Timão perde do Botafogo e entra na zona do rebaixamento
O Brasileirão Série A voltou neste fim de semana após 14 dias paralisado devido às enchentes no Rio Grande do Sul. Durante o período, o Corinthians conseguiu classificações às oitavas de final da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, deixando os torcedores empolgados em relação à sequência da temporada.
🎉 Ganhe até R$ 750 em bônus na nossa parceria com a Dafabet! 💰
- Até 15.000 extra no lucro das múltiplas*
- Novos mercados para apostar
- Aposte em múltiplas 5+ e tenha reembolso do seu dinheiro*
(*ler regulamento no site da Dafabet)Clique aqui para apostar agora!
A vitória sobre o Racing-URU na última terça-feira, na Neo Química Arena, que colocou o Timão diretamente nas oitavas de final, foi muito exaltada. Afinal, o time se mostrou muito mais criativo com a titularidade de Igor Coronado. O camisa 77 se entendeu muito bem com Rodrigo Garro. Porém, muito pouco foi falado em relação à fragilidade do adversário, sétimo colocado do Campeonato Uruguaio.
Quatro dias após a classificação, o Corinthians entrou em campo contra o ótimo Botafogo, pelo Brasileirão, e veio o choque de realidade: derrota por 1 a 0 na Neo Química Arena com futebol ruim. O nível técnico do Brasileirão é muito superior ao da Sul-Americana e Copa do Brasil (até a terceira fase).
No sábado, Coronado até se esforçou, mas esteve em jornada pouco inspirada. Garro também lutou, mas errou muitos passes. É muito cedo para cravar sucesso e também insucesso da dupla. O recorte de jogos é muito pequeno.
Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.
Problemas na derrota para o Botafogo
O Corinthians não conseguiu se impor diante dos cariocas em casa. Nos primeiros minutos, o Timão teve domínio absoluto da posse de bola, ensaiou uma pressão, mas de fato não criou nenhuma jogada de perigo. Méritos também para o bem organizado sistema defensivo botafoguense.
Na segunda metade do primeiro tempo, o Botafogo cresceu e passou a incomodar muito nos contragolpes puxados por Luiz Henrique. Meia-armador, Savarino tinha certa liberdade para circular no campo. A única grande chance do primeiro tempo foi uma cabeçada de Marlon Freitas para fora.
O Botafogo voltou melhor para o segundo tempo e tomando a iniciativa do ataque, também se aproveitando de erros de passes corintianos. Com nove minutos, Danilo Barbosa levantou na área e Savarino finalizou para defesa de Carlos Miguel.
O Glorioso abriu o placar aos 13 minutos. Cuaiabano avançou com liberdade pela esquerda, no espaço deixado por Matheuzinho, e cruzou na medida para Junior Santos se antecipar a Cacá e Félix Torres e mandar para o gol.
O Corinthians sentiu o gol e partiu para o ataque de maneira desorganizada deixando muitos espaços para contragolpes do adversário, que não conseguiu aproveitá-los. António Oliveira colocou em campo os limitados Gustavo Mosquito, Romero e Fausto Vera. O Alvinegro só conseguiu ameaçar nos minutos finais. A melhor chance foi um chute cruzado de Yuri Alberto que explodiu na trave. Fausto Vera teve três finalizações de fora da área, mas não teve felicidade em nenhuma delas.
É óbvio que o Corinthians evoluiu em relação ao início de trabalho de António Oliveira. É um time que se defende melhor e que encontrou a melhor dupla de zaga até aqui. O problema é a oscilação, consequência de um elenco limitado.
Corinthians precisa de reforços
A equipe não consegue engatar uma sequência de bons resultados e se impor diante de grandes clubes. A exceção foi contra o Fluminense, na única vitória contra um time de Série A em 2024. Se quiser almejar coisas grandes, o Timão terá que reverter esse quadro. Para isso há a necessidade da chegada de pelo menos cinco jogadores (um meia, dois volantes e dois atacantes de beiradas, as principais carências).
A tendência é que o Corinthians siga sofrendo demais contra os clubes que hoje estão na primeira metade de classificação.
Infelizmente, a realidade do Corinthians deve ser lutar contra o rebaixamento (algo absurdo para a grandeza deste clube centenário). Para isso, é mais do que necessário acumular o maior número de pontos contra clubes que estão na parte inferior da tabela (Cuiabá, Atlético-GO, Vitória, Vasco, Juventude e Criciúma). Desses, o Timão só enfrentou o Juve e foi derrotado em Caxias do Sul.
O próximo confronto será contra o Atlético-GO no próximo dia 12, no Antônio Accioly. O Dragão venceu a primeira no fim de semana, mas segue no Z-4. Conseguir os três pontos fora de casa será mais do que obrigação. Se isso não acontecer, o drama de um segundo rebaixamento vai aumentar.
Crédito foto: Raniele em disputa de bola com Marlon Freitas em Corinthians x Botafogo. ( Rodrigo Coca/ Agência Corinthians)
Leia mais:
Corinthians perde para o Botafogo em casa e fica na zona de rebaixamento
Brasileirão Série A tem novo líder e novidades no G-4 e Z-4
Fortaleza tem a primeira vitória como mandante no Brasileirão Série A
Com gol na final da Champions, Vinícius Júnior tem a temporada mais artilheira da carreira