seu melhor jogo

Assinar um contrato com uma marca de tênis e ter uma linha de calçados vinculada ao nome de um jogador é um grande passo na NBA. Alguns jogadores levaram essas parcerias além.

Michael Jordan foi um dos primeiros. O craque teve seus Nike Air proibidos pela Liga — Jordan chegou a ser multado em 5 milhões de dólares por jogo, multa que a Nike pagou com gosto enquanto ganhava mais de 120 milhões de dólares por ano com a polêmica linha de tênis. A NBA achava que as cores dos tênis de Jordan (vermelho ou preto) estariam fora do que era permitido à época.

🤑 Aposte na Bet7k e GANHE até R$7.000 em bônus no seu primeiro depósito. 🚨

Faça seu primeiro depósito agora!

A NBA também baniu outros tênis. O caso mais famoso, depois de Jordan, foi o tênis com o calcanhar prateado de Carmelo Anthony, o qual foi banido das quadras pela liga por ser uma “distração” que atrapalharia o jogo nas quadras.

Agora, Stephen Curry se volta contra outro tabu relacionado aos tênis na NBA. É comum um jogador mais jovem ficar famoso jogando com uma linha de tênis feita em homenagem a um astro mais experiente da liga. Isso aconteceu, por exemplo, com DeMar DeRozan, que costumava usar a linha de tênis de Koby Bryant.

Kobe havia presenteado o adversário com um tênis de sua linha quando DeRozan tinha apenas 15 anos e jogava na liga de basquete colegial dos EUA. Depois disso, Kobe seguiu presenteando o jogador com sua linha de tênis.

Porém, quando DeRozan foi enfrentar Bryant pela NBA, o jovem jogador decidiu usar a linha de tênis da Nike feita para Michael Jordan. O fato de o jogador ter entrado em quadra com um par de Jordan 10s deixou Bryant furioso. Isso acabou gerando um certo tabu entre os jogadores, ou seja, não mude de tênis quando for enfrentar o atleta que é homenageado.

Segundo o próprio DeRozan disse, Kobe perguntou para ele no dia do jogo: “Que porra é essa que você está usando?”. O Mamba destruiu o jogo, marcando inclusive a cesta da vitória. Ao final da partida, ele simplesmente disse para DeRozan: “Nunca mais use esses tênis”.

Depois disso, DeRozan nunca mais jogou com outra linha de tênis. Até hoje ele joga com a linha de Kobe.

Nesta semana, Stephen Curry falou sobre esse tabu e disse que esse “código” de calçar a linha de tênis do rival é uma bobagem. Em 2023, Curry, que possui uma linha de calçados esportivos feita pela Under Armour, contratou De’Aron Fox para usar os tênis de sua linha. O problema todo reside na possibilidade de o jogador homenageado pela linha ser vencido pelo jogador mais jovem.

  • Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar

A ideia da campanha da Under Armour era ter um “atleta capaz de ir além dos limites”. Para Curry, isso não é um problema. Em entrevista concedida para a Fox essa semana, Curry disse que “isso é tolo”. O ídolo do Golden State Warriors, não vê problema nenhum em ser derrotado por um jogador que está usando sua linha de tênis ou não.

Outros jogadores como Kevin Durant e Paul George também já jogaram contra atletas que utilizavam seus tênis e também enfrentaram a situação sem dar muita importância.

Para Curry, quando outro atleta da NBA utiliza um tênis desenvolvido por outro jogador isso significa que o trabalho foi bem feito e que o calçado é considerado bom.

Esta semana, Curry está fazendo outra movimentação polêmica. O jogador do Golden State Warriors, que afirmou ontem que gostaria de comprar uma franquia da NBA após se aposentar, vai passar duas semanas na China, onde possui uma grande quantidade de fãs — a camisa do ídolo do GSW é a mais vendida no país asiático.

A ideia é promover a linha de produtos ligados ao nome de Stephen Curry feitos pela Under Armour. Além disso, Curry afirmou que vai levar De’Aaron Fox junto para o lançamento de outra linha de tênis assinada por ele.

Crédito foto: Divulgação/NBA

Leia mais

NBA hoje: Stephen Curry quer comprar time após se aposentar

Classificação da NBA pode mudar bastante nesta temporada; sabia mais

NBA hoje: veja quais jogadores trocaram de times nesta janela de transferência

NBA hoje: Butler abre possibilidade de transferência ao Brooklyn Nets

NBA hoje: após renovação, Curry reafirma intenção de se aposentar nos Warriors

Astro da NBA hoje, LeBron James exalta outro craque: “Um dos maiores”