seu melhor jogo

O Brasil, conhecido por sua paixão pelo futebol, também tem uma história rica no mundo do tênis. Ao longo das décadas, diversos atletas brasileiros deixaram sua marca no esporte, conquistando títulos, quebrando recordes e inspirando gerações. Neste artigo, vamos explorar os 15 maiores tenistas brasileiros homens de todos os tempos, destacando suas realizações, curiosidades e legado.

Participe da nossa comunidade gratuita no Whatsapp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

15 maiores tenistas brasileiros homens de todos os tempos

1. Gustavo Kuerten (Guga)

É claro que esse seria o primeiro nome da nossa lista de melhores tenistas brasileiros homens de todos os tempos. 

Guga alcançou voos altos, chegando onde, até hoje, nenhum outro brasileiro chegou. 

Gustavo Kuerten maiores tenistas brasileiros de todos os tempos
Maiores tenistas brasileiros homens de todos os tempos: Guga “o rei” de Roland Garros

Com três títulos de Roland Garros (1997, 2000, 2001) e sendo ainda hoje o único brasileiro a alcançar o primeiro lugar no ranking da ATP, o brasileiro ganhou um mini-documentário produzido pela Federação Francesa de Tênis e que você pode assistir clicando abaixo. 

Guga começou a jogar aos seis anos e superou desafios físicos ao longo de sua carreira. Inclusive, as constantes dores no quadril foram uma das principais razões para sua aposentadoria.

Gustavo Kuerten, nosso eterno Guga, ocupou o lugar de número 1 do ranking da ATP por 43 semanas.

2. Thomaz Koch

Thomaz Koch foi um dos pioneiros do tênis brasileiro, destacando-se nas décadas de 1960 e 1970, sendo um dos representantes do país em edições da Copa Davis, a maior competição por equipes no esporte, dirigida pela Federação Internacional de Tênis – ITF

Koch começou a jogar ainda na adolescência e alcançou sucesso internacional, chegando às quartas de final de Wimbledon em 1968.

Após sua carreira profissional, Koch teve sucesso como treinador, orientando e inspirando muitos jovens a alcançar seu potencial máximo no esporte.

Leia também: Grand Slam do tênis: conheça os torneios e maiores campeões

3. Thomaz Bellucci

Thomaz Bellucci também representou o Brasil na Copa Davis e ficou conhecido por seu estilo de jogo agressivo e por ser um dos tenistas brasileiros mais bem-sucedidos da era moderna.

Em 2012,Bellucci chegou a vencer o grande Roger Federer no Ginásio do Ibirapuera, demonstrando sua imensa capacidade e qualidade como jogador. 

O atleta iniciou sua carreira profissional em 2005 e rapidamente se destacou no cenário internacional, tendo alcançado o 21º lugar no ranking da ATP em 2010.

Em 2009, Bellucci alcançou seu primeiro título de nível ATP em Gstaad, Suíça, tornando-se o primeiro brasileiro a vencer um torneio ATP em 5 anos.

Essa vitória o levou ao top 30 do ranking mundial pela primeira vez em sua carreira.

Nos anos seguintes, o atleta continuou a competir nos principais torneios internacionais, com grandes vitórias em torneios ATP, incluindo o Brasil Open e o Geneva Open, consolidando sua posição como um dos maiores tenistas brasileiros homens de todos os tempos. 

4. Jaime Oncins

Jaime Oncins foi um dos principais tenistas brasileiros na década de 1990, conhecido por sua consistência e habilidades no saibro.

Sua carreira profissional começou em 1989 e teve sucesso em torneios ao redor do mundo, alcançando o 34º lugar no ranking da ATP em 1992.

Inclusive, foi em 1992 que o atleta disputou a sua primeira Olimpíada em Barcelona, na Espanha, ficando em 5º lugar no simples, após chegar até as quartas-de-final.

Em 2023, foi técnico do time do Brasil de tênis, quando liderou o time na Copa Davis, competição em que esteve competindo por 11 anos consecutivos. Inclusive, Jaime fez parte da equipe que conseguiu os dois melhores resultados do Brasil na Davis.

5. Luiz Mattar

Mattar foi um dos principais esportistas brasileiros nas décadas de 1980 e 1990, conhecido por sua potência de saque e jogo agressivo.

Entre os maiores tenistas brasileiros homens de todos os tempos, iniciou sua carreira profissional em 1979 e teve sucesso em torneios ao redor do mundo, inclusive, alcançando o 60º lugar no ranking da ATP em 1989.

Atualmente, é um importante e bem-sucedido empresário no Brasil. 

6. Marcelo Melo

Falar de Marcelo de Melo é pensar em um jogo excepcional no tênis de dupla. Foi assim que ele chegou ao posto de Nº 1 do mundo em 2015, tornando-se o primeiro brasileiro a atingir o topo do ranking de duplas.

Marcelo ainda representou o Brasil na Copa Davis e nas Olimpíadas. Entretanto, um dos momentos mais marcantes da carreira de Melo foi sua parceria com o também brasileiro Bruno Soares. 

Juntos, eles formaram uma das duplas mais bem-sucedidas da história brasileira. 

A parceria de Melo e Soares conquistou vários títulos de prestígio, incluindo o título de duplas do US Open em 2016, tornando-se os primeiros brasileiros a vencer um Grand Slam nas duplas masculinas.

Além do sucesso em Grand Slams, Marcelo Melo também teve sucesso em outros torneios importantes, como o ATP Finals e os Masters 1000.

Começou a jogar na adolescência e rapidamente se destacou no circuito profissional e ainda é um dos principais nomes em atuação. 

Marcelo Melo tenistas brasileiros

7. André Sá

Outro nome forte em duplas, André Sá também foi dupla de Marcelo Melo, com quem conquistou vários títulos importantes, incluindo o título do ATP Masters 1000 de Madri em 2005. 

A parceria de Sá e Melo era conhecida por sua habilidade em quadra e por sua química como equipe.

Sá também representou o Brasil na Copa Davis e nas Olimpíadas, alcançando o 17º lugar no ranking de duplas da ATP em 2003.

8. Fernando Meligeni (Fininho)

Com Guga, é provável que Meligeni seja um dos nomes mais conhecidos pelo público quando o assunto é a lista de maiores tenistas brasileiros homens de todos os tempos. 

Em 1996, viveu um dos momentos mais marcantes da carreira, quando ganhou uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta, no torneio de simples masculino, tornando-se o primeiro brasileiro a ganhar uma medalha olímpica no tênis.

Além de fazer parte das equipes brasileiras da Copa Davis e das Olimpíadas, alcançou o 25º lugar no ranking da ATP em 1999.

Atualmente trabalha como comentarista nos canais ESPN-Fox Sports.

9. Bruno Soares

Com Marcelo Melo, Bruno Soares conquistou muitos títulos, entre eles, o de duplas do US Open em 2016, o que o colocou entre os maiores tenistas brasileiros homens de todos os tempos.

De fato, estamos falando de um dos melhores brasileiros em duplas, conquistando vários títulos importantes ao longo de sua carreira.

Alcançou o segundo lugar no ranking de duplas da ATP em 2016.

10. Carlos Kirmayr

Kirmayr conquistou diversos títulos ao longo de sua carreira, incluindo vitórias em torneios ATP e participações bem-sucedidas na Copa Davis.

Foi uma das principais figuras do esporte brasileiro nas décadas de 1970 e 1980, representando o país em competições internacionais e elevando o perfil do tênis nacional.

Sua carreira profissional decolou na década de 1970, quando ele começou a competir em torneios internacionais e a representar o Brasil na Copa Davis. Ao longo dos anos, ele acumulou vitórias impressionantes e conquistou o respeito de seus colegas e adversários.

Kirmayr continuou a competir em alto nível durante a década de 1980, demonstrando sua habilidade e consistência em uma variedade de superfícies, se tornou uma figura proeminente no cenário mundial, deixando sua marca como um dos maiores tenistas brasileiros homens de todos os tempos.

11. Marcos Hocevar

Marcos Hocevar é mais um nome brasileiro que se destacou no cenário internacional.

Hocevar conquistou vários títulos ao longo de sua carreira, incluindo vitórias em torneios nacionais e internacionais. 

Suas habilidades notáveis o levaram a alcançar sucesso tanto em simples quanto em duplas, além de ter representado o Brasil em várias ocasiões, incluindo participações na Copa Davis.

Além disso, tem uma participação importante na geração que veio após ele e se destacou durante a década de 90, elevando o perfil do esporte no país.

12. Flávio Saretta

Flávio Saretta é um nome reconhecido no mundo, conhecido por sua habilidade no saibro e por suas conquistas no circuito internacional, entre elas:

  • foi campeão do Aberto da Croácia nas duplas;
  • sete taças da série Challenger;
  • medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007.

Além disso, teve boas campanhas, chegando às oitavas de final em Roland Garros, em  2003, e à 3ª rodada em dois Grand Slams: Wimbledon e US Open. 

Profissionalizou-se em 1998 e atingiu seu melhor ranking da ATP de simples em 15 de setembro de 2003, quando foi número 44 do mundo. 

13. Cássio Motta

Cassio Motta conquistou diversos títulos ao longo de sua carreira profissional, incluindo vitórias em torneios ATP e participações notáveis na Copa Davis. Ele era conhecido por sua habilidade em diferentes superfícies, tornando-se um adversário temido em torneios de saibro, grama e quadras duras.

Além de suas conquistas em torneios de nível ATP, bem como seu papel de destaque como membro da equipe brasileira na Copa Davis, Motta alcançou o melhor lugar em duplas 4° em 1983, chegando a ser a 5° melhor dupla do mundo com Carlos Kirmayr.

14. Thiago Monteiro

Chegamos na lista de maiores tenistas brasileiros de todos os tempos, ainda em atividade, mas que já podem ser considerados destaque na história do esporte.

Thiago Moura Monteiro tem 29 anos e já foi vencedor de 8 torneios ATP de nível Challenger. 

Monteiro já ocupou o nº 2 do mundo no ranking juvenil da ITF, mas as contusões no início de carreira o atrapalharam a explodir logo no início dos anos como profissional. 

Já em 2016, recuperado, venceu, em sua primeira partida de nível ATP, o francês Jo-Wilfried Tsonga, nº 9 do mundo, na primeira rodada do ATP 500 do Rio de Janeiro.

Em 2022, Thiago alcançou o melhor ranking de sua carreira, número 61 da ATP.

15. Thiago Seyboth Wild

Thiago Seyboth Wild é uma das jovens promessas brasileiras, conhecido por seu talento e potencial no esporte. 

Sua carreira profissional começou a decolar em 2018, e já em 2020, conquistou seu primeiro título de ATP em 2020, no ATP 250 de Santiago, no Chile. Essa vitória o tornou o mais jovem brasileiro a vencer um torneio desse nível.

Sua ascensão meteórica no circuito profissional tem impressionado tanto fãs quanto especialistas em todo o mundo.

Thiago Seyboth Wild maiores tenistas brasileiros
Maiores tenistas brasileiros homens de todos os tempos: o futuro do Brasil com Thiago Wild

Atualmente, está com 24 anos e ocupa o 65º lugar na classificação simples e o 197º lugar em duplas na classificação da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). 

Bora ficar de olho nos novos nomes do esporte? 

Maiores tenistas brasileiros homens de todos os tempos

  1. Gustavo Kuerten (Guga)
  2. Thomaz Koch
  3. Thomaz Bellucci
  4. Jaime Oncins
  5. Luiz Mattar
  6. Marcelo Melo
  7. André Sá
  8. Fernando Meligeni (Fininho)
  9. Bruno Soares
  10. Carlos Kirmayr
  11. Marcos Hocevar
  12. Flávio Saretta
  13. Cássio Motta
  14. Thiago Monteiro
  15. Thiago Seyboth Wild

Participe da nossa comunidade gratuita no Whatsapp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.