Manchester City e Tottenham chegaram a penúltima rodada da Premier League com o time de Guardiola invicto no campeonato inglês em 2024
O City de Guardiola é impressionante. Em 2023, a equipe de Manchester disputou 66 jogos e venceu 47. Em 2024, o time está invicto na Premier League. A última derrota foi para o Aston Villa, por 1 a 0, em jogo disputado em 6 de dezembro de 2023.
Primeiro tempo de Tottenham x City
O jogo começou com o 4-3-3 de Postecoglu contra o 4-2-3-1 de Guardiola. Ederson, o único brasileiro em campo, que durante a partida completou 250 jogos defendendo a meta do Manchester City, teve de trabalhar logo nos primeiros minutos.
O Tottenham chegou em uma boa troca de passes e Ederson foi obrigado a defender um chute de fora da área do uruguaio Betancur. Logo em seguida, o City, que pode se tornar o primeiro time a vencer a Premier League quatro vezes seguidas, deu o troco com Kevin De Bruyne, que chutou tirando tinta da trave do time de Londres.
A torcida do Tottenham apoiou a equipe no começo da disputa, mesmo sabendo que, em caso de vitória, eles ajudariam seu maior rival: o Arsenal.
Nesse momento, o torcedor queria a vitória do Tottenham. Apesar do ritmo frenético do começo, o jogo foi aos poucos dominado pelo toque de bola do Manchester City. O lateral direito Kyle Walker aproveitava um zagueiro improvisado pela esquerda no time adversário para se tornar a grande opção de ataque do City nos 15 primeiros minutos da partida.
Foi assim, pressionando a saída de bola do Tottenham pelo lado esquerdo, que o City chegou a sua melhor oportunidade. Phil Foden chutou cara a cara e obrigou o goleiro italiano Guglielmo Vicario a fazer um milagre.
Os primeiros 20 minutos passaram voando. Um jogo espetacular. Depois disso, o Tottenham também diminuiu um pouco o ritmo.
O jogo seguia com boas jogadas do City com Kyle Walker pela direita, enquanto o Tottenham buscava sair rápido em contra-ataques. O time de Postecoglu conseguia enfrentar e incomodar o fortíssimo City — ao ponto de jogadores experientes como o zagueiro português Rúben Dias cometerem erros seguidos de passe e de domínio de bola.
A marcação intensa do Tottenham só foi superada aos 38 minutos do primeiro tempo quando o zagueiro/lateral croata Gvadiol chutou por cima do travessão da meta defendida por Vicario.
Abra sua conta na Betano e ganhe até 1.000 reais em bônus.
Pagamentos via PIX, jogos ao vivo e super odds!
Clique aqui para abrir sua conta!
Aos 44 minutos, Bernardo Silva e Haaland obrigaram os defensores do Tottenham a salvar em cima da linha do gol — o lance, no entanto, seria irregular em razão do impedimento de Phil Foden.
O primeiro tempo terminou com um jogo muito parelho. O time do City, além de lutar contra a fortíssima marcação do Tottenham, também enfrentava o nervosismo. Até Rodri, que muitos entendem ser um dos melhores volantes do mundo, errou alguns passes, algo muito incomum em jogos da Premier League.
Segundo tempo de Tottenham x City
O City voltou forte para o segundo tempo. Em menos de um minuto, Vicario teve de fazer grande defesa após um belo chute de De Bruyne.
Porém, em seguida Son obrigou Ederson a fazer outra grande defesa após um contra-ataque. Para o City parecia que a segunda etapa seria tão complicada quanto a primeira.
Mas tudo mudou. Novamente pressionando uma saída de bola pelo lado direito da defesa do Tottenham, o City roubou com Bernardo Silva e De Bruyne, que criaram a jogada que foi definida por Haaland, dentro da pequena área. Gol do City. Então líder isolado da Premier League e muito perto de mais um título.
Após o gol, o Tottenham partiu para o ataque para buscar o empate. Em um lance com o argentino Cristian Romero, o brasileiro Ederson se machucou causando preocupação em todos. Porém, após receber o atendimento, o goleiro prosseguiu no jogo — Ederson acabou substituído minutos depois, saiu chateado, chutando tudo no banco de reservas.
O clima era de tensão, apesar de parte da torcida do Tottenham estar feliz e cantando para o Arsenal, que era o maior prejudicado com a derrota. Alguns torcedores do time de Londres foram retirados da arquibancada ao comemorar o gol do City.
Aos 25 minutos do segundo tempo, Stefan Ortega, o goleiro alemão que entrou no lugar de Ederson, quase leva uma bola por baixo das pernas — ele depois faria uma boa defesa quando Kulusevski chutou cara a cara.
O Tottenham seguia pressionando, para a esperança dos torcedores do Arsenal, porém sem ser muito efetivo. O City, por sua vez, defendia com as linhas baixas e tentava tocar a bola quando a recuperava.
- Receba gratuitamente notícias, dicas e informações valiosas todos os dias de mais de 50 esportes. Clique aqui para participar.
Faltando poucos minutos para o final da partida. Ortega, que entrou no lugar de Ederson, fez uma defesa que pode ser a do título do City. Son entrou sozinho, cara a cara, na marca do pênalti, bateu no canto, mas o alemão defendeu com o pé.
Na sequência, Jérémy Doku, que entrou no segundo tempo, foi derrubado na área. Pênalti para o City. Haaland cobrou e consolidou a vitória de um time imbatível em 2024 na Premier League, com 22 jogos de invencibilidade e que na última partida do campeonato vai pegar o West Ham em casa.
Leia mais
Descubra os 10 melhores goleiros do mundo
Os 15 melhores laterais-direitos do mundo
Campeões da Liga Europa: TOP 5 times, jogadores e países que mais venceram
Crédito foto: Divulgação/Manchester City