seu melhor jogo

Um dos times mais antigos e bem-sucedidos na história da NBA, o Boston Celtics foi fundado em 1946 e tem suas raízes na cidade de Boston, Massachusetts, nos EUA.

Ao longo dos anos, conquistou 18 campeonatos. Identificado pelo trevo verde e branco, símbolo comum de boa sorte, o time tem muito mais do que sorte. Sua dinastia é inegável e todos sabem que vencer o Boston é sempre um páreo muito duro na NBA.

🤑 Aposte na Bet7k e GANHE até R$7.000 em bônus no seu primeiro depósito. 🚨

Faça seu primeiro depósito agora!

Início da dinastia

O Boston Celtics começou sua ascensão ao topo da NBA sob o comando do técnico Red Auerbach, que assumiu em 1950. A virada ocorreu quando o lendário pivô Bill Russell chegou ao time em 1956. Com Russell ancorando a defesa, o Celtics dominou a NBA durante as décadas de 1950 e 1960 vencendo 11 dos 13 campeonatos. O Boston era tão dominante que chegou a ser octacampeão ao conquistar todos os títulos entre 1959 a 1966. Surgia assim a dinastia Celtics.

A era Larry Bird

Nos anos 1980, outra era dourada surgiu com a chegada de Larry Bird à equipe em 1979, se tornando o rookie (novato) mais bem pago da história da NBA, com um salário de 650 mil dólares por ano.

Bird foi um jogador espetacular. Com o passar dos anos, ele se tornou uma verdadeira lenda da NBA ao fazer frente aos Lakers de Magic Johnson e aos Bulls de Michael Jordan.

De 1983 a 1986, Bird ganhou todos os prêmios de MVP — lembrando que a partir de 1984 a NBA tinha entre seus jogadores Michael Jordan, Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar — e foi tricampeão da NBA (1981, 1984 e 1986).

Bird formava uma equipe fortíssima ao lado de jogadores como Kevin McHale e Robert Parish. Com eles, o Boston Celtics conquistou três títulos da NBA protagonizou uma das maiores rivalidades da história da liga com o Los Angeles Lakers.

Bird acabaria se aposentando em 1992 em razão dos problemas que ele tinha nas costas.

Com a saída de Bird, o Boston desceu aos infernos. O time sofreu tanto sem ter seu principal jogador que a equipe acabaria se enrolando em diversas crises. Foram necessários mais de 20 anos para o Boston Celtics vencer novamente um campeonato na NBA.

Assim, após mais de duas décadas de muitas dificuldades, a franquia voltou a vencer um campeonato em 2008. O time era formado pelo “Big Three”, trio composto por Paul Pierce, Kevin Garnett e Ray Allen.

  • Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar

Últimas temporadas

O Celtics chegou ao título de 2008 depois de muito sofrimento. Depois disso, foram novamente várias temporadas sem ganhar o campeonato.

A reconstrução do time vitorioso de hoje, começou na temporada 2020-2021, quando o Celtics bateu no fundo do posso novamente.

Naquela temporada o time de Jayson Tatum foi amassado pelo Brooklyn Nets nos playoffs. Em 2020-2012 o Celtics bateu o recorde negativo de menor número de vitórias desde 2014 (36).

Depois disso, o time começou a temporada 2021-2022 com a notícia da saída de Danny Ainge, gerente geral, que se aposentou — na verdade ele acabaria acertando com Utah Jazz. Em seu lugar ficou Brad Stevens, o qual era um ex-treinador com pouca experiência em administrar uma equipe da NBA.

Stevens trouxe o técnico Ime Udoka para a temporada. Isso mudou completamente a equipe. O time passou a ser mais focado em um jogo voltado a uma performance marcada por muita luta e desprendimento, com atletas sempre optando pelo mais simples e pelo jogador mais livre.

O Boston Celtics deixou de lado grandes jogadas individuais para abraçar um jogo absurdamente mais coletivo e com muita disciplina defensiva. Além disso, Stevens trocou Josh Richardson por Derrick White, o qual se tornaria um jogador simplesmente espetacular no Celtics.

Nessa temporada, o Boston chegou às finais contra o Golden State Warriors, que então dominava a liga. Perderam mas deixaram claro que o time havia se reconstruído.

Na temporada seguinte, em 2022-2023, o Celtics bateu seu recorde de vitórias na NBA (64 vitórias-18 derrotas) em vários anos. Terminou a primeira fase da NBA como líder da Divisão do Atlântico, com 57 vitórias e 25 derrotas.

Nos playoffs, eles venceram o Atlanta Hawks por 4 jogos a 2; depois bateram o Philadephia 76ers por 4 jogos a 3; e foram desclassificados após perderem para o Miami Heat (4 a 3), time que jogou a final contra o Denver Nuggets.

Portanto, eles conseguiram chegar à penúltima fase dos playoffs. Além disso, foram capazes de empatar uma série que estava 3 a 0 para o Miami Heat, porém, perderam o último jogo em casa, depois que Jayson Tatum se machucou no começo da partida.

Assim, na temporada 2022-2023, o Boston Celtics entrou na disputa como um dos favoritos ao título, o que acabaria se confirmando apesar da polêmica envolvendo a saída de Ime Udoka e da chegada do inexperiente novo técnico Joe Mazzulla.

Na temporada 2023-2024, o time comandado por Mazzulla, agora com a companhia de uma equipe técnica que ele montou, foi acumulando vitórias até chegar à final contra o Dallas Mavericks de Luka Doncic e Kyrie Irving.

Essa temporada foi simplesmente dominada pelo Boston. O time ganhou muita força com as derrotas nas temporadas anteriores e agora a pergunta é se haverá algum time capaz de enfrentar a força ofensiva e defensiva do time de Massachusetts.

Futuro

Com 18 títulos da NBA, o Boston Celtics ultrapassou o Lakers e se tornou a franquia mais vitoriosa da história da NBA. Além de sua glória dentro das quadras, o Celtics tem uma história de impacto fora delas, sendo pioneiro em questões como inclusão racial, com a contratação de Bill Russell como o primeiro técnico negro da liga em 1966.

Para a temporada 2024-2025, o Boston Celtics volta à NBA como o grande favorito. O time já garantiu a presença de Jayson Tatum, Jaylen Brown, Derrick White, Jrue Holiday e Kristaps Porzingis, todos com contratos já acertados com o time.

Crédito foto: Reprodução/X @celtics

Leia mais:

Tudo sobre a NBA: história, equipes, draft, jogadores e mais

Os 20 melhores jogadores de basquete do mundo na atualidade

Regras da NBA: quadra, pontuações, jogadores, FIBA e mais

Draft da NBA: seleção, elegibilidade, negociações e mais