Após um primeiro tempo com muitas dificuldades, Glorioso deslanchou na etapa final e construiu enorme vantagem nos primeiros minutos
Após um primeiro tempo pouco inspirado e caindo na catimba uruguaia, o Botafogo voltou com postura diferente na etapa final e chegou à uma goleada por 5 a 0 contra o Peñarol, na noite desta quarta-feira (23), no Nilton Santos, pelo duelo de ida da semifinal da Copa Libertadores. Savarino (duas vezes), Alexander Barboza, Luiz Henrique e Igor Jesus fizeram os gols.
🤑 Aposte na Bet7k e GANHE até R$7.000 em bônus no seu primeiro depósito. 🚨
Faça seu primeiro depósito agora!
Com o resultado, o Botafogo pode perder até por quatro gols de diferença na próxima quarta-feira (30), às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Campeón Del Siglo, que mesmo assim avançará pela primeira vez em sua história à uma final de Libertadores.
Primeiro tempo
O Botafogo teve muitas dificuldades nos primeiros 45 minutos diante da forte marcação do Peñarol. Os uruguaios, muitas vezes, se defendiam com uma linha de seis.
Apesar de ter um estilo reativo, o time carbonero surpreendeu no início de jogo com uma marcação mais alta, dificultando a saída de bola botafoguense. A primeira chance clara do duelo foi uruguaia. Aos 14, Bastos saiu jogando errado. Baéz cruzou, mas Darías, sem marcação, não conseguiu alcançar.
10 minutos depois, o Peñarol chegou ao ataque trocando passes até Pérez finalizar para John espalmar para escanteio.
Os Carboneros não tinham o menor constrangimento em retardar o jogo, sobretudo o goleiro Aguerre nas reposições de bola. O árbitro Andrés Rojas acabou não coibindo o antijogo.
Nos minutos finais antes do intervalo, o Botafogo avançou a marcação e passou a incomodar mais os rivais.
Luiz Henrique teve duas boas chances. Na primeira, o atacante fintou dois marcadores, mas finalizou longe. Na segunda, ele recebeu passe de Savarino e mandou chute para grande defesa de Aguerre.
Os botafoguenses se irritaram demais com apenas quatro minutos de acréscimos na primeira etapa.
- Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar
Segundo tempo
O Botafogo voltou do intervalo pressionando. Com um minuto, Savarino disparou do meio da rua e Aguerre, com dificuldade, espalmou.
Quatro minutos depois, o Glorioso abriu o placar. Luiz Henrique achou lindo passe para Savarino tocar na saída de Aguerre e correr para o abraço.
Aos nove, Marlon Freitas disparou de longe e Aguerre, com a ponta dos dedos, desviou para a linha de fundo. Após cobrança de escanteio de Savarino, Igor Jesus deu leve toque de cabeça para Alexander Barboza chutar no canto esquerdo do goleiro.
A torcida do Botafogo ainda comemorava o segundo gol quando aos 14, Igor Jesus puxou contra-ataque e acionou Luiz Henrique. O atacante deixou com Vitinho, que cruzou para Savarino finalizar. Aguerre tocou na bola, mas não conseguiu evitar o terceiro gol.
E por muito pouco, o Glorioso não fez 4 a 0 aos 20 minutos. Após cobrança de escanteio de Alex Teles, Igor Jesus testou para fora.
O Peñarol estava desnorteado e voltou a escapar do quarto gol aos 26 em chute de Luiz Henrique. Aguerre espalmou para o meio da área.
Logo em seguida, Savarino disparou em velocidade e deu passe para Igor Jesus, que não conseguiu dominar. Mas a bola ficou com Luiz Henrique, que com uma cavadinha, encobriu o goleiro para fazer 4 a 0.
O técnico Artur Jorge passou a poupar alguns dos seus principais jogadores. Os primeiros a deixarem o campo foram Gregore e Luiz Henrique para as entradas de Danilo Barbosa e Tiquinho Soares.
E o quinto gol do Botafogo veio aos 32. Igor Jesus recebeu com liberdade, invadiu a área e deu passe para Almada. O argentino soltou bomba, Aguerre rebateu e na sobra Jesus cabeceou para encobrir o goleiro.
Logo em seguida, Igor Jesus e Vitinho foram sacados e deram lugar a Óscar Romero e Mateo Ponte.
O Peñarol quase descontou aos 38. Léo Fernández cobrou falta de muito longe, John não conseguiu encaixar a bola, mas Bastos afastou o perigo.
Nos acréscimos, Savarino desperdiçou a chance de fazer o sexto gol botafoguense.
Próximos jogos de Botafogo e Peñarol
O Botafogo enfrenta o Red Bull Bragantino no próximo sábado (26), às 19h (horário de Brasília), no Nabi Abi Chedid, pela 31ª rodada do Brasileirão. Sem compromisso no fim de semana pelo Campeonato Uruguaio, o Peñarol só volta a campo na próxima quarta-feira (30), às 21h30, no Campeón del Siglo, pelo duelo de volta da semifinal da Copa Libertadores.
Crédito foto: Vitor Silva/Botafogo.
Leia mais:
TOP 10 Melhores meias da Itália na temporada! Lista atualizada
Santos: veja as contas para o acesso à Série A
Vitor Reis exalta força do Palmeiras e projeta duelo contra o Fortaleza
Melhores pontas direitos da história do Botafogo: 7 craques (entre eles Garrincha)