Seleção brasileira teve pouca criatividade e sofreu a quarta derrota em oito jogos na competição
Em mais uma atuação irregular, o Brasil foi derrotado por 1 a 0 pelo Paraguai na noite desta terça-feira (10), no Defensores del Chaco, em duelo da oitava rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. Foi o primeiro revés sob o comando de Dorival Júnior e o quarto da seleção brasileira na competição. Diego Gómez fez o gol da partida.
Com o resultado, o Brasil seguiu com 10 pontos ganhos e caiu para a quinta posição. O Paraguai subiu para sétimo, com nove, e hoje disputaria repescagem em busca de vaga à Copa do Mundo 2026.
🤑 Aposte na Bet7k e GANHE até R$7.000 em bônus no seu primeiro depósito. 🚨
Faça seu primeiro depósito agora!
Primeiro tempo
O Brasil teve o domínio da posse de bola, mas sofreu para encontrar espaços no sistema defensivo adversário. O Paraguai não teve nenhum constrangimento em abdicar do ataque nos primeiros minutos, com bloco totalmente baixo.
A partir dos 15 minutos, a seleção da casa avançou um pouco a marcação e abriu o placar em sua primeira finalização na partida. Aos 19, Gabriel Magalhães afastou mal a bola, que sobrou para Diego Gómez cortar Bruno Guimarães e de fora da área mandar chute de trivela. A bola explodiu na trave antes de entrar no gol.
A seleção brasileira criou apenas uma grande chance de perigo antes do intervalo. Aos 24, Vinícius Júnior fez boa jogada pela direita e acionou Guilherme Arana, que finalizou cruzado. Junior Alonso, bem perto da linha, evitou o gol.
O Paraguai perdeu aos 38 o zagueiro Omar Alderete com lesão para a entrada de Velázquez.
O que se viu foi uma seleção brasileira burocrática, lenta na saída de bola e abusando dos longos lançamentos, a maioria sem qualidade.
- Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar
Segundo tempo
Insatisfeito com o desempenho, o técnico Dorival Júnior voltou do intervalo com João Pedro e Luiz Henrique nas vagas de Endrick e Bruno Guimarães.
A seleção brasileira teve a primeira chance da etapa final. Aos dois, João Pedro lançou Rodrygo, que pegou mal na bola e chutou por cima.
As mudanças trouxeram um pouco mais de mobilidade ao Brasil. Aos oito, Luiz Henrique fez boa jogada pela ponta direita e cruzou para João Pedro cabecear por cima do gol.
O Paraguai ameaçava em contragolpes e cozinhava o jogo, irritando os brasileiros.
O Brasil quase empatou aos 24. Após saída de bola errada dos paraguaios, Rodrygo fintou defensores e deixou com Vini Jr, que finalizou nas mãos de Gatito.
Três minutos depois, Vini Júnior chamou a responsabilidade, deixou dois marcadores para trás e finalizou para grande defesa de Gatito.
Dorival Júnior apostou nas entradas de Gerson e Lucas Moura nas vagas de Lucas Paquetá e Rodrygo.
Embora tinha maior presença ofensiva, a seleção brasileira seguia pecando nos passes.
A última cartada de Dorival foi a entrada de Estêvão na vaga de Guilherme Arana.
Sem organização, o Brasil partiu para cima, mas não conseguiu evitar a derrota para o Paraguai, muito bem postado na defesa.
Próximos jogos de Paraguai e Brasil
As duas seleções voltam a campo na primeira quinzena de outubro pelas Eliminatórias. O Brasil enfrenta o Chile, fora de casa,e depois recebe o Peru, na Arena Mané Garrincha. Já o Paraguai visita o Equador e depois recebe a Venezuela. As datas, horários e locais serão divulgados nos próximos dias.
Crédito foto: Rafael Ribeiro/CBF
Leia mais:
Palmeiras hoje: plano para retorno de convocados, fim de folga e mais notícias
Corinthians hoje: Carrillo anunciado, Memphis no BID e mais notícias
Fortaleza tem baixa inesperada e retornos contra o Inter; veja relacionados