seu melhor jogo

Glorioso pode ter o rival Flamengo na próxima fase

Após empate por 1 a 1 no tempo normal, o Botafogo venceu o SPFC na disputa por pênaltis (5 a 4) na noite desta quarta-feira, no Morumbis, e se classificou à semifinal da Copa Libertadores após 51 anos. Nos 90 minutos, Thiago Almada fez para o Glorioso, e Calleri anotou para o Tricolor Paulista. O jogo de ida, no Nilton Santos, havia terminado 0 a 0.

O adversário do Botafogo na próxima fase sairá do vencedor do confronto entre Peñarol x Flamengo que se enfrentam nesta quinta-feira, às 19h (horário de Brasília), em Montevidéu. O jogo de ida no Maracanã terminou com vitória uruguaia por 1 a 0.

As semifinais da Libertadores estão programadas para as semanas de 23 e 30 de outubro.

🤑 Aposte na Bet7k e GANHE até R$7.000 em bônus no seu primeiro depósito. 🚨

Faça seu primeiro depósito agora!

Primeiro tempo

O Botafogo dominou o SPFC nos 45 minutos iniciais, apostando em marcação alta e movimentação muito rápida no meio-campo e ataque. O time da casa chegou poucas vezes ao ataque.

O Botafogo abriu o placar aos 14 minutos. Luiz Gustavo perdeu a bola na intermediária após pressão de Savarino. O venezuelano acionou Igor Jesus, que fez a devolução. O atacante efetuou cruzamento, Rafael espalmou e no rebote, Thiago Almada, de cabeça, completou para o gol.

Mesmo com a vantagem, o Glorioso seguiu com proposta ofensiva. O SPFC não conseguia se livrar da marcação agressiva adversária e tinha dificuldades em neutralizar as rápidas trocas de passe.

O Botafogo quase ampliou aos 26. Thiago Almada desarmou Rafinha. Igor Jesus ficou com a sobra e finalizou perto da trave.

Insatisfeito com o desempenho do SPFC, Zubeldía efetuou aos 35 a primeira mudança. O jovem William Gomes deu lugar a Luciano.

Aos 43, numa das raras chegadas do SPFC, Bobadilla pegou sobra de cobrança de escanteio, finalizou, Lucas desviou de cabeça e Alexander Barboza afastou o perigo para escanteio. No entanto, o VAR entrou em ação apontando possível pênalti.

O árbitro reviu o lance no monitor e considerou penalidade máxima por entender que o zagueiro botafoguense bloqueou a cabeçada com o braço dentro da área. Lucas Moura bateu mal e mandou para fora. A bola chegou a triscar no travessão.

  • Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar

Segundo tempo

O SPFC voltou mais ligado para a etapa final. Aos 10, Wellington Rato finalizou cruzado e John espalmou para escanteio.

No Botafogo, Artur Jorge trocou o amarelado Alexander Barboza por Adryelson aos 14.

No minuto seguinte, o São Paulo desperdiçou chance inacreditável para empatar. Luciano bateu cruzado e Calleri, de frente para o gol, mandou chute para fora.

O Tricolor voltou a levar perigo logo em seguida com Lucas Moura finalizando cruzado para defesaça de John.

O Botafogo perdeu intensidade. Percebendo isso, Artur Jorge sacou aos 24 os cansados Savarino e Luiz Henrique para as entradas de Matheus Martins e Tchê Tchê.

Zubeldía respondeu com as entradas de Igor Vinícius e Rodrigo Nestor nas vagas de Rafinha e Bobadilla.

O SPFC mantinha o domínio das ações ofensivas, mas mostrava dificuldades em penetrar na defesa rival. Michel Araújo e André Silva entraram na equipe nos lugares de Wellington e Wellington Rato. Foram as últimas mudanças de Zubeldía.

O Botafogo também realizou as últimas alterações com as entradas de Marçal e Danilo Barbosa nas vagas de Alex Telles e Gregore.

O SPFC fez o Morumbis explodir aos 42. André Silva arrancou pela esquerda e cruzou na medida para Calleri, de cabeça, deixar tudo igual.

A virada são paulina quase veio no minuto seguinte. Rodrigo Nestor disparou chute de fora da área e a bola passou perto do travessão.

Nos acréscimos houve muita confusão nos bancos de reservas das duas equipes. Rafinha e Gatito Fernandez foram expulsos.

Numa das raras chances da etapa final, o Botafogo quase desempatou com Adryelson cabeceando para fora após cobrança de escanteio de Thiago Almada.

Disputa por pênaltis

O Botafogo foi mais eficiente e venceu por 5 a 4, com gols de Tchê Tchê, Danilo Barbosa, Marçal, Thiago Almada e Matheus Martins. Pelo SPFC, Calleri chutou na trave e Nestor bateu para defesa de John. Vitinho desperdiçou para o Glorioso.

Próximos jogos de SPFC e Botafogo

O SPFC faz o clássico contra o Corinthians no próximo domingo (29), às 16h (horário de Brasília), na Arena Mané Garrincha. Um dia antes, às 21h, o Botafogo recebe o Grêmio, no mesmo estádio. Ambos os jogos são válidos pela 28ª rodada do Brasileirão.

Crédito foto: Vitor Silva/Botafogo.

Leia mais:

Flamengo sugere troca de datas da Copa do Brasil e Brasileirão; Corinthians descarta

Corinthians volta a vencer o Fortaleza e avança à semifinal da Sul-Americana

Melhores pontas direitos da história do Botafogo: 7 craques (entre eles Garrincha)