seu melhor jogo

O hipismo paralímpico é uma adaptação do hipismo tradicional e se tornou uma das modalidades mais famosas dos Jogos Paralímpicos, com categorias para atletas com deficiências físico-motora ou visual. Ao aprender tudo sobre hipismo paralímpico veremos que o Brasil já ganhou medalhas na modalidade e promete um bom resultado nos próximos torneios.

Entretanto, se você não conhece o esporte, é comum ter dúvidas sobre como cada atleta recebe pontos e como são avaliadas as suas habilidades durante uma prova oficial.  

Se este é o seu caso, não se preocupe, organizamos um guia com tudo sobre hipismo paralímpico, incluindo as respostas para as 5 perguntas mais comuns sobre o assunto:

  1. O que é hipismo adaptado?
  2. Como funciona?
  3. Quais são as regras do hipismo paralímpico?
  4. Tipos de provas do hipismo paralímpico
  5. Programa Paris 2024 para o hipismo paralímpico

Vamos começar entender o que é hipismo adaptado. 

Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

O que é hipismo adaptado?

O hipismo adaptado é outro nome dado ao hipismo paralímpico, uma modalidade voltada para atletas com deficiências físicas, entre elas motoras e de visão. Além disso, as deficiências podem incluir paralisia cerebral, amputações, lesões na medula espinhal, entre outras condições que afetam a mobilidade dos praticantes.

A primeira adaptação em relação à modalidade convencional é a divisão dos atletas em classes funcionais. Isso significa que os atletas são divididos em categorias de acordo com o nível de deficiência, garantindo um ambiente justo e competitivo.

Ou seja, os atletas competem com adversários que possuem o mesmo grau de deficiência que eles.

Além disso, os equipamentos podem ser adaptados, incluindo a adequação à sela, rédeas, estribos e outros acessórios. 

Todos podem ser ajustados para atender às necessidades individuais de cada cavaleiro ou amazona.

As regras do que pode e o que não pode ser ajustável ao atleta estão relacionadas a classe a qual o cavaleiro está competindo, por isso, é essencial levar todo o regulamento da prova antes da competição.

Leia também: Todos os esportes das Paralimpíadas: veja lista e descrição

Tudo sobre hipismo paralímpico: como funciona?

No hipismo paralímpico, os atletas competem em diferentes categorias, dependendo do grau de deficiência e da capacidade funcional. O adestramento paraequestre é a única disciplina do hipismo no programa paralímpico, com provas de adestramento individuais, estilo livre individual e por equipes. Além disso, só podem competir esportistas com deficiências físico-motora ou visual.

Um dos elementos mais importantes de compreender ao aprender tudo sobre hipismo paralímpico é em relação às classes ou categorias nas quais os atletas são divididos. Então, vamos a elas!

Classes do hipismo paralímpico 

As classes do hipismo paralímpico são:

  1. Grau I – Cadeirantes com pouco ou nenhum equilíbrio do tronco, ou debilitados nos quatro membros
  2. Grau II – Cadeirantes ou atletas com severa complicação no tronco ou unilateral
  3. Grau III – Atletas capazes de caminhar sem suporte, com moderada debilitação unilateral; atletas com total perda de visão em ambos os olhos
  4. Grau IV – Atletas com deficiência severa dos membros superiores, deficiência moderada nos quatro membros ou baixa estatura.
  5. Grau V – Comprometimento leve em um ou dois membros. Atletas com deficiência visual leve.

Nas classes I, II a III, nas quais o grau de funcionalidade dos atletas é menor, os esportistas fazem suas apresentações em arenas com tamanho reduzido em comparação com os Graus IV a V.

A exigência das provas também aumenta conforme o grau. Os atletas de Grau I realizam provas de passo, enquanto os de Grau II e III devem andar e trotar. Já nos profissionais de graus IV e V, realizam provas a passo, trote, trabalho lateral e outros movimentos.

Leia também: Maiores medalhistas paralímpicos: os 20 principais campeões

Quais são as regras do hipismo paralímpico?

Além da divisão de classes, existem outras regras necessárias para compreendermos tudo sobre hipismo paralímpico. Então, vamos a elas!

  • Os paratletas do hipismo estão divididos em cinco classes ou graus, que vão de I a V. 
  • Os movimentos obrigatórios em prova são relativos ao grau que lhes foi atribuído.
  • Todos os atletas competem juntos, incluindo as pessoas com deficiência física e as pessoas com deficiência visual.
  • Homens e mulheres competem juntos, sem distinção.
  • No hipismo paralímpico a disputa é na prova de adestramento.
  • São três modalidades no programa: adestramento individual, por equipes e free style.
  • Nas provas individuais e por equipes os conjuntos (formado pelo cavaleiro ou amazona e o cavalo) devem realizar movimentos pré-determinados como passos, trotes e galopes, estabelecidos pela comissão organizadora, considerado o grau de deficiência.
  • Cinco juízes observam cada detalhe, até mesmo a posição da cabeça do cavalo.
  • Os atletas são avaliados pela exatidão da execução dos movimentos, qualidade e expressão artística da sua equitação.
  • Os juízes atribuem pontos com base no desempenho e na excelência de cada movimento.
  • Dependendo de suas necessidades, os cavaleiros podem usar equipamentos especiais, como selas, correias e esporas modificadas.
  • Protetores de cabeça e coletes são obrigatórios.
  • Guias podem auxiliar cavaleiros com deficiência visual.
  • Auxiliares podem ajudar o atleta a montar e desmontar do cavalo.
  • Violações como desobediência do cavalo, movimentos não-regulares ou comportamento antidesportivo podem resultar em penalidades.

Vale a pena destacar que na modalidade freestyle não há predeterminação dos movimentos que precisam ser realizados. Logo, os conjuntos se apresentam com a “coreografia” que desejarem, sendo acompanhados por música que os atletas escolhem.

Em suma, as regras do hipismo paralímpico são semelhantes às do hipismo tradicional, com algumas adaptações para acomodar as necessidades dos atletas com deficiência. 

Tipos de provas do hipismo paralímpico

Já destacamos que nas Paralimpíadas os atletas disputam em três modalidades, entretanto, para deixar este guia com tudo sobre hipismo paralímpico ainda mais claro e fácil de entender, organizamos os tipos de prova abaixo, para que você solucione possíveis dúvidas. 

  • Teste Individual: todos os cavaleiros e amazonas executam os mesmos movimentos prescritos para o grau de deficiência em que foram classificados.
  • Prova por Equipes: três cavaleiros de cada país competem juntos, também executando movimentos predeterminados.
  • Estilo Livre Individual: O cavaleiro escolhe música e coreografia, demonstrando criatividade e expressividade.

Com regras adaptadas e uma abordagem inclusiva, o hipismo paraolímpico inspira e emociona espectadores em todo o mundo.

Tudo sobre hipismo paralímpico em Paris 2024

O hipismo paraolímpico nas Olimpíadas de Paris 2024 acontecerá no famoso Château de Versailles, um símbolo histórico da realeza francesa, que ficou muito conhecido pelos filmes que retratavam a vida de Maria Antonieta.

O Chateau de Versailles está na lista do Património Mundial da UNESCO, tendo sido o primeiro local de Paris a entrar na lista, em 1979.  

Durante a competição serão distribuídas 11 medalhas de ouro, 11 de prata e, claro, 11 de bronze, nas seguintes categorias:

Campeonato Individual 

  • Grau I Individual 
  • Grau II Individual 
  • Grau III Individual 
  • Grau IV Individual 
  • Grau V Individual

Campeonato por equipas 

Equipe – Aberto

Campeonato individual de estilo livre

  • Individual – Grau I 
  • Individual – Grau II 
  • Individual – Grau III
  • Individual – Grau IV 
  • Individual – Grau V

Agora, sim, você tem um panorama com tudo sobre hipismo paralímpico. Seja na torcida ou em cima de um cavalo, praticando o esporte, essas informações vão ser muito úteis para tornar a modalidade ainda mais apaixonante.  

E para ficar por dentro de tudo o que acontece no esporte, participe da nossa comunidade gratuita no Whatsapp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.