O squash é um esporte conhecido por ser rápido e dinâmico, e desde seu surgimento vem conquistando entusiastas em todo o mundo. A modalidade é praticada em uma quadra fechada, envolvendo duas ou quatro pessoas que rebatem uma pequena bola de borracha contra as paredes com raquetes específicas para isso.
A popularidade do squash se deve não somente à capacidade de oferecer um excelente exercício físico a quem pratica, mas também à complexidade tática e à habilidade técnica necessária para dominar o jogo.
Por isso, então, trouxemos um guia com tudo sobre squash, contando um pouco sobre a história do esporte e como ele surgiu, quais são os principais equipamentos e regras, os melhores atletas e mais.
Prepare-se, então, para conhecer tudo sobre squash!
Abra sua conta na Betano e ganhe até 1.000 reais em bônus.
Pagamentos via PIX, jogos ao vivo e super odds!
Clique aqui para abrir sua conta!
Tudo sobre squash: história
O squash é um esporte que surgiu ainda no início do século 20, na Inglaterra. A história contada é que estudantes da Harrow School, uma famosa escola pública do país, se juntaram para modificar as regras de um esporte chamado “rackets”.
Foi quando eles perceberam, então, que jogar em uma quadra menor e rebatendo a bola contra as paredes resultava em um esporte ainda mais dinâmico e que exige um ótimo condicionamento físico. Em 1864, portanto, a Harrow School construiu a primeira quadra de squash, formalizando a prática do esporte e o divulgando para o mundo.
O jogo cresceu tão rápido que logo se espalhou pelas escolas e clubes da Inglaterra. E foi no início do século 20 que o esporte começou a ganhar notoriedade em outros países, especialmente nos Estados Unidos, Canadá e Índia, devido à influência do Império Britânico.
Ao longo das décadas, o squash teve diversas adaptações até se tornar o esporte que conhecemos hoje. As primeiras quadras variavam em tamanho e formato, mas isso mudou em 1920, quando foram estabelecidas as dimensões padrão de 9,75 metros de comprimento e 6,4 metros de largura. A bola também foi padronizada, passando a ser feita de borracha de alta durabilidade.
As raquetes também evoluíram. Inicialmente, elas eram feitas de madeira, mas com o tempo ficaram mais leves e resistentes por serem produzidas com materiais como alumínio e, posteriormente, compostos de grafite. Essas mudanças permitiram que os jogadores desenvolvessem técnicas mais avançadas e precisas na hora de praticar o esporte. Ao longo dos anos, o squash também ganhou sistemas de pontuação mais modernos.
Continuando a aprendizagem de tudo sobre o squash, agora chegou a hora de aprendermos as principais regras, atletas, equipamentos e campeonatos do esporte!
Tudo sobre squash: principais regras
- Pontuação
- Serviço
- Rally
- Faltas
- Interferência
O squash é um esporte que acontece em uma quadra fechada com quatro paredes. Veja quais são suas principais regras:
Pontuação
O jogo, geralmente, é disputado em melhor de cinco sets. Cada set é jogado até 11 pontos, e o jogador deve ganhar por pelo menos dois pontos de diferença.
Serviço
O jogo começa com um serviço, que acontece quando o jogador deve acertar a bola na parede frontal, acima da linha de serviço, e a bola deve cair na metade oposta da quadra do adversário.
Rally
Depois do serviço, os jogadores alternam rebatidas. A bola pode bater nas paredes laterais e traseira, mas deve sempre atingir a parede frontal antes de tocar o chão pela segunda vez.
Faltas
No squash, uma falta acontece se a bola toca o chão mais de uma vez, se um jogador impede o movimento do adversário intencionalmente, ou se a bola bate fora das linhas demarcadas na parede.
Interferência
A interferência acontece se um jogador interferir no movimento do adversário de forma que este não consiga alcançar a bola, permitindo que o ponto seja jogado novamente. Em casos de interferência deliberada, o ponto é concedido ao jogador prejudicado.
Tudo sobre squash: onde o esporte é mais praticado
- Egito
- Inglaterra
- Paquistão
- Austrália
- Estados Unidos
- Canadá
O squash é um esporte praticado em diversos países ao redor do mundo, mas é mais popular em algumas regiões, veja quais:
Egito
Atualmente, o Egito é considerado a capital mundial do squash, produzindo muitos dos melhores jogadores do mundo, tanto homens quanto mulheres.
Inglaterra
A Inglaterra, onde o esporte nasceu, continua sendo um centro importante para a prática e desenvolvimento do squash.
Paquistão
Nas décadas de 1970 e 1980, o Paquistão dominou o cenário mundial do squash, apresentando ao mundo lendas como Jahangir Khan e Jansher Khan.
Austrália
A Austrália também conta com uma rica tradição no esporte, criando ainda vários campeões mundiais.
Estados Unidos e Canadá
O esporte é bastante popular no Canadá e Estados Unidos, principalmente em universidades e clubes.
Principais Campeonatos de Squash
- Campeonato Mundial de Squash
- British Open
- PSA World Series
- Commonwealth Games
Existem diversos campeonatos de squash de destaque no cenário mundial, conheça-os:
Campeonato Mundial de Squash
Organizado pela Federação Mundial de Squash (WSF), o torneio é o mais prestigioso do esporte e acontece anualmente.
British Open
Considerado o “Wimbledon do squash”, é um dos torneios mais antigos e respeitados do esporte.
PSA World Series
O PSA World Series é uma série de torneios profissionais organizados pela Professional Squash Association, contando com eventos como o Hong Kong Open, US Open e Qatar Classic.
Commonwealth Games
O torneio esportivo Commonwealth Games conta com o squash, atraindo os melhores jogadores dos países membros da Commonwealth.
Tudo sobre squash: principais atletas
- Jahangir Khan (Paquistão)
- Jansher Khan (Paquistão)
- Nicol David (Malásia)
- Ramy Ashour (Egito)
- Amr Shabana (Egito)
Confira alguns dos melhores atletas de squash do mundo:
Jahangir Khan (Paquistão)
Considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, o paquistanês Jahangir Khan dominou o squash nas décadas de 1980 e 1990, com uma série invicta de 555 partidas.
Jansher Khan (Paquistão)
Outro grande nome do Paquistão é Jansher Khan. O jogador ganhou oito campeonatos mundiais e seis British Open.
Nicol David (Malásia)
A malaia Nicol David foi a número um do mundo por nove anos consecutivos, vencendo oito campeonatos mundiais.
Ramy Ashour (Egito)
O egípcio é conhecido por seu estilo de jogo criativo e conquistou vários títulos mundiais.
Amr Shabana (Egito)
Também do Egito, Shabana foi número um do mundo e venceu quatro campeonatos mundiais.
Tudo sobre squash: equipamentos
- Raquete
- Bola
- Sapato
- Roupas
- Óculos
Confira os equipamentos essenciais para a prática do squash:
Raquete
As raquetes de squash são leves, geralmente pesando entre 110 e 170 gramas, e são feitas de materiais como grafite.
Bola
As bolas de squash são pequenas e feitas de borracha. Existem diferentes tipos de bolas para níveis variados de habilidade, e elas são indicadas por pontos coloridos.
Sapato
Os sapatos de squash devem fornecer bom suporte, aderência e amortecimento para os atletas, sendo específicos para a quadra interna.
Roupas
Roupas leves e respiráveis são recomendadas para facilitar os movimentos e proporcionar conforto durante o jogo.
Óculos
Em torneios e competições, o uso de óculos de proteção é obrigatório para prevenir lesões.
Tudo sobre squash
Agora que você sabe tudo sobre squash, aproveite para continuar navegando pelo site para conferir muito mais sobre o esporte e outras modalidades.
Fique por dentro de tudo o que acontece no universo esportivo por meio de nossas matérias, listas, notícias e muito mais!