Continuando a nossa saga de aprender sobre todos os esportes, principalmente os olímpicos, é hora de conhecer quais são as modalidades e tipos de skate. A modalidade esportiva, que fez a sua estreia nos jogos Olímpicos em Tóquio, no ano de 2021, surgiu ainda na década de 1950 no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.
Tudo começou quando surfistas queriam praticar alguma coisa quando as ondas estavam fracas e não podiam cair no mar. Então, eles olharam para prancha e tiveram a ideia de fazer um objeto que tivesse praticamente mesmo formato, mas que contasse com rodinhas de patins.
Desde então, a modalidade só foi evoluindo e, em 1960, começou a ficar extremamente popular. Não é difícil você ver alguém andando de skate em uma praça ou até mesmo na rua, e para conseguir mandar bem nas manobras é preciso ter muita dedicação. Não é à toa, então, que o esporte conquistou as Olimpíadas e ganhou mais adeptos novos fãs.
Então, chegou a hora de descobrir quais são as modalidades e tipos de skate, pois para competir no esporte não basta apenas saber andar, mas ser especializado e ter mais experiência em uma determinada forma de praticá-lo. Mas antes de entender quais são essas modalidades e tipos, vamos conhecer um breve contexto histórico sobre o skate!
Participe da nossa comunidade gratuita no Whatsapp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.
Modalidades e tipos de skate: breve história do esporte
Como já mencionamos anteriormente, o skate começou lá na década de 1950, com os surfistas criando uma forma de “surfar” no asfalto. Então, a prancha com rodinhas foi criada, e elas eram bem diferentes dos skates que conhecemos hoje.
As rodinhas eram feitas de metal e a prancha não era côncava, ou seja, eram retas e isso deixava tudo muito instável. Mas com a popularidade do esporte, logo as pranchas do skate começaram a ganhar uma melhor aderência, assim como as rodinhas e começaram a ser feitas de um material mais resistente e suave.
Na década de 1970, o skate ficou ainda mais popular. Consequentemente, os atletas que eram incríveis no que faziam se tornavam grandes ícones do esporte. Nos anos 1980, o desenvolvimento foi ainda maior com o skate ganhando diferentes manobras, sejam elas acontecendo em rampas ou até em áreas urbanas.
Vale pontuar que, no começo,os skatistas buscavam por piscinas vazias para poder praticar o esporte. Nos anos 1990 e 2000, o skate evoluiu ainda mais com o surgimento de competições internacionais e profissionais ,além de novas marcas de roupas e tênis especiais para os skatistas.
Hoje, o esporte é existe a nível global e conta com milhões de praticantes em todo mundo! Além da prática de andar de skate, a modalidade esportiva faz parte de um estilo de vida cheio de criatividade expressão.
Agora que você já sabe o contexto histórico do skate vamos entender quais são os tipos e modalidades de skate? Existem diferentes tipos de skate, cada um para uma modalidade e vamos conhecer os principais.
Modalidades e tipos de skate: variações das pranchas e suas rodas
- Skate comum;
- Skate para street;
- Skate para vertical;
- Skate para bowl;
- Longboard;
- Skate cruiser;
- Skate elétrico.
Skate comum
O skate comum é mais simples e versátil, e pode funcionar para diferentes modalidades. Entre elas estão o street, vertical e bowl.
Skate para street
Já o skate feito feito para andar de street é ideal para patinação em ambientes urbanos urbanos, pois contam com calçadas, escadas, corrimão e até bancos. Esses skates costumam ser mais leves, e as pranchas são mais estreitas para os atletas conseguirem executar suas manobras técnicas.
Skate para vertical
Esse tipo de skate foi criado para as rampas verticais, como half-pipe, e de skate park. Esses skates costumam ser mais largos na prancha e com os trucks, ou eixos, mais soltos, pois assim os atletas conseguem ficar mais estáveis e ganham amplitude para executar suas manobras.
Skate para bowl
Este modelo de skate foi feito para ser praticado em bowls, que significam tigelas em inglês. Essas pistas contam com esses formatos e lembram bastante piscinas vazias.
Para essa modalidade, os skates são mais largos e os eixos mais apertados, pois assim os atletas conseguem fazer curvas em alta velocidade e se manterem mais estáveis, com menos chances de acidentes.
Longboard
A lista com as modalidades e tipos de skate conta também com skates estilo longboard, que s são mais longos e largos do que os skates citados acima, permitindo que o atleta tenha mais estabilidade e conforto para fazer e descidas em alta velocidade. Esses skates costumam ser usados para passeios em pistas planas.
Skate cruiser
Já o skate cruiser é menor e mais ágil, sendo destinado para distâncias mais curtas. Por serem mais portáteis, são ideais para passear pela cidade.
Skate elétrico
Os skates elétricos são mais recentes e contam com motor e uma bateria, pois assim o skatista não precisa estar empurrando o skate para se locomover. Eles são ideais para passeios e transporte urbano.
Agora que conhecemos os melhores tipos de skate, vamos descobrir quais são as modalidades praticadas, inclusive nas Olimpíadas!
Modalidades e tipos de skate: competições
- Street;
- Vertical;
- Bowl;
- Freestyle;
- Downhill;
- Slalom;
- Longboarding.
Street
A primeira modalidade ser citada é a street, que é praticada em ambientes urbanos como praças, ruas e parques. Nela, os atletas usam todos os obstáculos possíveis para praticar, como escadarias, corrimãos, bancos e muito mais.
Essa modalidade é conhecida por contar com diversas manobras e muito mais técnicas, cada uma dedicada a um tipo de obstáculo.
Vertical
A modalidade vertical é praticada, como próprio nome sugere, em rampas verticais. Assim, os skatistas fazem manobras aéreas e as melhores acrobacias enquanto estão entre a parte plana e a parte da parede dessa rampa, o que deixa tudo ainda mais impressionante.
Bowl
Na modalidade bowl, que é como se fosse uma piscina vazia, os skatistas fazem manobras parecidas com a do skate vertical, explorando as curvas e transições que a pista oferece.
Freestyle
A modalidade freestyle de skate permite que o atleta seja ainda mais criativo. Enquanto mostra toda sua técnica nas manobras freestyle, os skatistas podem ainda combinar elementos de ginástica, dança e patinação em cima do skate.
Downhill
No skate downhill, os skatistas descem ladeiras em alta velocidade. Se aventurando em curvas fechadas enquanto controlam a velocidade. Essa modalidade é basicamente uma corrida competitiva e as estradas são fechadas para que o atletas possam correr em segurança.
Slalom
Na modalidade de skate slalom, os atletas andam com seu skate por um percurso com cones que criam um caminho cheio de curvas curtas. Elas exigem muita habilidade e controle do skate, e vence aqueles que completarem o percurso da melhor forma e de maneira mais rápida.
Longboarding
O skate longboard é basicamente um esporte por si só, pois permite ao atleta explorar diversas modalidades em cima dele. O destaque vai para o skate downhill, que consiste em corridas em alta velocidade em ladeiras.
Modalidades e tipos de skate:
- Skate comum;
- Skate para street;
- Skate para vertical;
- Skate para bowl;
- Longboard;
- Skate cruiser;
- Skate elétrico;
- Street;
- Vertical;
- Bowl;
- Freestyle;
- Downhill;
- Slalom;
- Longboarding.
O que achou de conhecer tudo sobre as modalidades e tipos de skate? Aproveite que está aqui e confira nossos outros conteúdos sobre esse e outros esportes, inclusive aqueles que vão dar que falar nos Olimpíadas de Paris, que acontecem em julho de 2024 .
Não se esqueça também de deixar o seu comentário, contar o que achou da matéria e dizer quais outros esportes você gostaria de conhecer melhor por aqui!