Conheça a história do jogador inglês que é ídolo nas duas equipes que disputam a Champions League
Nenhum grande fã de futebol passou os últimos anos sem observar o talento de Jude Bellingham. O jovem inglês, que tomou o Real Madrid para si, é a epítome do jogador total, que defende e ataca.
Jude Victor William Bellingham nasceu em 29 de junho de 2003 em Stourbridge, West Midlands, na Inglaterra. Desde cedo ele conviveu com o mundo do futebol. Seu pai, Mark Bellingham, era um atacante badalado no futebol amador em Stourbridge e adjacências.
Por essa razão, não demorou para Jude encontrar seu caminho no mundo da bola. Aos oito anos, ele entrou para as categorias de base do Birmingham City. Lá, começava a surgir um jogador excepcional. Tanto é assim que aos 14 anos, Bellingham já jogava pelo sub-18 do clube e se destacava, mostrando uma maturidade em campo que muitos dos garotos mais velhos não tinham.
Início da carreira profissional
O prodígio Jude Bellingham rapidamente deixou as categorias de base. Em agosto de 2019, com apenas 16 anos, ele se tornou o jogador mais jovem a atuar pelo time titular do Birmingham City em uma partida profissional.
Sua estreia aconteceu em uma partida da EFL Cup contra o Portsmouth. Também não demorou muito para ele marcar seu primeiro gol. Assim, ainda com 16 anos, ele se tornou o artilheiro mais jovem de todos os tempos do Birmingham City.
Na temporada 2019-2020 do futebol inglês, Bellingham se tornou titular do Birmingham City. Seu desempenho acima da média, o fez ganhar o prêmio de melhor jogador da temporada e levou vários times europeus a olharem mais de perto o talentoso jogador britânico.
Bellingham no Borussia Dortmund
Em julho de 2020, Jude Bellingham fechou um acordo e acertou sua mudança do Birmingham para o Borussia Dortmund. Segundo a mídia europeia, o jovem meia foi negociado 25 milhões de libras. A decisão de Bellingham de atuar pelo time da Bundesliga foi muito influenciada pelo fato de o Borussia ser um clube conhecido por formar jovens jogadores.
Bellingham estava certo. Ele ficou no Borussia entre 2020 e 2023 e pode inclusive trabalhar com o atual treinador da equipe, Edin Terzic. Lá, o inglês se tornou meia box to box, aquele jogador que joga tanto no meio campo quando o ataque, que pode atuar de segundo volante, meia armador e atacante centralizado, ou seja, um atleta muito versátil e esta presente em todas as partes do campo.
Estrela do Real Madrid
Em 2023, a transferência de Bellingham para o Real Madrid marcou o início de uma era global na carreira do atleta.
Ao lado de jogadores com prestígio mundial, como Vinícius Júnior, Modric e Toni Kroos, o britânico passou a fazer gols e dar assistências importantes, tornando-se rapidamente um líder em campo.
Essa chegada meteórica ao Real Madrid levou Bellingham à primeira prateleira de craques do futebol mundial. Ele deixou de ser o jovem talentoso e promissor do Birmingham e do Borussia para se tornar um dos principais jogadores do planeta.
Assim, já mundialmente conhecido e com muitas chances de conquistar o maior campeonato da Europa, Bellingham chega para uma decisão marcada pela familiaridade: ele vai disputar a final em seu país de origem, a Inglaterra; jogar contra o clube que o revelou para o cenário europeu, o Borussia; e poder se transformar parte da história de um clube que tem entre seus ídolos figuras como Zidane, Ronaldo Fenômeno e David Beckham, entre tantos outros.
Não por acaso, Bellingham chega à partida sendo considerado o jogador mais valioso do planeta. Hoje, segundo um levantamento feito pelo CIES Football Observatory, o meio-campista britânico de apenas 20 anos vale 280 milhões de euros.