O Campeonato Brasileiro é uma fábrica de craques, não dá para negar. Há anos, nosso futebol revela jogadores memoráveis, do gol ao ataque, e encanta o mundo com seu talento. Hoje vamos falar daqueles caras que podem ser os maiores heróis ou vilões: os goleiros. É hora de você saber quem são os melhores goleiros do Brasil! 👇
Participe da nossa comunidade gratuita no Whatsapp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.
Como saber quem é o melhor goleiro do Brasil?
Para dizer quem realmente é o melhor goleiro do Brasil ou quem são os melhores goleiros do Brasil, podemos usar diferentes critérios.
Assim como no texto sobre a maior torcida de futebol do mundo, definir quem é o melhor goleiro do futebol brasileiro não é rápido ou fácil.
Aqui, teremos como base o campeonato mais importante do nosso país, o Brasileirão. Vamos aos critérios:
Gols tomados
Esse fator considera apenas o número de gols sofridos pelo goleiro durante todas as partidas do campeonato.
Quanto ele foi decisivo
Aqui teremos uma porcentagem que será calculada utilizando como base o número de gols decisivos levados e o número de defesas decisivas. Você vai entender melhor ao longo do texto!”
Número de jogos sem tomar gols
Na Inglaterra é muito comum utilizarem o clean sheet para determinar a qualidade do momento vivido pelo goleiro. A palavra em inglês tem como tradução “papel em branco”, mas na prática, significa “jogos sem sofrer gols”.
Seleção Brasileirão
O Brasileirão terminou em dezembro do ano passado e, como de costume, premiou os melhores atletas da competição naquela oportunidade.
Melhores goleiros do Brasil: ranking dos mais decisivos no campeonato
Utilizando o índice de defesas e gols tomados que foram decisivos, rankeamos os melhores goleiros do Brasil em atividade.
1- Lucas Perri (26 anos) do Botafogo – 58,3% decisivo
Em 29 jogos, considerando exclusivamente as partidas em que o Botafogo empatava ou vencia por um gol, Lucas Perri fez 21 defesas difíceis e levou 15 gols decisivos.
Se fizermos uma conta rápida, ele conseguiu evitar 21 de 36 lances difíceis decisivos. Ou seja, em 58% dos lances críticos ele foi decisivo para o clube.
2- Matheus Cunha (22 anos) do Flamengo – 51,9% decisivo
Matheus Cunha, que entrou em campo 19 vezes, dez a menos do que Lucas, fez 14 defesas difíceis e sofreu 13 gols em momentos decisivos pelo Flamengo. Sua influência foi de 52%. E ainda assim, Matheus perdeu a titularidade para o argentino Rossi.
3- Éverson (33 anos) do Atlético-MG – 50% decisivo
O goleirão do Galo jogou quase todas as partidas do Campeonato Brasileiro, foram 36 no total e uma soma de 31 levados. Porém, ele evitou 17 gols certos, o que faz com que ele apareça por aqui na terceira posição.
4- Léo Jardim (29 anos) do Vasco – 50% decisivo
Léo salvou o Vasco de tomar 25 gols decisivos em 2023. Número impressionante que ajudou o time a garantir sua permanência na Série A. Não é à toa que ele aparece em quarto lugar na lista dos melhores goleiros do Brasil.
5- Rafael Cabral (33 anos) do Cruzeiro – 48,6% decisivo
Rafael, formado nas categorias de base do Santos, está no Cruzeiro desde 2022 e ajudou a Raposa no Brasileirão, fazendo 17 defesas difíceis em 37 jogos.
6- Marcos Felipe (27 anos) do Bahia – 44,9% decisivo
Se o Bahia escapou por pouco do rebaixamento, Marcos Felipe com certeza teve dedo nisso! Apesar de sofrer 27 gols considerados decisivos, o goleiro compensou fazendo 22 defesas também decisivas.
7- Rafael (34 anos) do São Paulo – 44,7% decisivo
O goleiro do tricolor paulista chega para ocupar nossa sétima posição com 17 defesas decisivas. Nada mal para quem tem os legados de nomes como Zetti e Rogério Ceni para dar seguimento, não é?
8- Weverton (36 anos) do Palmeiras – 44% decisivo
O gigante Weverton, do alviverde, fez mais uma grande temporada pelo Palmeiras, sendo decisivo 11 vezes em 38 partidas.
9- João Paulo (28 anos) do Santos – 42,2% decisivo
O goleiro de 28 anos do Santos Futebol Clube ocupa a nona posição no ranking dos melhores goleiros do Brasil. O santista fez 19 defesas decisivas, mas tomou 26 gols importantes, por isso seu índice ficou mais baixo do que o de outros lá de cima.
10- Fábio (43 anos) do Fluminense – 42,1% decisivo
Fábio, veterano, ex-Cruzeiro, aparece por aqui em décimo lugar. Apesar do seu time não ter feito um bom campeonato, o goleiro foi importante 17 vezes.
11- Cleiton (26 anos) do RB Bragantino – 42,1% decisivo
O Cleiton fez 24 jogos pelo seu clube e realizou 8 defesas dificílimas que ajudaram o time de Bragança Paulista a fazer um excelente campeonato.
12- Gabriel Grando (24 anos) do Grêmio – 40% decisivo
O tricolor gaúcho, que conquistou o vice-campeonato em 2023, tem Gabriel Grando no gol. Foram 26 partidas, 20 defesas que decidiram o jogo e 30 gols importantes sofridos.
13- Tadeu (32 anos) do Goiás – 34,2% decisivo
Apesar de rebaixado, o Goiás teve um dos melhores goleiros do Brasil no final do ano passado. Tadeu recheia nossa lista com 13 defesas.
14- Gabriel (31 anos) do Coritiba – 31,9% decisivo
Apesar dos esforços do goleiro, com 15 defesas salvadoras, o ex-clube do jogador, Coritiba, foi rebaixado mais uma vez. Valeu a tentativa, Gabriel!
15- Walter (36 anos) do Cuiabá – 31,3% decisivo
Por último, mas não menos importante, Walter, do Cuiabá chega para completar nossa lista dos melhores goleiros do Brasil com 10 super-defesas.
Vale ressaltar que a porcentagem acima e as demais são referentes ao período a partir da 30ª rodada do campeonato.
Confira a lista dos 15 melhores goleiros do futebol brasileiro:
- Lucas Perri (Botafogo) – índice de defesas decisivas 58,3%
- Matheus Cunha (Flamengo) – índice de defesas decisivas 51,9%
- Éverson (Atlético-MG) – índice de defesas decisivas 50%
- Léo Jardim (Vasco) – índice de defesas decisivas 50%
- Rafael Cabral (Cruzeiro) – índice de defesas decisivas 48,6%
- Marcos Felipe (Bahia) – índice de defesas decisivas 44,9%
- Rafael (São Paulo) – índice de defesas decisivas 44,7%
- Weverton (Palmeiras) – índice de defesas decisivas 44%
- João Paulo (Santos) – índice de defesas decisivas 42,2%
- Fábio (Fluminense) – índice de defesas decisivas 42,1%
- Cleiton (RB Bragantino) – índice de defesas decisivas 42,1%
- Gabriel Grando (Grêmio) – índice de defesas decisivas 40%
- Tadeu (Goiás) – índice de defesas decisivas 34,2%
- Gabriel (Coritiba) – índice de defesas decisivas 31,9%
- Walter (Cuiabá) – índice de defesas decisivas 31,3%
Melhores goleiros do futebol brasileiro: os menos vazados do campeonato
Outra maneira de escolher quem é o melhor goleiro do Brasil é olhando para quem foi o mais vazado no ano anterior. Um ranking atualizado puxou as estatísticas do último Brasileirão para elencar os 10 melhores:
- Cleiton – 27 gols tomados
- Weverton – 30 gols tomados
- Éverson – 31 gols tomados
- Rafael (Cruzeiro) – 32 gols tomados
- Rafael (São Paulo) – 34 gols tomados
- Walter – 35 gols tomados
- Lucas Perri – 36 gols tomados
- Bento (Athletico Paranaense) – 37 gols tomados
- João Ricardo (Fortaleza) – 39 gols tomados
- Fábio – 41 gols tomados
Melhor goleiro do Brasil: Seleção Brasileirão
Weverton, goleiro do campeão Palmeiras, foi o escolhido para defender o gol da “Seleção do Brasileirão”, conquistando o sonhado posto de melhor goleiro do Brasil.
E para você, quem é o melhor goleiro do futebol brasileiro? Deixe seu comentário aqui e compartilhe com seus amigos essa lista!
Aqui estão alguns textos que você também pode curtir: