perdedora não recebe pontos.
  • Vitória por 3 sets a 2: A equipe vencedora recebe 2 pontos e a perdedora recebe 1 ponto.

Casos duas equipes empataram em número de pontos na classificação final, os critérios de desempate incluem:

  • número de vitórias;
  • sets average (proporção de sets ganhos e perdidos);
  • pontos average (proporção de pontos ganhos e perdidos).

Leia também: Regras do vôlei: fundamentos, faltas, rodízio e mais [2024]

Fase Final

Diferente da fase preliminar, a fase final é realizada em um país-sede previamente escolhido.

Em 2024, por exemplo, a sede da fase final da Liga das Nações de Vôlei Masculino é a Polônia.

Os jogos são divididos em quartas de final, semifinais e final e as equipes competem em um formato de eliminação direta. Ou seja, perdeu, está fora, ganhou, passa para a próxima etapa. 

Leia também: Os 10 melhores pontas de vôlei brasileiro masculino da história

Quais seleções participam da Liga das Nações de Vôlei Masculino?

Em 2024, as seleções participantes da Liga das Nações de Vôlei Masculino são: Alemanha, Argentina, Brasil, Bulgária, Canadá, Cuba, Eslovênia, Estados Unidos, França, Irã, Itália, Japão, Países Baixos, Polônia, Sérvia e Turquia. Essas seleções foram selecionadas a partir da classificação do 1º ao 16º lugar no ranking mundial da FIVB.

Além disso, a Liga das Nações de Vôlei Masculino também contribui para a classificação das seleções para as Olimpíadas, em anos em que os Jogos acontecem. 

Em 2024, sete países começaram a VNL com a vaga para as Olimpíadas de Paris garantida (entre elas o Brasil), entretanto, outras cinco usaram a competição para melhorar sua posição no ranking mundial e atingir o índice olímpico. 

Qual é o histórico do Brasil na Liga das Nações de Vôlei Masculino?

O Brasil foi campeão apenas na edição de 2021 da Liga das Nações de Vôlei Masculino, tendo ficado em quarto lugar nas edições de 2018 e 2019. Lembrando que a competição começou em 2018. Em 2020 o campeonato foi suspenso devido à pandemia de coronavírus. 

Mesmo com poucas subidas ao pódio, o Brasil se mantém como uma das potências mundiais do vôlei, enfrentando, todavia, uma grande reformulação em seu elenco. 

Histórico do Brasil na VNL

2018

  • Classificação na Fase Preliminar: 2º lugar.
  • Resultado na Fase Final: O Brasil terminou em 4º lugar, perdendo para os Estados Unidos na disputa pelo terceiro lugar.
  • Vencedor da competição: Rússia

2019

  • Classificação na Fase Preliminar: 2º lugar.
  • Resultado na Fase Final: O Brasil terminou em 4º lugar novamente, perdendo para a Polônia na disputa pelo terceiro lugar.
  • Vencedor da competição: Rússia

2020

  • Competição Cancelada: A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de COVID-19.

2021

  • Classificação na Fase Preliminar: 1º lugar.
  • Resultado na Fase Final: O Brasil sagrou-se campeão ao derrotar a Polônia na final, conquistando seu primeiro título na VNL.

2022

  • Classificação na Fase Preliminar: 6º lugar.
  • Resultado na Fase Final: O Brasil foi eliminado nas quartas de final pela Polônia.
  • Vencedor da competição: França

2023

  • Classificação na Fase Preliminar: 5º lugar.
  • Resultado na Fase Final: O Brasil foi eliminado nas quartas de final pela Polônia.
  • Vencedor da competição: Polônia

Quem é o atual campeão da Liga das Nações de voleibol masculino?

O atual campeão da Liga das Nações, edição 2023, é a Polônia, país que eliminou o Brasil nas quartas de final e venceu a seleção dos Estados Unidos na final, por 3 sets e um. O bronze ficou para o Japão, que venceu a Itália por 3 sets a dois.

Leia também: Como apostar em Voleibol na Betano: guia prático [passo a passo]

Qual é a importância da VNL?

A Liga das Nações de Vôlei Masculino serve tanto como preparação para torneios maiores como as Olimpíadas e o Campeonato Mundial, quanto para a exposição e desenvolvimento dos jogadores. 

Além disso, oferece, a nós, fãs do bom voleibol, a oportunidade de acompanhar nossa seleção e assistir a jogos emocionantes e inesquecíveis.

Mesmo com poucos anos de existência, a Liga das Nações de Vôlei Masculino se consolidou como um dos maiores eventos de vôlei do mundo!

Abra sua conta na Betano e ganhe até 1.000 reais em bônus.

Pagamentos via PIX, jogos ao vivo e super odds!

Clique aqui para abrir sua conta!