A Argentina não é apenas uma terra de grandes jogadores; também é o berço de alguns dos técnicos mais influentes e talentosos da história do futebol. Ao longo das décadas, os treinadores argentinos deixaram sua marca tanto em clubes, moldando equipes históricas, quanto em seleções nacionais espalhadas pelo mundo. Então chegou a hora de conhecer alguns dos principais e melhores técnicos Argentinos da história.
Abra sua conta na Betano e ganhe até 500 reais em bônus.
- Pagamentos via PIX (Saques e depósitos rápidos)
- Jogos ao vivo (Transmissão grátis de mais de 100 esportes)
- Super Odds (As melhores cotações do mercado)
Clique aqui para abrir sua conta!
TOP 10 maiores técnicos argentinos da história
Este texto explora os melhores técnicos argentinos da história, destacando suas contribuições e os legados que deixaram dentro de campo. A lista escolhida foi:
- Lionel Scaloni
- Mauricio Pochettino
- Marcelo Bielsa
- Jorge Sampaoli
- Carlos Salvador Bilardo
- Alejandro Sabella
- César Luis Menotti
- Diego Simeone.
- Gerardo Martino
- Alfio Basile
A seguir, vamos mergulhar na história destes profissionais. Você verá que encontraremos desde estrategistas inovadores que revolucionaram o próprio futebol, até líderes carismáticos que inspiraram gerações.
Sem dúvidas, os técnicos argentinos, junto com os melhores jogadores argentinos de todos os tempos, ajudaram a consolidar o país como uma potência do futebol mundial.
Lionel Scaloni
Para abrir nossa lista de melhores técnicos argentinos da história, escolhemos o atual técnico da seleção que possui uma carreira meteórica, com a seleção sendo o seu primeiro trabalho da carreira em equipes profissionais.
Como técnico, Scaloni treinou a Seleção Sub-20 da Argentina, assumindo em 2018 interinamente a Seleção principal.
Em 2019, foi confirmado como técnico titular e conquistou a Copa América em 2021 , interrompendo um jejum de 28 anos sem títulos.
Já em 2022, chegou ao auge da carreira levando sua seleção para o título da Copa do Mundo.
Mauricio Pochettino
Pochettino destacou-se no Southampton e no Tottenham Hotspur, levando o clube londrino à final da Liga dos Campeões em 2019.
Em 2021, assumiu o Paris Saint-Germain, conquistando o título da Ligue 1.
Ao longo de sua carreira, Pochettino se consolidou entre os melhores técnicos argentinos, especialmente por sua filosofia de jogo baseada nas seguintes características:
- Habilidades técnicas
- Jogo ofensivo
- Desenvolvimento de jovens talentos
- Liderança e disciplina
Marcelo Bielsa
Conhecido como “El Loco”, Bielsa é atualmente o técnico da seleção do Uruguai, tendo firmado seu nome no mundo do futebol, especialmente por sua filosofia inovadora e ousada, que chegou a equipes como:
- Newell’s Old Boys
- Lille
- Marselha
- Athletic Bilbao
- Leeds United
Bielsa é admirado por sua abordagem tática, intensidade e desenvolvimento de jovens talentos.
Sua influência no futebol mundial é significativa, inspirando técnicos como Pep Guardiola e Mauricio Pochettino, alguns dos melhores técnicos da história do futebol.
Jorge Sampaoli
Não podíamos deixar de fora da nossa lista de melhores técnicos argentinos da história o polêmico técnico Jorge Sampaoli, muito conhecido no futebol brasileiro.
Com alguns grandes trabalhos que se destacam, entre eles o sucesso na liderança da Universidad de Chile, Sevilla e Seleção Chilena, Sampaoli se destacou e se firmou no cenário mundial de grandes técnicos.
Na seleção da Argentina, não teve um grande trabalho, mas isso não diminuiu sua importância e influência no cenário sul americano.
Carlos Salvador Bilardo
Como técnico, Bilardo liderou a Seleção Argentina à conquista da Copa do Mundo de 1986, no México, com um time comandado por Diego Maradona.
Bilardo também treinou equipes como Estudiantes, Deportivo Cali e Boca Juniors, conquistando títulos nacionais e internacionais.
Sua filosofia de jogo, baseada na disciplina tática e na criatividade, o tornou um dos técnicos mais respeitados da história do futebol argentino.
Alejandro Sabella
Continuando nossa lista de melhores técnicos argentinos da história, Sabella iniciou sua carreira como técnico em 2009, no Estudiantes, conquistando logo em seu primeiro trabalho a Copa Libertadores.
Além disso, levou a seleção da Argentina às finais da Copa do Mundo de 2014, quando foi vice-campeão. Logo após a final, deixou o cargo com um legado respeitável no futebol argentino.
Sabella ainda ficou conhecido por sua abordagem tática e habilidade em motivar jogadores.
César Luis Menotti
Menotti é um dos principais nomes da história do futebol argentino, conquistando a Copa do Mundo de 1978, com a Seleção Argentina.
Como jogador, atuou no Racing Club, Boca Juniors e Sampdoria. Já como técnico, passou por equipes como Huracán, Newell ‘s Old Boys, Barcelona de Guayaquil e Seleção Argentina.
Menotti é considerado um dos principais responsáveis pelo sucesso da seleção nas décadas de 1970 e 1980, e sua filosofia de jogo influenciou gerações de técnicos e jogadores.
Diego Simeone
Como jogador, conquistou títulos com River Plate, Atlético de Madrid e Inter de Milão. No entanto, foi como técnico do Atlético de Madrid que Simeone alcançou destaque no cenário mundial do futebol.
Um dos melhores técnicos de futebol da atualidade, Simeone transformou o Atlético em uma força competitiva, com uma filosofia de jogo baseada em:
- disciplina tática;
- intensidade defensiva;
- contragolpes rápidos;
- liderança.
Seu sucesso no Atlético de Madrid o tornou um dos melhores técnicos argentinos da história e um dos mais respeitados do futebol mundial.
Algumas de suas principais conquistas com a equipe espanhola foram:
- La Liga
- Copa do Rei
- Supercopa da Espanha
- Liga Europa
- Supercopa da UEFA
Gerardo Martino
Tata Martino, como é mais conhecido, iniciou sua carreira como treinador trabalhando no Paraguai, nas equipes do Cerro Porteño e principalmente do Libertad.
Posteriormente assumiu como treinador da Seleção Paraguaia, levando a equipe à sua melhor colocação na Copa do Mundo de 2010, quando chegou até as quartas de final.
Foi anunciado oficialmente como treinador do Barcelona em 2013, clube pelo qual venceu a Supercopa da Espanha.
Em agosto de 2014, substituiu Alejandro Sabella como novo técnico da Seleção Argentina.
Em duas competições oficiais que disputou com a Argentina, sagrou-se vice-campeão em ambas: na Copa América de 2015 e na Copa América Centenário.
Alfio Basile
Para fechar nossa lista de melhores técnicos argentinos da história, o escolhido foi Basile.
Considerado um dos técnicos mais respeitados da história do futebol argentino, construiu uma carreira marcada por conquistas e contribuições significativas para o desenvolvimento do esporte.
Sua trajetória como técnico inclui passagens por equipes como:
- Boca Juniors
- Racing Club
- Independiente
- Atlético Madrid
- River Plate.
- América de Cali
Além de sua passagem pelos dois principais times argentinos, Basile foi técnico da seleção argentina.
Com ele, encerramos a lista com os melhores técnicos argentinos da história. Sem dúvidas, o país é um dos maiores nomes do futebol mundial, e isso graças aos seus maiores craques, mas também a grandes líderes que ajudaram a moldar o que é o esporte.
Abra sua conta na Betano e ganhe até 500 reais em bônus.
- Pagamentos via PIX (Saques e depósitos rápidos)
- Jogos ao vivo (Transmissão grátis de mais de 100 esportes)
- Super Odds (As melhores cotações do mercado)
Clique aqui para abrir sua conta!