seu melhor jogo

A Band desistiu da transmissão da Fórmula 1 em 2025. A Liberty Media, dona da competição, está agora negociando com a Globo para manter as transmissões no Brasil.

Os valores em torno da Fórmula 1 somados ao baixo desempenho nos índices de audiência levaram a Band a não transmitir mais as corridas. O acordo que a Band tinha com a Liberty Media obrigava a emissora brasileira a transmitir até mesmo os treinos livres que ocorrem dois dias antes da corrida.

🤑 Aposte na Bet7k e GANHE até R$7.000 em bônus no seu primeiro depósito. 🚨

Faça seu primeiro depósito agora!

Agora, com essa mudança de casa, ficam alguns questionamentos. Um deles é sobre a equipe de transmissão que foi montada pela Band. Alguns nomes muito ligados à Fórmula 1 como a repórter Mariana Becker e o comentarista Reginaldo Leme, que foram para a emissora para participar da cobertura da Fórmula 1. Ainda não está claro qual solução a Band vai utilizar nesse sentido.

Detalhes das negociações entre Globo, Liberty Media e Band

O problema com a Globo e agora com a Band são os treinos. Quando eram transmitidos pela Globo porque faziam parte do acordo com a Liberty Media — que obrigava a rede de televisão a passar treinos e corridas em um canal aberto —, a Globo, e agora a Band, sempre apresentam números muito baixos, principalmente agora que a competição não tem um piloto brasileiro.

A Liberty Media tentou rever o contrato com a Band, mas as negociações não avançaram. Agora, a Globo negocia quantas corridas a Globo vai transmitir.

Tudo indica que um possível acordo entre Globo e Liberty Media deve ser para uma transmissão de uma quantidade bem menor de corridas por temporada na tv aberta — o restante da temporada, com todas as corridas, treinos livres e classificatório, devem ficar disponíveis apenas para quem tem Globoplay ou SporTV.

A Band, que passou os últimos quatro anos lutando para tentar popularizar as corridas de Fórmula, não conseguiu atingir os números necessários para tornar a transmissão economicamente viável.

  • Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar

Contudo, apesar do final do vínculo, a atual transmissora da Fórmula 1 no Brasil, segundo reportagem do site Motorsport, não deve parar a cobertura desse final de temporada de 2024.

A Band, por sua vez, deixou claro que o valor pedido pela Liberty Media foi considerado “insuportável” pela emissora e, portanto, impossível de ser levado adiante.

Segundo o site, Notícias da TV, a Band ainda deve direitos parciais de transmissão quando o modelo de negócio era baseado em divisão de receitas. Essas dívidas, ao longo desses quatro anos, teriam crescido e hoje, segundo o site, somariam 10 milhões de dólares.

A partir de 2024, a Band aceitou pagar 10 milhões de dólares pelos direitos de transmissão no começo da temporada. Portanto, a dívida existente seria relacionada às temporadas entre 2021 e 2023.

Ainda segundo o Notícias da TV, o principal motivo para a Band desistir da negociação com a Liberty Media foi, além do alto preço cobrado pela empresa dona dos direitos da Fórmula 1, a crise que afeta a rede brasileira, a qual teria um endividamento de cerca de 1,5 bilhão de reais.

Já segundo o jornal O Tempo, o contrato entre Globo e Liberty Media não foi definido. Portanto, as negociações continuam.

Também segundo o diário mineiro, a Globo acredita que a possibilidade de um piloto brasileiro participar da Fórmula 1 em 2025 afetaria completamente o interesse do público.

No entanto, ainda não se sabe se Gabriel Bortoleto ou Felipe Drugovich, os dois pilotos que estão mais próximos de uma vaga na Fórmula 1, vão conseguir participar do campeonato em 2025.

A presença ou não de um piloto brasileiro na competição será fundamental para a Globo decidir transmitir um número maior de corridas.

Crédito foto: Reprodução/X – @redbullracing

Leia mais

Tudo sobre Fórmula 1: história, pilotos, pistas e regras

Regras da Fórmula 1: infrações, pit stops, pontuação e grid

20 melhores pilotos de Fórmula Indy de todos os tempos