A audiência da primeira rodada da temporada 2024-25 na NBA na ESPN caiu 42% se comparada à temporada anterior. Esse fenômeno se repete há alguns anos. Esse ano, em razão da disputa eleitoral para a presidência dos EUA, a atenção do público para os jogos da liga ficou ainda menor.
Além disso, há analistas colocando como uma das causas da queda na audiência a falta de um grande nome ou de um grande evento no início da competição, como foi a esperada estreia de Victor Wembanyama na temporada passada. Agora, para esses analistas, não houve nada parecido, apesar da grande repercussão na mídia sobre a estreia de LeBron James e seu filho Bronny pelo Lakers.
🤑 Aposte na Bet7k e GANHE até R$7.000 em bônus no seu primeiro depósito. 🚨
Faça seu primeiro depósito agora!
Segundo o canal de análises sobre a mídia Awful Announcing, os números das transmissões da NBA caíram muito mais do que nas temporadas passadas e isso indica uma mudança no interesse do público. Só a ESPN viu uma queda de 1,6 milhões de telespectadores na primeira rodada da temporada.
Por exemplo, o jogo Bucks x 76ers, se comparado ao jogo Celtics x Knicks na temporada anterior, teve uma queda gigantesca. O jogo desta temporada teve 1,71 milhões de espectadores, bem menos do que os 2.55 milhões de telespectadores do jogo da temporada 2023-2024.
O canal TNT também teve queda de 29% do público na primeira semana de jogos. O jogo entre San Antonio Spurs e o Dallas Mavericks, em 24 de outubro, abriu a temporada para os dois times. A partida tinha Chris Paul além de Victor Wembanyama e outras estrelas no Spurs.
Pelo lado do Dallas, os astros Luka Doncic e Kyrie Irving participaram do jogo. Além disso, o público viu o multicampeão Klay Thompson marcar seus primeiros pontos pela equipe do Mavericks. Portanto, não faltaram novidades para chamar a atenção do público, que simplesmente não acompanhou a partida como na temporada anterior.
Ao mesmo tempo que ocorre essa drástica queda nos EUA, a NBA se torna cada vez mais global. Nessa temporada teremos jogos oficiais da liga em cidades como Londres e Paris. A Cidade do México já recebeu, em 2 de novembro, o jogo entre Miami Heat e Wahington Wizards.
As partidas são sempre um sucesso de público e de audiência nesses respectivos países.
- Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar
Crescimento da WNBA em relação à NBA
Enquanto a NBA sofre internamente com a queda nos números, a WNBA vive o exato oposto. O basquete feminino nos EAU está explodindo. Principalmente em razão do fenômeno Caitlin Clark, jogadora do Indiana Fever, que produziu lotação nos ginásios e uma aumento considerável da presença do campeonato na mídia norte-americana.
A temporada de 2024 da WNBA bateu recordes em todas as plataformas da ESPN. Foi a mais vista da história, com média de 1,2 milhões de telespectadores por jogo. Um crescimento de 170% comparado à temporada de 2023. O jogo mais assistido da temporada, que foi Indiana Fever e Chicago Sky, teve 2.3 milhões de telespectadores.
Resta saber se depois das eleições, o interesse do público da NBA nos EUA voltará a crescer ou se esse fenômeno de queda na audiência vai se consolidar dentro do país que sedia a maior competição de basquete do mundo.
Leia mais:
NBA suspende Joel Embiid por briga com jornalista; saiba mais
Aaron Gordon, do Denver Nuggets, fora da NBA por várias semanas
Botafogo atropela o Vasco e dispara na liderança do Brasileirão
Com seis jogos a menos, Corinthians iguala campanha do 1º turno do Brasileirão
João Ricardo vibra com recorde do Fortaleza entre clubes nordestinos no Brasileirão
Melhores pontas direitos da história do Botafogo: 7 craques (entre eles Garrincha)
Melhores pontas esquerdos da história do Botafogo: os craques ofensivos do alvinegro