A posição do lateral é uma das que mais passou por mudanças no futebol. Se há alguns anos, o jogador da posição atuava quase como um zagueiro pelos lados, hoje muitos dos melhores laterais direitos argentinos da história atuam como alas, aparecendo na linha de fundo várias vezes ao longo das partidas.
O lateral ainda pode ser um “lateral construtor”, que atua mais fechado pelo meio, ou até mesmo um terceiro zagueiro, ajudando na saída de bola e cobrindo os pontas que vão para o ataque.
Dito isso, vamos conhecer os maiores craques da posição, ao longo da linda história do futebol na Argentina.
- Pagamentos via PIX (Saques e depósitos rápidos)
- Jogos ao vivo (Transmissão grátis de mais de 100 esportes)
- Super Odds (As melhores cotações do mercado)
8 melhores laterais direitos argentinos da história: carreira, títulos e recordes
Confira a lista com os melhores laterais direitos argentinos da história:
1. Javier Zanetti
2. Gonzalo Montiel
3. Ricardo Giusti
4. Pablo Zabaleta
5. Fabian Basualdo
6. Jorge Olguín
7. Eduardo Commisso
8. Hugo Ibarra
1. Javier Zanetti
Javier Zanetti jogou pelo Talleres, mas ganhou destaque no Banfield, antes de se transferir para a Internazionale, em 1995.
Durante 19 anos no clube, tornou-se uma lenda, acumulando títulos como a Liga dos Campeões, o Campeonato Italiano e a Copa da Itália. Zanetti era conhecido por sua versatilidade, liderança e consistência.
Com mais de 850 jogos pela Internazionale, é um dos maiores ídolos da história do clube.
Pela seleção argentina, Javier Zanetti também teve uma carreira marcante, atuando por 16 anos e acumulando 145 partidas, sendo o jogador com mais convocações da história do país até hoje.
2. Gonzalo Montiel
Gonzalo Montiel iniciou sua carreira no River Plate, onde rapidamente se destacou como lateral-direito, conquistando títulos como a Libertadores, de 2018, vencida sobre o arquirrival Boca Juniors.
Seu talento o levou à seleção argentina, onde conquistou a Copa América, em 2021, e a Copa do Mundo de 2022, ano em que foi contratado pelo Sevilla FC e ganhou a Liga Europa e a Supercopa da UEFA.
Montiel é conhecido pela sua versatilidade, habilidade defensiva e capacidade ofensiva, ficou marcado por converter o pênalti decisivo na final da Copa do Mundo, que deu a terceira taça para a Argentina no Catar.
3. Ricardo Giusti
Ricardo Giusti iniciou sua carreira no futebol argentino, atuando principalmente como lateral direito.
Passou por clubes como Newell ‘s Old Boys e Independiente, onde se destacou, conquistando diversos títulos, incluindo a Copa Libertadores e a Copa Intercontinental em 1984.
Reconhecido por sua versatilidade e liderança, Giusti também foi parte fundamental da seleção argentina, com destaque nas Copas do Mundo de 86 e 90, onde a seleção foi campeã e vice-campeã respectivamente.
Seu estilo de jogo combativo e sua consistência o tornaram uma figura importante no futebol argentino, sendo admirado por sua dedicação e profissionalismo.
4. Pablo Zabaleta
Zabaleta iniciou sua carreira jogando pelo San Lorenzo, antes de se destacar no Espanyol de Barcelona.
Em 2008, foi contratado pelo Manchester City, onde se tornou uma das figuras mais importantes da história do clube, conquistando títulos importantes.
Entre os melhores laterais direitos argentinos da história, se consolidou pela sua consistência defensiva e contribuição no ataque.
Zabaleta acumulou títulos como a Premier League, Copa da Inglaterra e a Copa da Liga Inglesa.
Além disso, teve uma carreira internacional de sucesso com a seleção argentina, tendo como maior destaque o vice-campeonato mundial na Copa de 2014, no Brasil.
5. Fabian Basualdo
Fabián Basualdo começou sua carreira jogando por clubes como Newell’s Old Boys e River Plate.
No River, se consolidou como lateral-direito, sendo um dos principais nomes da defesa da equipe durante a década de 1990.
Além de sua sólida trajetória nos clubes, Basualdo teve um papel importante nas conquistas da Copa América pela seleção argentina, vencendo em 1991 e 1993.
O jogador também foi reconhecido por sua dedicação e forte marcação ao longo da carreira, com passagens notáveis por outros clubes da Argentina como Godoy Cruz e Platense, onde encerrou sua carreira em 2000.
6. Jorge Olguín
Jorge Olguín teve uma carreira brilhante como lateral da seleção argentina, sendo um dos pilares da defesa durante a conquista da Copa do Mundo de 1978.
O jogador começou sua trajetória no futebol argentino jogando pelo San Lorenzo, onde ganhou notoriedade por sua solidez defensiva.
Olguín também atuou por outros clubes, como o Independiente e Argentinos Júniors, sendo campeão da Libertadores pelo El Tifón de Boyacá.
Com sua habilidade de marcação e presença de área, ele se tornou um dos zagueiros mais respeitados da sua geração, destacando-se principalmente pela vitória histórica da Copa do Mundo vencida em casa.
7. Eduardo Commisso
Ainda entre os melhores laterais direitos argentinos da história, Eduardo Commisso se destacou principalmente no Independiente, nos anos 70.
Sua carreira começou nas divisões de base do clube, e ele rapidamente se tornou um ícone da defesa, sendo peça fundamental nas grandes conquistas da equipe.
Com sua sólida presença defensiva e liderança, Commisso ajudou o Independiente a conquistar títulos importantes, incluindo 4 edições da Copa Libertadores e um mundial de clubes.
É lembrado como um dos grandes nomes da história do clube e uma lenda do futebol argentino.
8. Hugo Ibarra
Hugo Ibarra iniciou sua carreira no futebol argentino, passando por clubes como o Colón, antes de se destacar no Boca Juniors.
Com grande desempenho como lateral-direito, Ibarra conquistou títulos importantes, incluindo quatro edições da Copa Libertadores e do Campeonato Argentino.
Reconhecido por sua habilidade defensiva e velocidade, chamou a atenção do futebol europeu, atuando por clubes como Porto, Mônaco e Espanyol.
Além de sua carreira vitoriosa, Ibarra é lembrado pela sua garra e dedicação, sendo um ícone no Boca Juniors e no futebol argentino.
A posição de lateral é uma das que mais evoluiu nos últimos anos, com isso, versatilidade, preparo físico e técnica têm sido requisitos cada vez mais cobrados. Neste aspecto, os melhores laterais direitos argentinos da história tem muito a contribuir para função.
Agora, sim, encerramos a lista com os 8 melhores laterais direitos argentinos da história. E, se você é fã do futebol sul americano, leia também:
- Os 10 maiores times da Argentina de todos os tempos
- 10 melhores laterais esquerdos argentinos da história: carreira e títulos dentro e fora do país
- 10 melhores meias argentinos da história: de Maradona a Messi
- Pagamentos via PIX (Saques e depósitos rápidos)
- Jogos ao vivo (Transmissão grátis de mais de 100 esportes)
- Super Odds (As melhores cotações do mercado)