Um dos eventos esportivos mais importantes do mundo está prestes a começar: as Olimpíadas. Os Jogos Olímpicos nasceram na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, quando as competições ainda eram dedicadas a Zeus.
Tudo começou no século 8 A.C., mas o evento esportivo acontece até os dias de hoje e é bastante popular. A cada quatro anos, o mundo todo se reúne para conferir as melhores competições de esportes como vôlei, ginástica artística, futebol, natação e diversas outras modalidades.
Como o mês do evento mais esperado do ano já está chegando, é hora de conferir tudo sobre as Olimpíadas e ficar por dentro do evento. Saiba como nasceu, quais são as principais características, curiosidades e muito mais.
Confira 👇
Tudo sobre as Olimpíadas: história e contexto
Para saber tudo sobre as Olimpíadas, precisamos entender primeiro como ela começou e todas as suas origens. A história dos Jogos Olímpicos começou em Olímpia, região que fica em Élida, na Grécia, e seu início está relacionado à lenda de Hércules.
A lenda diz que o deus Hércules criou as Olimpíadas para fazer um tributo a Zeus, seu pai, o deus dos deuses. Então, o primeiro registro dos jogos é de 776 a.C., se tornando um festival não só para divertir a população com as competições, como para honrar Zeus.
No começo de tudo, os jogos das Olimpíadas eram não só atléticos, como também de expressão social. A população assistia a lutas, corridas, competições de saltos, lançamentos de dardo e discos, e muitas outras modalidades de esportes, mas também presenciavam muitas expressões artísticas.
Então, era comum acompanhar apresentações de música, poesia, teatro, dança, arquitetura e escultura. Os participantes criavam peças, por exemplo, retratando situações históricas da Grécia para o entretenimento, ou ainda mostravam seus talentos no canto e instrumentos musicais.
As Olimpíadas tinham uma forte importância na cultura da região, mas também na questão social, já que existia uma trégua que proibia conflitos durante o andamento das competições, deixando tudo muito mais seguro.
Tudo sobre as Olimpíadas: a chegada dos jogos modernos
Tudo o que se via nas Olimpíadas antigas acabou em 393 d.C., quando todos os festivais pagãos foram proibidos por Teodósio I, imperador romano. A medida foi instaurada pelo governante para promover o cristianismo e acabar com práticas contrárias a ele.
Ao todo, os Jogos Olímpicos da antiguidade resistiram por 1.169 anos, e muito tempo depois as competições voltaram a ser o que hoje conhecemos como os Jogos Olímpicos modernos.
Pierre de Coubertin, barão francês, idealizou as Olimpíadas modernas, e essa nova fase começou com a criação do Comitê Olímpico Internacional em 1894. O que inspirou sua fundação foram escavações feitas em Olímpia, revelando detalhes mais do que curiosos do passado.
Então, em 1896, aconteceu a primeira edição em Atenas. Somente 14 países participaram do evento, levando 241 atletas homens ao local, uma vez que as mulheres não podiam competir. Somente nove esportes participaram: atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, lutas, natação, tênis e tiro esportivo.
Além das competições com os esportes, a volta dos Jogos Olímpicos contou com uma cerimônia de abertura e uma de encerramento. Nas apresentações, a população presenciou discursos, desfiles dos atletas e outras exibições que valorizavam a cultura da Grécia na época.
Os eventos de abertura aconteceram no Estádio Panathinaiko, uma estrutura antiga de mármore que serviu de casa para os jogos da antiguidade. Tanto as competições quanto as apresentações foram um sucesso.
Os vencedores eram premiados com uma coroa de louros, enquanto o segundo lugar ganhava uma medalha de prata e o terceiro de cobre. Desde então, as Olimpíadas acontecem uma vez a cada quatro anos.
Tudo sobre as Olimpíadas: principais características
Os Jogos Olímpicos não são simplesmente um compilado de competições, pois contam com diversas características importantes para a humanidade e sociedade. Além de divertir, as Olimpíadas reúnem o mundo todo em um único objetivo, valorizando a variedade de esportes que existem.
Vemos modalidades de todos os tipos sendo competidas, como futebol, basquete, tênis, natação, entre muitos outros que possuem suas próprias competições também. As Olimpíadas são divididas entre eventos de verão e de inverno, já que existem atividades que só podem ser feitas em determinada estação.
O evento olímpico também se destaca por ser vantajoso nas cidades em que acontece. Para receber as competições, muitos locais precisam passar por reestruturações, sejam elas de renovação ou construção de novos estádios.
Quando os jogos acabam, os estádios e quadras continuam beneficiando a cidade, que pode contar com outros eventos importantes ou simplesmente oferecer uma estrutura útil para sua população.
Tudo sobre Olimpíadas: paraolimpíadas
Além das Olimpíadas tradicionais, o evento conta ainda com as Paraolimpíadas, que consistem na prática dos eventos esportivos com inclusão. Então, vemos os esportes adaptados para pessoas com algum tipo de deficiência, seja ela física, visual, auditiva ou intelectual.
Entre os esportes das Olimpíadas adaptados para as Paraolimpíadas estão a natação, atletismo, basquete, tênis, esgrima, futebol, ciclismo, entre muitos outros.
A primeira edição das Paraolimpíadas aconteceu em Roma em 1960. E desde 1980, as competições acontecem no mesmo país que sedia os jogos tradicionais, também uma vez a cada quatro anos.
Tudo sobre Olimpíadas: curiosidades
Agora que você já sabe do contexto histórico dos jogos e tudo sobre as Olimpíadas, como onde elas surgiram e como as competições modernas começaram, vamos conferir algumas curiosidades?
Mascotes
Cada edição das Olimpíadas conta com um mascote, tradição que acontece desde 1972, quando aconteceram os jogos de Munique, na Alemanha.
O mascote das Olimpíadas é sempre um personagem que representa a cultura de um país. Entre os bonecos já vistos estão animais como ursos, tigres, aves e muito mais.
Medalhas
Ao contrário do que muitas pessoas devem pensar, as medalhas de ouro dos Jogos Olímpicos não são inteiramente feitas de ouro. Na verdade, elas são prateadas e são apenas cobertas com o material.
Tocha Olímpica
Todos os anos, existe o carregamento da tocha Olímpica, feita como uma homenagem às tradições dos jogos antigos. A chama é acesa com a luz do sol e, então, é transportada por corredores até chegar no local principal das competições.
Hospedagem
Durante as Olimpíadas, os atletas competidores ficam todos no mesmo lugar, uma comunidade batizada de Vila Olímpica. Lá, eles conseguem se concentrar para suas competições enquanto conhecem outras pessoas do mundo inteiro.
O que achou de saber tudo sobre as Olimpíadas? A edição de 2024 já está quase chegando, marcada para começar no dia 26 de julho e chegar ao fim em 11 de agosto.
Aproveite que chegou até aqui e confira nossos outros artigos sobre os Jogos Olímpicos e seus esportes!
- Tudo sobre as Paralimpíadas: história, modalidades, categorias e mais
- Maiores medalhistas olímpicos: quem são, países, esportes e medalhas
- Maiores recordistas olímpicos: as melhores marcas e tempos em diferentes esportes
- Maiores medalhistas paralímpicos: os 20 principais campeões
- Maiores brasileiros em Olimpíadas: conheça os 20 principais atletas