O vôlei paralímpico, também conhecido como vôlei sentado, é uma modalidade adaptada do vôlei tradicional, criada para incluir atletas com deficiência física, especialmente aqueles com amputações ou problemas de mobilidade.
Este esporte oferece uma forma competitiva e inclusiva para que esses atletas possam praticar e competir em alto nível, mesmo que tenham comprometimento do movimento.
Inclusive, os atletas que participam das competições oficiais, são divididos em duas classes, para garantir uma competição de alto nível e a inclusão de pessoas com deficiências diversas.
O Brasil é uma das potências do vôlei sentado, com a seleção feminina de vôlei paralímpico tendo em seu currículo duas medalhas paralímpicas, ambas de bronze.
🤑 Aposte na Bet7k e GANHE até R$7.000 em bônus no seu primeiro depósito. 🚨
Faça seu primeiro depósito agora!
O que é o vôlei adaptado?
O termo “vôlei adaptado” refere-se a todas as formas de vôlei modificadas para incluir pessoas com algum tipo de deficiência. O vôlei sentado é a modalidade mais conhecida dentro dessa categoria, sendo parte dos Jogos Paralímpicos. No entanto, existem outras variações, como o vôlei para surdos e o vôlei para deficientes intelectuais, cada um com regras e adaptações específicas para atender às necessidades dos atletas.
Como funciona o vôlei paralímpico?
O vôlei paralímpico é uma modalidade semelhante ao vôlei convencional, mas adaptada para ser jogada por pessoas com deficiência física. A principal diferença é que os atletas jogam sentados na quadra, utilizando as mãos para se movimentar. As partidas são disputadas em melhor de cinco sets e cada set é jogado até 25 pontos, sendo necessária uma diferença de pelo menos 2 pontos para vencer.
Estrutura da Quadra
- Tamanho da quadra: A quadra do vôlei sentado é menor que a do vôlei convencional, medindo 10 metros de comprimento por 6 metros de largura.
- Altura da rede do vôlei paralímpico: A rede é posicionada a uma altura de 1,15 metros para homens e 1,05 metros para mulheres, sendo mais baixa do que no vôlei tradicional.
Duração e Formato do Jogo
- Sets: Assim como no vôlei convencional, as partidas são disputadas em melhor de cinco sets.
- Pontuação: Cada set é jogado até 25 pontos, sendo necessária uma diferença de pelo menos 2 pontos para se vencer o set. Caso chegue ao quinto set, este é jogado até 15 pontos.
Leia também: Tudo sobre vôlei sentado: como funciona, objetivo e fundamentos
Quais as regras do vôlei paralímpico?
As regras do vôlei paralímpico incluem:
- Cada equipe em quadra deve ter 6 jogadores
- Os jogadores devem permanecer sentados o tempo todo.
- É permitido arrastar-se na quadra utilizando as mãos e braços.
- Bloquear um saque é permitido.
- Cada equipe tem direito a três toques.
- A rotação dos jogadores ocorre após cada ponto ganho.
Confira mais detalhes no nosso artigo especial: Regras do vôlei sentado: como funciona, pontuações, faltas e curiosidades
Quais as classificações do vôlei sentado
Os atletas do vôlei paralímpico são classificados em dois grupos com base no grau de impacto da deficiência em suas funções na modalidade: VS1 e VS2.
Na classe VS1, estão os atletas com deficiências mais severas, que causam maior impacto nas funções essenciais do vôlei sentado, como amputações de perna.
Na classe VS2, encontram-se os atletas com deficiências menos graves, que têm menor interferência nas funções em quadra, como amputações de parte do pé ou amputação bilateral de polegar.
Principais atletas do vôlei sentado brasileiro feminino?
Atualmente, o vôlei sentado brasileiro feminino é um dos mais competitivos do cenário mundial, com destaque para suas atletas que vêm brilhando: Duda Oliveira e Janaina Petit.
Quem é Duda Oliveira, atleta do vôlei sentado?
Duda Oliveira é uma das melhores atletas paralímpicas brasileiras da atualidade, tendo conquistado duas medalhas de bronze em equipe, nas Paralimpíadas do Rio 2016 e Tóquio 2020. Na classe VS1, Duda nasceu com uma má formação na perna direita. Atualmente, a atleta também compete no parabadminton
Edwarda começou a praticar vôlei paralímpico aos 9 anos e desde então nunca mais parou, sendo parte de uma geração campeã na modalidade, com conquistas como:
- Prata Jogos Parapan-Americanos em Toronto
- Bronze Jogos Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro,
- Ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2017
- Bronze Jogos Paralímpicos de 2020, em Tóquio
- Ouro nas duplas mistas nos Jogos Parapan-Americanos, ao lado de Rogério Oliveira.
Quem é Janaína Petit, atleta do vôlei sentado?
Janaína Petit Cunha, nascida em 16 de julho de 1977 em Suzano, é uma renomada voleibolista paralímpica brasileira. Representando o Brasil na modalidade de vôlei sentado, Janaína fez história ao conquistar a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de 2016, realizados no Rio de Janeiro. Nesta competição, a seleção brasileira venceu a Ucrânia por 3 sets a 0, garantindo a primeira medalha do Brasil na modalidade.
Janaína é uma das atletas do vôlei paralímpico mais importantes do Brasil e, quando em quadra, é sempre uma chance de medalhas, em todas as competições.
Sem dúvida, é uma figura importante para todo o cenário do esporte paralímpico, destacando-se por sua dedicação e conquistas ao longo de sua carreira.
Agora que você entende mais sobre o vôlei paralímpico, aproveite para conhecer mais sobre a trajetória e as vitórias de outras atletas paralímpicos:
- Gabriel Araújo: títulos e a carreira do multicampeão da natação paralímpica
- Bruna Alexandre: a estrela do tênis de mesa paralímpico brasileiro
- Carol Santiago: tudo sobre a multicampeã da natação brasileira nos Jogos Paralímpicos
🤑 Aposte na Bet7k e GANHE até R$7.000 em bônus no seu primeiro depósito. 🚨