seu melhor jogo

A natação paralímpica é um esporte muito popular, com cada vez mais adeptos. Já separamos um guia completo com as regras, e agora apresentamos para você todas as modalidades da natação paralímpica, para que não reste nenhuma dúvida.

A natação paralímpica oferece oportunidades competitivas para atletas com uma variedade de deficiências, adaptando os princípios e técnicas da natação convencional para permitir que os nadadores superem desafios e alcancem seu potencial máximo no ambiente aquático.

Com várias modalidades, o esporte em questão funciona como uma plataforma inclusiva para que os atletas demonstrarem habilidade, técnica e determinação.

Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

Modalidades da natação paralímpica

Cada uma das modalidades da natação paralímpica pode incluir uma variedade de eventos de diferentes distâncias e estilos de nado, proporcionando uma ampla gama de oportunidades de competição para os atletas. Veja as possibilidades:

  • Nado Crawl/Livre (Freestyle)
  • Nado Costas (Backstroke)
  • Nado Peito (Breaststroke)
  • Nado Borboleta (Butterfly)
  • Medley Individual
  • Medley por Equipe

A seguir, vamos falar sobre cada modalidade e suas respectivas regras e particularidades.

natação paralímpica

Nado Livre

O nado livre ou ainda freestyle, é uma das modalidades da natação paralímpica mais populares. Os nadadores podem usar qualquer estilo de nado que desejarem para percorrer a distância da prova, sendo o crawl o estilo mais comum devido à sua eficiência e velocidade.

Na competição de nado livre na natação paralímpica, os atletas realizam um movimento alternado dos braços para a frente e para trás, acompanhado por um chute constante das pernas.

O braço que está na frente se estende para a frente, enquanto o outro braço é trazido para trás em uma puxada subaquática.



seu melhor jogo

Os nadadores podem respirar a cada braçada, virando a cabeça para o lado para respirar, ou adotar uma técnica de respiração bilateral, alternando os lados ao respirar.

Nado Costas

Durante o nado costas, o atleta realiza uma braçada alternada com os braços para a frente e para trás. Enquanto um braço é estendido para fora da água para frente, o outro braço é trazido para trás em uma puxada subaquática. Os braços se alternam neste movimento contínuo, impulsionando o nadador para frente.

Já nas pernas, o movimento é para cima e para baixo de forma rítmica. O objetivo do chute é auxiliar na propulsão do nadador e na manutenção da posição horizontal do corpo na água.

O nadador fica de costas ao longo de toda a prova, mantendo o corpo alinhado na superfície da água. Qualquer virada do corpo para frente é considerada uma infração.

Nado Peito

O nado peito exige uma braçada simultânea com os braços, acompanhada por um chute de pernas em forma de tesoura.

Nesta modalidade, os braços são trazidos para fora da água em um movimento circular para a frente, seguido por uma puxada em direção ao corpo e uma recuperação para a posição inicial. A braçada cria impulso para o nadador avançar.

O chute de pernas no nado peito é em forma de tesoura, com as pernas se movendo para fora e para dentro em um movimento de abertura e fechamento. O nadador flexiona os joelhos e traz os calcanhares em direção às nádegas antes de empurrar as pernas para fora e para trás, gerando propulsão.

O nadador deve permanecer na posição horizontal ao longo de toda a prova, mantendo o corpo alinhado na superfície da água.

Nado Borboleta

O nado borboleta na natação paralímpica acompanha uma braçada ondulatória com os braços para a frente e para trás, acompanhada por um chute de pernas ondulatório.

Na braçada, os dois braços movem em sincronia. Os braços são trazidos para fora da água em um movimento circular para a frente, seguido por uma puxada poderosa em direção ao corpo. Durante a recuperação, os braços são trazidos para fora da água e para frente novamente em um movimento acima da superfície da água, criando uma onda característica.

As pernas se movem para cima e para baixo de forma rítmica. O movimento das pernas acompanha o movimento dos braços, gerando propulsão e ajudando a manter o ritmo da braçada.

Medley Individual

O medley individual é uma prova que combina os quatro estilos de nado. Cada nadador deve nadar uma parte da prova em cada um desses estilos: começa nadando o nado borboleta, depois muda para o nado costas, em seguida, o nado peito e, finalmente, termina com o nado livre.

É uma das provas mais desafiadoras e completas, já que exige que os nadadores sejam proficientes em todos os quatro estilos de nado. Exige uma variedade de habilidades técnicas, força e resistência física.

Medley por Equipe

No Medley por equipe, cada equipe é composta por quatro nadadores e cada um deles responsável por nadar uma perna da prova em um estilo específico. A ordem é a seguinte: costas, peito, borboleta e livre.

O primeiro atleta da equipe nada a primeira perna da prova, geralmente 100 metros, no estilo costas. Ele mergulha da borda da piscina e nada a distância designada, tocando na parede no final da sua perna para indicar que completou sua parte.

modalidades natação

Após o primeiro nadador completar sua vez, o segundo nadador entra na piscina para nadar a próxima perna, geralmente também de 100 metros, no estilo peito. Ele toca na parede no final para indicar que completou sua parte.

Então o terceiro nadador assume a piscina para nadar a terceira perna, geralmente 100 metros, no estilo borboleta. Completa nadando o estilo borboleta e toca na parede no final para indicar que terminou.

Finalmente, o quarto nadador, que geralmente é o mais rápido da equipe, nada a última perna da prova, também de 100 metros, no estilo livre.

A equipe que completar a prova primeiro, tocando na parede após a última perna da prova, é declarada vencedora.

Curtiu ficar a par de todas as modalidades da natação paralímpica? Então continue em nosso site e aproveite os conteúdos similares:



seu melhor jogo