seu melhor jogo

Inventado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorenzen e pelo alemão Sett Reindle, o goalball surgiu como esporte de inserção social de pessoas com deficiência visual. Seu objetivo inicial era reabilitar veteranos da Segunda Guerra Mundial, que ficaram cegos em combate. A partir desse breve trecho sobre a história da modalidade, entender tudo sobre goalball se torna um trabalho muito mais importante. 

Diferente do futebol de cegos, que é uma modalidade paralímpica criada a partir de um esporte que já existia, o goalball foi projetado, desde seu nascimento, especificamente para pessoas com deficiência visual.

Contudo, é comum encontrar quem tenha dúvidas sobre o que é o jogo, por isso criamos este guia com tudo sobre goalball. Confira e tire as suas dúvidas. 

Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

O que é Goalball?

O goalball é a única modalidade paralímpica que não é adaptada e surgiu já direcionada a atender as demandas dos atletas com deficiência visual. O goalball é um esporte de equipe, no qual o objetivo dos atletas é lançar a bola com as mãos em direção ao gol do time adversário. 

Enquanto isso, os jogadores da equipe adversária tentam impedir que a marcação seja feita. 

Como os jogadores possuem deficiência visual, os atletas usam o tato e a audição para identificarem onde a bola está.

Dessa forma, eles se movimentam na direção correta, impedindo a marcação do ponto adversário. 

Em busca de ampliar o “barulho” feito na movimentação da bola, em seu interior ficam tipos de sinos (ou guizos internos), que produzem som enquanto se movem pela quadra.

Para tirar alguma dúvida que você tenha ficado sobre como funciona o goalball, antes de partirmos para as regras mais detalhadas da modalidade paralímpica, vale a pena conferir os melhores momentos da final do Parapan 2023, que aconteceu em Santiago, quando o Brasil foi campeão. 

Como você pode perceber ao assistir ao jogo, em uma partida, a torcida precisa ficar em silêncio para que as equipes possam ouvir os sons emitidos pela bola. 

Apenas nos momentos de pausa no jogo, como na marcação do gol e em sua comemoração, é que a torcida pode se manifestar.

Tudo sobre goalball: regras importantes da modalidade

Agora, sim, seguimos para entender tudo sobre goalball, conhecendo as principais regras:

  1. Atletas com diferentes graus de deficiência visual podem praticar o esporte. Todos são vendados, para garantir a igualdade entre as equipes.  
  2. A quadra tem 9 metros de largura por 18 metros de comprimento.
  3. O gol tem 9 metros de largura por 1,3 m de altura.
  4. O jogo acontece em dois tempos de 12 minutos cada
  5. O jogo pode acabar antes do tempo se alguma das equipes abrir 10 pontos de diferença
  6. Cada equipe é composta por seis jogadores, sendo três titulares e três reservas. É permitido um máximo de três substituições durante o jogo.
  7. Os jogadores são posicionados em suas respectivas áreas de gol, com um no centro e os outros dois em cada extremidade da quadra.
  8. Os jogadores devem permanecer em contato com o chão da quadra em todos os momentos.
  9. Existe uma linha de lançamento que demarca o local de onde os lançamentos devem ser feitos por cada equipe.
  10. O jogo começa com a bola sendo lançada pelo árbitro a partir do centro da quadra.
  11. Os jogadores devem rastrear a bola usando o tato e a audição e se movimentar rapidamente para interceptá-la ou lançá-la em direção ao gol adversário.
  12. A bola deve ser lançada abaixo da altura do joelho e deve rolar pelo menos uma vez antes de cruzar a linha de lançamento do time adversário.
  13. Os jogadores têm 10 segundos para lançar a bola após recuperá-la e podem ser penalizados por atrasos.

Leia também: Regras do futebol de cegos: como o esporte se adapta à realidade dos jogadores?

Penalidades do goalball

Complementando as regras que explicam tudo sobre goalball, precisamos conhecer algumas penalidades comuns incluem tocar na venda nos olhos durante o jogo, além de:

  • obstruir o arremesso de um adversário;
  • lançar a bola acima da altura permitida.

A cada penalidade, a equipe adversária tem o direito a realizar um tiro livre, no qual o jogador pode lançar a bola em direção ao gol sem a defesa dos adversários.

Tudo sobre goalball: principais dúvidas sobre uma partida

Como jogar goalball?

O Goalball é jogado em uma quadra coberta, com dimensões regulamentares de 18 m de comprimento por 9 m de largura. Cada equipe é composta por três jogadores, que usam vendas nos olhos para garantir a igualdade de condições. A bola usada é feita de borracha e tem sinos internos para produzir som enquanto se move pela quadra.

Como funciona o goalball?

O jogo começa com os jogadores posicionados atrás da linha da área, com a bola sendo lançada pelo centro da quadra. Os atletas devem usar o tato e a audição para rastrear a bola e defender seu gol, impedindo a marcação adversária. Para marcar um gol, a bola deve atravessar completamente a linha de gol adversária.

Quando o goalball chegou ao Brasil?

O goalball chegou ao Brasil por volta de 1985 por meio de programas de reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência, visando oferecer oportunidades esportivas e de lazer.

A partir dessa introdução inicial, o Goalball ganhou popularidade entre pessoas com deficiência visual em todo o Brasil. 

Com o tempo, foram criadas organizações e associações dedicadas à prática e ao desenvolvimento do esporte no país, contribuindo para sua disseminação e crescimento em várias regiões.

Em 2024, em Paris, a seleção de goalball do Brasil estará competindo por mais uma vitória e será uma ótima oportunidade para colocar tudo sobre goalball que você aprendeu até agora, torcendo muito por nossa seleção.

Como você viu ao conhecer tudo sobre goalball, a modalidade é muito mais do que apenas um esporte, sendo uma forma de promover a inclusão e celebrar a diversidade.

Com suas regras simples, mas desafiadoras, e sua ênfase na habilidade tátil e auditiva, o Goalball continua a inspirar jogadores e espectadores em todo o mundo. 

E se você é um apaixonado por esporte e quer ficar ligado no que acontece nas diversas modalidades, participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.