seu melhor jogo

O jogador do Flamengo, Gabigol conseguiu efeito suspensivo da punição que o proibiu de jogar por dois anos, devido a acusação de tentativa de fraude do exame antidoping. 

A suspensão do jogador foi decidida pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), no dia 25 de março, mas o atleta conseguiu o efeito suspensivo da decisão, o que o coloca, novamente, disponível à equipe do Flamengo.

Com isso, é muito provável que ele seja relacionado para a estreia do Flamengo na Copa do Brasil, contra o Amazonas, nesta quarta-feira (01), no Maracanã.

Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

Pedido do efeito suspensivo pela defesa de Gabigol

No início de abril, a defesa do jogador entrou com o pedido de efeito suspensivo no CAS.

Hoje, 30 de abril, o pedido foi acatado por decisão unânime do tribunal, composto por dois juízes ingleses e um suíço.

A decisão no tribunal suíço ficará vigente até o próximo julgamento pedido pela defesa do jogador, no pedido de recurso.

O intervalo entre a decisão pela suspensão até a conquista do efeito suspensivo foi de pouco mais de um mês, em que o atleta não pode frequentar as estruturas de treinamento do Flamengo. 

O atleta manteve sua forma física em casa e os treinos contavam com o suporte dos profissionais do Flamengo, que iam até a casa do jogador. 

Em comemoração à decisão de hoje, o jogador rubro-negro publicou em suas redes sociais, um vídeo de um boneco com a camisa 10 rubro-negra aparece correndo para o Maracanã.

Entendendo a suspensão por tentativa de fraude em antidoping

Após o julgamento que aconteceu no final de março, em que foi condenado, Gabigol ficou impedido de jogar até abril de 2025. A decisão tinha espaço para pedido de recurso, o que foi feito pela defesa. 

O julgamento de março teve o placar de 5 a 4 a favor da punição do atacante, acusado de dificultar a realização do antidoping. 

É importante destacar que o atleta realizou o exame e testou negativo para substâncias proibidas, entretanto, segundo a denúncia, o atleta teve um comportamento que se encaixa como “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. 

A acusação foi embasada na demora do atacante para a realização do exame e o não cumprimento das instruções.

Dessa forma, o jogador responde pelo artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem.

Com o efeito suspensivo, Gabigol poderá atuar com a camisa do Flamengo, o que provavelmente vai voltar a acontecer já amanhã, 01, quando o time carioca vai enfrentar o Amazonas FC, pela Copa do Brasil, no Maracanã. 

O jogador tem contrato com o Flamengo até dezembro e pode assinar pré-contrato com outra equipe a partir de 1º de julho. Entretanto, Rodolfo Landim, presidente do FLA, já demonstrou interesse em renovar com o craque.  

Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.