O time de Tata Martino dominou a MLS na primeira fase do campeonato. Bateu o recorde histórico de pontos (74), conquistou a Supporter’s Shield, troféu concedido à equipe com a melhor performance na parte inicial da disputa.
Porém, mesmo com Messi e Suárez dominando as estatísticas e as partidas, o Inter Miami acabou eliminado na primeira fase dos playoffs da MLS após perder por 3 a 2 para o Atlanta United no sábado.
A equipe da Flórida e parte da mídia norte-americana não estavam preparados para uma eliminação tão cedo nos playoffs. Muitos acreditavam que Messi e Suárez chegariam mais longe na disputa. A derrota de sábado foi uma surpresa para muitos. Já outros levantaram outro problema produzido pela eliminação: o convite da FIFA para o Inter Miami jogar o Mundial de Clubes.
Alexi Lalas, o ex-zagueiro da seleção dos EUA de futebol, por exemplo, foi um dos que ironizou a campanha do Inter Miami.
O ex-jogador é um dos maiores críticos da decisão de colocar o Inter Miami como time convidado no Mundial de Clubes da Fifa em 2025, que ocorrerá nos EUA.
Por essa razão, Lalas fez um post “celebrando” o Supporter’s Shield, que é um título de pouca validade — um troféu muito similar à Taça Guanabara, isto é, não adianta muita coisa conquistar esse troféu, mas não vencer o Campeonato Carioca.
🤑 Aposte em Futebol na Betano e ganhe até 1.000 reais em bônus. 🤑
Pagamentos via PIX, jogos ao vivo e super odds!
Clique aqui para abrir sua conta!
O problema que se evidencia agora é o seguinte: o campeonato da MLS terá um campeão que não vai representar o país no Mundial.
Lalas sempre foi um crítico da decisão da MLS e da FIFA por essa razão. O jogador acreditava que o time convidado deveria ser o campeão da MLS de 2024 e não apenas o time que chama mais atenção da mídia em razão de suas estrelas.
Agora, quem terá de se explicar é Gianni Infantino, presidente da FIFA. O cartola disse que o clube dirigido por David Beckham havia sido o melhor da temporada regular da MLS, logo após o Inter Miami conquistar a Supporter’s Shield.
A questão que se coloca agora é que o Inter Miami, ao não conseguir passar da primeira fase dos playoffs, não pode ser considerado a melhor equipe da temporada. Para muitos críticos, os jogos dos playoffs tem uma intensidade maior e mostram realmente quais são as melhores equipes.
Outro problema é que a FIFA sempre convidou o último campeão nacional do país-sede do Mundial de Clubes. No caso da MLS, isso não será possível. O convite feito ao Inter Miami, agora desclassificado, é contrário ao critério historicamente utilizado pela entidade, o que inegavelmente vai gerar muito ruído na mídia.
Por exemplo, o jornalista Martyn Ziegler, do jornal britânico The Times, fez um post chamando de “vergonhosa” a decisão da FIFA de convidar o Inter Miami para o Mundial de Clubes de 2025.
Em sua coluna no Times, Ziegler afirmou que a desclassificação do Inter Miami serviu para escancarar o real motivo do convite foi para ter Messi no Mundial de Clubes e com isso “atrair patrocinadores e companhias de TV”.
Para Ziegler, a eliminação do Inter Miami cria um enorme embaraço para a FIFA.
- Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar
Crédito da foto: Divulgação/MLS
Leia mais:
Ceará Sporting Club: Richardson fala sobre ‘bicho’ milionário e brinca com presidente
Ceará x América-MG tem data e horário alterados; entenda o motivo
Ceará Sporting Club dará bolada milionária a elenco em caso de acesso à Série A
Fortaleza quebra contra o Vasco mais uma marca histórica no Brasileirão