O Corinthians perdeu para o Red Bull Bragantino em casa pela Sul-Americana por 2 a 1, de virada. A classificação veio depois da disputa de pênaltis, com o goleiro Hugo brilhando ao defender três cobranças consecutivas. O jogo, porém, serviu para mostrar um ponto importante sobre os laterais do time.
Fagner e Matheus Bidu ontem fizeram uma partida com muita participação nas ações ofensivas da equipe. Bidu, que estava na reserva e quase foi negociado com o Goiás no início do ano, é uma das boas novidades produzidas pelo esquema 3-5-2 adotado por Ramón Díaz.
Agora, tudo indica que Bidu está disputando a posição de titular com Hugo, principalmente quando a equipe joga com três zagueiros — Bidu é mais efetivo no ataque, enquanto Hugo é mais forte na parte defensiva.
Portanto, com o time jogando com três zagueiros, Bidu leva vantagem sobre seu concorrente. O jogador chega mais ao ataque — quase fez um golaço contra o Red Bull Bragantino — e dá mais volume ofensivo para a equipe de Ramón Díaz.
Quando o técnico do Corinthians era o português António Oliveira, o time costumava forçar muito as jogadas pelo lado esquerdo do ataque com Wesley, porém, isso acontecia mais por falta de opções do que por escolha tática.
Agora, com esquema com três zagueiros, é possível jogadores como Fagner e Matheuzinho, pelo lado direito, e Matheus Bidu e Hugo, pelo lado esquerdo do ataque, respectivamente, aparecendo mais para o jogo. O time ficou mais ajustado na parte ofensiva. Anteriormente era um time que atacava apenas por um lado, o esquerdo, e com a mesma jogada: Wesley partindo pra cima de seus marcadores — muitos times aliás passaram a dobrar a marcação no ponta e anular completamente o ataque corintiano.
Aposte na Bet7k e GANHE até R$7.000 em bônus no seu primeiro depósito.
Faça seu primeiro depósito agora!
Bidu diz que disputa com Hugo é “briga saudável”
Ao final da partida contra o Red Bull Bragantino, Bidu, em entrevista na zona mista, disse que a disputa entre ele e Hugo “é uma briga saudável e quem ganha com isso é o clube”.
Bidu disse que o esquema com três zagueiros montado por Ramón Díaz “é uma tática que ajuda bastante”, pois permite que os laterais apoiem muito, o que, segundo ele, aumenta o volume de jogadas ofensivas do time.
O jogador falou que atual bom momento é uma conquista em sua carreira, quando comparado ao início desse ano no Corinthians.
Tudo isso mudou com a mudança de esquema. Com a famosa linha de quatro na defesa (dois laterais e dois zagueiros), Bidu praticamente não tinha oportunidades em razão de sua dificuldade na parte defensiva.
Já com o esquema de três zagueiros, ele atua como um ala e ajuda muito o time ao oferecer sempre uma opção pelo lado do campo. Ao jogar aberto no lado esquerdo e com três zagueiros na saída, o Corinthians ganha mais tranquilidade para sair com a bola.
O esquema permite que o Corinthians tenha superioridade numérica na saída, isto é, o time sempre sai com três zagueiros contra dois atacantes, quando o adversário joga com dois atacantes. Já quando o adversário usa três atacantes, isso necessariamente oferece superioridade numérica ao Corinthians no meio de campo.
Nas duas hipóteses, os alas sempre são os jogadores com mais espaço e mais chances de participar das jogadas. Nesse sentido, Bidu pode ajudar muito a equipe, principalmente porque ele tem mais características de ala do que lateral.
Hugo, que pode fazer a linha de quatro com mais segurança, também participou mais efetivamente do ataque com o esquema com três zagueiros. Porém, Bidu é mais eficiente no ataque e vem levando vantagem nessa disputa.
Além disso, Matheus Bidu tem sido mais vibrante nos jogos do que Hugo.
O esquema montando pelo técnico argentino também poderia ser utilizado para um lateral-esquerdo ofensivo como o equatoriano Diego Palacios, que chegou para ser titular, mas após uma grave lesão no joelho ficou sem data para voltar ao time — o jogador passou uma cirurgia no joelho em fevereiro e outra em junho e não tem, até agora, previsão de retornar aos gramados.
Assim, Ramón Díaz parece ter encontrado uma maneira de jogar. Agora é necessário mais repetição para o time se sentir cada vez mais tranquilo com esse esquema.
Corinthians no Brasileirão
No domingo o Corinthians viaja até a capital do Ceará para enfrentar uma das melhores equipes do Brasileirão Série A: o Fortaleza de Vojvoda. Tudo indica que Ramón Díaz vai manter o esquema com três zagueiros.
Foto: (Rodrigo Coca/Agência Corinthians)
Leia mais:
Hugo Souza brilha com três defesas de pênalti e Corinthians elimina o Bragantino na Sul-Americana
Mauro Cezar faz alerta sobre jogo do Flamengo na Libertadores
Fortaleza deve ter retorno de artilheiro contra o Rosario Central