Neste guia completo, te ajudamos a entender tudo sobre Counter-Strike: o que é, como funciona, quais são as armas, mapas, posições, regras e muito mais. Torne-se um verdadeiro expert e tire todas as suas dúvidas.
Abra sua conta na Betano e ganhe até 1.000 reais em bônus.
Pagamentos via PIX, jogos ao vivo e super odds!
Clique aqui para abrir sua conta!
O que é Counter-Strike
Antes de tudo: o que é Counter-Strike? Um dos jogos de tiro em primeira pessoa mais populares. Foi originalmente lançado como um mod para o jogo Half-Life em 1999, mas cresceu ao ponto de se tornar uma franquia por si só. Ao longo dos anos, o jogo evoluiu através de várias versões, como Counter-Strike: Source e Counter-Strike: Global Offensive. Em setembro de 2023, saiu o título mais recente: Counter-Strike 2.
Como funciona o Counter-Strike
A mecânica de como funciona o Counter-Strike é simples. Os jogadores são divididos em duas equipes: os terroristas, que podem plantar a bomba em locais designados, e os contra-terroristas, que devem impedir os terroristas de plantar a bomba, desarmá-la e resgatar reféns.
Quando você entra em uma partida de Counter-Strike (CS), pode escolher se quer jogar como terrorista ou contra-terrorista. Antes que a rodada comece, você também pode comprar armas e equipamentos com a moeda dos jogos (que conquistou nas rodadas anteriores).
Qual a história do Counter-Strike
O Counter-Strike não possui uma narrativa contínua ou uma história elaborada entre os jogos em si. Em vez disso, cada jogo da série é focado principalmente na jogabilidade competitiva e multiplayer, sem uma trama unificada.
Qual o objetivo do Counter-Strike
O objetivo do Counter-Strike muda a depender do modo de jogo. Se você estiver jogando como Terrorista, a ideia é plantar a bomba em um local específico. Se você estiver jogando como Contra-Terrorista, seus objetivos incluem desarmar a bomba e eliminar os terroristas.
Quais são as armas do Counter-Strike
Tudo sobre Counter-Strike: armas corpo a corpo
- Faca
- Pistolas
- 9x19mm Sidearm (Glock 18)
- K&M .45 Tactical (USP)
- 228 Compact (SIG Sauer P226)
- Night Hawk .50C (Desert Eagle)
- ES Five-seveN (FN Five-seveN)
- Dual Elites (Double Berettas 92)
Tudo sobre Counter-Strike: escopetas
- Leone 12 Gauge Super (Benelli M3)
- Leone YG1265 Auto Shotgun (Benelli M1014)
Tudo sobre Counter-Strike: submetralhadoras
- Schmidt Machine Pistol (Steyr TMP)
- Ingram MAC-10 (Ingram MAC-10)
- K&M Sub-machine Gun (H&K MP5)
- K&M UMP45 (H&K UMP-45)
- ES C90 (FN P90)
Tudo sobre Counter-Strike: metralhadoras
- M249 (M249 SAW)
Tudo sobre Counter-Strike: rifles
- IDF Defender (IMI Galil)
- Clarion 5.56 (FAMAS)
- CV-47 (AK-47)
- Malverick M4A1 (Colt M4A1)
- Schmidt Scout (Steyr Scout)
- Krieg 552 (SIG SG 552)
- Bullpup (Steyr AUG)
- D3/AU-1 (H&K G3)
- Krieg 550 Commando (SIG SG 550)
- Magnum Sniper Rifle (L96 Artic Warfare Magnum)
Tudo sobre Counter-Strike: Granadas
- HE Grenade (granada de mão)
- Smoke Grenade (granada de fumaça)
- Flashbang (granada de cegamento)
Quais são os mapas do Counter-Strike
Há vários mapas do Counter-Strike, cada um com seu próprio layout e características únicas.
- Dust II: ambientado em um deserto e é amplamente jogado tanto em partidas casuais quanto em competições profissionais.
- Mirage: caracterizado por seu ambiente urbano e layout versátil.
- Inferno: situado em um ambiente urbano com ruas estreitas e passagens sinuosas.
- Cache: mistura de ambientes internos e externos.
- Overpass: ambiente urbano contemporâneo.
- Train: ambientado em uma estação de trem abandonada.
- Nuke: uma instalação nuclear e apresenta dois andares principais com múltiplos pontos de entrada e saída.
Tudo sobre Counter-Strike: posições
As posições no Counter-Strike se referem às áreas do mapa onde os jogadores assumem posições estratégicas para defender ou atacar.
A Site/Bomb Site A
Uma área do mapa onde os Terroristas podem plantar a bomba. Os jogadores Contra-Terroristas geralmente defendem essa área para evitar que a bomba seja plantada ou para desarmá-la caso tenha sido.
B Site/Bomb Site B
Outra área onde os Terroristas podem plantar a bomba. Assim como no A Site, os jogadores Contra-Terroristas tentam evitar que a bomba seja plantada.
Mid (meio)
Área central do mapa, conecta os dois sites de bomba. Controlar o meio pode ser crucial para flanquear o inimigo.
Long
Área do mapa caracterizada por corredores longos e abertos Rota importante para os Terroristas avançarem em direção ao A Site.
Short
Uma rota mais curta, muitas vezes encontrada perto dos sites de bomba. Pode ser uma área de confronto intensa entre as equipes.
Apartments/Apartamentos
Áreas residenciais, que permitem posição importante para controlar o acesso aos sites de bomba e ganhar controle do mapa.
Connector
Área que conecta diferentes partes do mapa, permitindo a movimentação rápida entre elas.
Quais são as regras do Counter-Strike
Entre as regras do Counter-Strike, consta que os jogadores não devem entrar em uma partida com a intenção de perder ou atrapalhar os companheiros de equipe.
Além disso, está proibido usar automação por qualquer motivo. A Valve também orienta que o player jogue a partida completa. Não trapacear e não insultar os outros jogadores também consta na lista.
“Deixar de seguir essas diretrizes pode resultar em diversas penalidades, incluindo tempos de espera, restrições de comunicação e banimentos de jogo”, diz a empresa, no site oficial.
Todos os Counter-Strike lançados até hoje
Até então, a franquia Counter-Strike conta com cinco títulos: Counter-Strike (2000), Counter-Strike: Condition Zero (2004), Counter-Strike: Source (2004), Counter-Strike: Global Offensive (2012), Counter-Strike 2 (2023). Veja mais detalhes de cada um dos jogos lançados até hoje.
Counter-Strike (2000)
O jogo original se tornou popular devido à sua jogabilidade competitiva e equilibrada, estabelecendo os fundamentos da série.
Counter-Strike: Condition Zero (2004)
Uma versão atualizada do Counter-Strike original, com melhorias gráficas, novos mapas e uma campanha para um jogador. Responsável por trazer algumas inovações ao jogo.
Counter-Strike: Source (2004)
Uma versão atualizada do Counter-Strike original. Utilizando o motor Source da Valve, trouxe melhorias gráficas e físicas. Embora tenha sido criticado inicialmente por algumas mudanças na mecânica de jogo, acabou se tornando popular entre os jogadores.
Counter-Strike: Global Offensive (2012)
CS:GO trouxe gráficos atualizados, novos modos de jogo, mapas e melhorias significativas na jogabilidade. Tornou-se um pilar do cenário de eSports.
Counter-Strike 2 (2023)
Enquanto isso, o Counter‑Strike 2 representa o maior avanço técnico na história da franquia, garantindo novas funcionalidades e atualizações.
Viu como agora você já sabe tudo sobre Counter-Strike? Para conhecer ainda mais, não deixe de conferir o nosso conteúdo: