O handebol de praia é uma variação do handebol tradicional, adaptada para ser jogada em terrenos arenosos. O esporte vem ganhando popularidade ao redor do mundo, e por isso decidimos explicar melhor como ele funciona.
Nesta matéria, então, você vai conferir quais são as regras do handebol de praia. Vamos explorar em detalhes as normas de estrutura e dimensão do local de jogo, além de contar quais são as principais infrações e penalidades aplicadas.
Se você gosta do esporte e quer saber mais sobre ele, se prepare para conhecer as principais regras do handebol de praia!
Abra sua conta na Betano e ganhe até 1.000 reais em bônus.
Pagamentos via PIX, jogos ao vivo e super odds!
Clique aqui para abrir sua conta!
Regras do handebol de praia: lista completa
- Área de jogo;
- Duração do jogo;
- Pontuação;
- Jogadores;
- Substituições;
- Equipamentos;
- O jogo;
- Infrações e penalidades.
Regras do handebol de praia: área de jogo
O campo de handebol de praia deve ser um retângulo que mede 27 metros de comprimento por 12 metros de largura. As linhas laterais e de fundo delimitam o campo, e as linhas laterais devem ser marcadas por fitas de 5 a 8 cm de largura.
Já no centro de cada linha de fundo, há uma área de gol, que é um semi-círculo com raio de 6 metros. A área de gol é uma zona exclusiva para o goleiro, e os jogadores de linha só podem entrar nela no ar, em movimento de arremesso.
Regras do handebol de praia: duração do jogo
O jogo é dividido em dois sets de 10 minutos cada, com um intervalo de 5 minutos entre os sets. Se cada equipe vencer um set, um terceiro período chamado “shoot-out” é realizado para determinar quem será o vencedor.
Este shoot-out é uma sequência de tiros livres diretos, que acontece quando cada jogador tenta marcar um gol contra o goleiro adversário em situações de um contra um.
Regras do handebol de praia: pontuação
No handebol de praia, os pontos são atribuídos não somente pela quantidade de gols marcados, mas também pela dificuldade de marcá-los.
Um gol comum, por exemplo, vale 1 ponto, enquanto gols feitos em manobras acrobáticas, como giros de 360 graus ou em situações especiais como o goleiro-linha, valem 2 pontos.
Este sistema de pontuação incentiva jogadas criativas e espetaculares, aumentando a atratividade do jogo e o deixando mais competitivo!
Regras do handebol de praia: jogadores
Cada equipe é composta por um máximo de 10 jogadores, sendo que apenas 4 podem estar em campo ao mesmo tempo: 3 jogadores de linha e 1 goleiro.
As substituições são ilimitadas e podem ser feitas a qualquer momento durante o jogo, sem a necessidade de interrupção, desde que os jogadores que saem e entram façam isso dentro da área de substituição, que fica próxima às linhas laterais.
Regras do handebol de praia: substituições
As substituições no handebol de praia são ilimitadas e podem ser realizadas a qualquer momento durante o jogo, sem necessidade de notificação ao árbitro.
Os jogadores devem entrar e sair do campo pela zona de substituição, localizada ao lado do campo, evitando assim qualquer confusão ou vantagem indevida.
Regras do handebol de praia: equipamentos
O equipamento básico para o handebol de praia inclui uma bola especial feita com material sintético, que deve ser resistente à água e ter uma boa aderência, mesmo quando for molhada.
Os jogadores ainda devem usar trajes apropriados para a areia: bermudas para homens e tops e shorts para mulheres. O uso de calçados não é permitido, exceto meias especiais, se necessário.
Regras do handebol de praia: o jogo
Veja como funciona uma partida de handebol de praia:
- O jogo começa com um tiro de saída do centro do campo, determinado por sorteio. Então, o time vencedor do sorteio decide se quer iniciar o jogo ou escolher o lado do campo.
- O tiro de saída deve ser executado dentro de 3 segundos após o apito do árbitro e pode ser feito para qualquer direção.
- As ações ofensivas e defensivas são dinâmicas no handebol de praia. Logo, os jogadores de linha podem entrar na área de gol enquanto estiverem no ar, mas não podem tocar o solo dentro dela.
- Defensores devem evitar contato excessivo e não podem obstruir os atacantes de forma ilegal.
- Arremessos e passes devem ser feitos rapidamente, e a bola não pode ser segurada por mais de 3 segundos.
- No handebol de praia, dois árbitros são responsáveis por supervisionar o jogo, garantindo que as regras sejam seguidas. Eles têm autoridade para tomar decisões sobre infrações, validar gols e controlar o tempo de jogo.
- Além dos árbitros, há um cronometrista e um anotador que auxiliam no controle do tempo e na documentação do jogo.
- Cada equipe tem direito a um time-out de 1 minuto por set. O técnico deve solicitá-lo ao anotador ou ao árbitro durante uma pausa no jogo. Time-outs são estratégicos, permitindo que as equipes reavaliem suas táticas e descansem brevemente.
- Se cada time vencer um set, o jogo é decidido por um shoot-out. Cada equipe designa cinco jogadores para realizar arremessos individuais contra o goleiro adversário, em situações de um contra um.
O jogador deve, então, pegar a bola, correr e tentar marcar um gol em uma única tentativa. A equipe que marcar mais gols ao final da série vence o jogo. Se ainda houver empate, a disputa continua com um jogador de cada equipe até que haja um vencedor.
Regras do handebol de praia: infrações e penalidades
Entre as infrações no handebol de praia estão conduta antidesportiva, contato físico excessivo e entrada ilegal na área de gol.
As penalidades podem variar desde tiros livres para a equipe adversária, até exclusões temporárias ou desqualificações do jogador infrator.
Jogadores excluídos temporariamente devem deixar o campo por 2 minutos, deixando a equipe com um jogador a menos.
Regras do handebol de praia: lista completa
- Área de jogo;
- Duração do jogo;
- Pontuação;
- Jogadores;
- Substituições;
- Equipamentos;
- O jogo;
- Infrações e penalidades.
Já que você chegou até aqui e gostou de aprender sobre as regras do handebol de praia, aproveite para continuar navegando pelo site e adquirir muito mais conhecimento sobre esse e outros esportes!