Uma das escolas de futebol mais marcadas por jogadores habilidosos, o futebol colombiano volta e meia nos presenteia com uma geração de craques. Aqui, reunimos os melhores jogadores de futebol da Colômbia de todos os tempos, o que inclui alguns dos maiores nomes do futebol sul-americano de toda a história.
As duas maiores gerações do futebol colombiano figuram entre os anos 90 e 2010, impressionando, seja em termos de resultados, mas principalmente desempenho. A seguir, vamos conhecer alguns dos nomes mais marcantes dessa lista.
- Pagamentos via PIX (Saques e depósitos rápidos)
- Jogos ao vivo (Transmissão grátis de mais de 100 esportes)
- Super Odds (As melhores cotações do mercado)
10 melhores jogadores de futebol da Colômbia de todos os tempos: carreira, títulos e recordes
Confira a lista com os melhores jogadores da Colômbia de todos os tempos:
1. James Rodríguez
2. Radamel Falcão
3. Freddy Rincón
4. Juan Cuadrado
5. Carlos Valderrama
6. René Higuita
7. Iván Córdoba
8. Faustino Asprilla
9. Luís Díaz
10. Willington Ortiz
1. James Rodríguez
James Rodríguez iniciou sua carreira profissional no Envigado, na Colômbia, antes de se destacar no Banfield, da Argentina.
O meio-campista ganhou projeção mundial no Porto, conquistando títulos como a Liga Europa (2010-11).
Posteriormente, brilhou no Monaco e, principalmente, na Copa do Mundo de 2014, onde teve grande destaque, chamando a atenção do Real Madrid.
Pelo clube merengue, James venceu a Liga dos Campeões, duas vezes (2015-16, 2016-17).
Posteriormente também atuou no Bayern de Munique, Everton, Olympiacos, São Paulo e atualmente está no Rayo Vallecano, da Espanha.
Conhecido por sua técnica apurada, foi o artilheiro da Copa do Mundo de 2014. Além disso, é o segundo maior goleador da seleção colombiana com 29 gols marcados, sem dúvidas um dos melhores jogadores de futebol da Colômbia de todos os tempos.
2. Radamel Falcão
Apesar de ser colombiano, Radamel Falcão começou sua carreira no River Plate, da Argentina, antes de brilhar pelo Porto, onde conquistou títulos como a Liga Europa em 2010–11.
Logo após, ele se transferiu para o Atlético de Madrid, onde foi bicampeão da Liga Europa (2011–12) e venceu a Supercopa da UEFA.
Conhecido como “El Tigre”, destacou-se por sua habilidade de finalização e presença na área.
Atuou por clubes como Monaco, Chelsea, Manchester United e Galatasaray. Ídolo colombiano, é o maior artilheiro da seleção com 36 gols.
3. Freddy Rincón
Freddy Rincón foi um dos melhores jogadores de futebol da Colômbia de todos os tempos, conhecido por sua técnica, força, raça e versatilidade, o craque iniciou a carreira no Atlético Buenaventura, brilhando também em clubes como Santa Fé e América de Cali antes de jogar na Europa.
Com passagens marcantes por Real Madrid e Napoli, Rincón se destacou no Palmeiras e Corinthians, onde conquistou títulos como o Mundial de Clubes de 2000.
Foi um líder da seleção colombiana, participando de três Copas do Mundo. Um ícone eterno do futebol sul-americano.
4. Juan Cuadrado
Juan Cuadrado iniciou sua carreira na Colômbia, jogando pelo Independiente Medellín, antes de se transferir para a Europa, onde brilhou no futebol italiano.
Atuou por clubes como Udinese, Fiorentina e Juventus, consolidando-se como um dos melhores alas da última década.
Cuadrado é conhecido por sua versatilidade, velocidade e habilidade técnica, desempenhando papeis importantes tanto na defesa quanto no ataque.
Com a Juventus, conquistou diversos títulos, incluindo:
- cinco Campeonatos Italianos;
- quatro Copas da Itália;
- duas Supercopas da Itália.
É o segundo jogador com mais partidas com a camisa da seleção colombiana, atuando em 116 ocasiões.
5. Carlos Valderrama
Carlos Valderrama, conhecido como “El Pibe”, é um dos melhores jogadores de futebol da Colômbia de todos os tempos, além de ídolo mundial.
Começou sua carreira no Unión Magdalena e jogou por clubes como Deportivo Cali, Montpellier, Valladolid, e Junior Barranquilla.
Valderrama destacou-se por sua técnica refinada, visão de jogo e passes precisos.
Bicampeão colombiano pelo Junior (1993 e 1995), foi eleito “Melhor Jogador da América do Sul”, em 1987 e 1993.
Conhecido por seu cabelo exuberante, é um símbolo eterno do futebol sul-americano.
6. René Higuita
René Higuita é um dos melhores goleiros da história, conhecido por seu estilo excêntrico e habilidade com os pés.
Iniciou sua carreira no Atlético Nacional, onde conquistou a Copa Libertadores, de 1989.
Além de defender clubes como Real Valladolid e América de Cali, ficou famoso pela “defesa do escorpião”, uma jogada única.
Higuita também brilhou na seleção colombiana, sendo peça-chave em diversas campanhas.
Ele revolucionou a função do goleiro, sendo um dos precursores do papel do camisa 1 que se apresenta para participar do jogo com os pés.
7. Iván Córdoba
Iván Córdoba, zagueiro colombiano, destacou-se no futebol europeu durante sua longa passagem pela Internazionale, onde atuou entre 2000 e 2012.
Reconhecido por sua velocidade e impulsão, apesar de sua baixa estatura para um defensor, foi peça chave na conquista da tríplice coroa em 2009–10 (Campeonato Italiano, Copa da Itália e Liga dos Campeões).
Além disso, acumulou cinco títulos da Série A e quatro Copas da Itália. Representou a Colômbia em 73 partidas, vencendo a Copa América de 2001.
8. Faustino Asprilla
Faustino Asprilla foi um atacante colombiano habilidoso e carismático que deixou sua marca no futebol internacional.
Começou no Cúcuta Deportivo antes de se destacar pelo Atlético Nacional. Na Europa, brilhou pelo Parma, onde conquistou duas Copas da UEFA (1994–95, 1998–99) e uma Supercopa da UEFA (1993).
Conhecido por sua criatividade e finalização, também esteve na Premier League, atuando pelo Newcastle United.
Entre curiosidades, Asprilla era famoso por seu estilo excêntrico fora de campo, além de ser um dos maiores ícones do futebol colombiano.
Ele ainda acumulou passagens por times brasileiros entre 1999 e 2000 como o Palmeiras, da era Parmalat, e em seguida o Fluminense. Pela seleção da Colômbia é o quarto maior artilheiro com 19 gols marcados.
9. Luís Díaz
Luís Díaz iniciou sua carreira no futebol colombiano, destacando-se no Barranquilla antes de se transferir para o Junior de Barranquilla. Em 2019, foi contratado pelo Porto, onde brilhou com grandes atuações.
Em 2022, foi transferido para o Liverpool, tornando-se rapidamente peça-chave na equipe.
Díaz é conhecido pela sua velocidade e dribles acentuados, além de sua capacidade de decisão.
Já conquistou títulos como a Liga Europa, com o Porto, e a FA Cup, com o Liverpool, além de ser destaque em competições internacionais.
Pela seleção em pouco tempo já assumiu protagonismo, atualmente é o quinto maior artilheiro de Los Cafeteros com 16 gols.
10. Willington Ortiz
Willington Ortiz começou sua carreira no futebol colombiano, destacando-se pelo seu talento e habilidade, e tornando-se um dos melhores jogadores de futebol da Colômbia de todos os tempos.
Jogou por clubes como o Milionários e América de Cali, nas décadas de 70 e 80, onde foi um dos principais destaques, conquistando títulos importantes como seis edições do Campeonato Colombiano.
Ortiz é conhecido pela sua visão de jogo e habilidade com a bola nos pés. Seu legado é marcado pela sua habilidade técnica e a contribuição para o sucesso de seus times no cenário internacional.
Pela seleção foram 49 partidas e 12 gols, tendo seu maior destaque o vice-campeonato da Copa América de 1975.
Celeiro de diversos craques pelo mundo, a Colômbia é um país que sempre revelou muitos talentos, por isso, muitos dos melhores jogadores de futebol da Colômbia de todos os tempos são alguns dos nomes que possivelmente você pode ver nas listas dos melhores atletas sul americanos da história.
- Pagamentos via PIX (Saques e depósitos rápidos)
- Jogos ao vivo (Transmissão grátis de mais de 100 esportes)
- Super Odds (As melhores cotações do mercado)