seu melhor jogo

Uma das maiores tragédias climáticas da história do Brasil vem devastando o Rio Grande do Sul. As enchentes causadas pelas fortes chuvas no Estado vêm causando mortes, além de milhares de desabrigados. Naturalmente, o futebol acabou atingido, através da suspensão das partidas do Internacional.

No total, o clube gaúcho teve oito partidas adiadas devido à catástrofe: quatro pelo Campeonato Brasileiro, duas na Copa Sul-Americana e os dois duelos mata-mata diante do Juventude na Copa do Brasil.

O entorno do Beira-Rio se encontra completamente alagado, além do gramado do estádio colorado ter sido invadido pelas águas. O CT Parque Gigante, próximo ao Lago Guaíba, também está encharcado.

O presidente colorado Alessandro Barcellos vem participando de entrevistas para vários veículos de comunicação ao longo da semana. Ao “Seleção SporTV”, o mandatário agradeceu aos convites de clubes como Palmeiras, São Paulo e Flamengo para que o Internacional utilizasse suas estruturas para a manutenção das atividades, assim como Grêmio e Juventude.

“Nós não vamos abandonar nosso povo nesse momento. Não vamos sair e deixar as pessoas aqui sofrendo. Isso é fundamental nesse momento”, disse Barcellos na última quarta-feira (8).

A CBF suspendeu os jogos dos clubes gaúchos em todas as divisões do futebol brasileiro até o dia 27 de maio. Porém, em entrevista para o portal GZH, o presidente do Internacional admitiu que a equipe poderá voltar a atuar no próximo dia 28. Na data, há um compromisso agendado com o Belgrano como mandante pela última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.

Receba gratuitamente notícias, dicas e informações valiosas todos os dias de mais de 50 esportes. Clique aqui para participar.

“Alguns jogos não foram desmarcados. Temos um confronto com o Belgrano no dia 28. É um desafio imenso, de não só estar em campo, mas também competir”, declarou Barcellos. “Ainda não estamos pensando nisso, não é hora. Mas se a Conmebol não encontrar outra solução, vamos precisar enfrentar essa realidade”.

Cadastre-se na Dafabet; saiba mais

De acordo com o canal “Vozes do Gigante” no YouTube, o departamento de futebol do Internacional não acredita que a Conmebol irá remarcar o jogo com o Belgrano de 28 de maio. Como consequência, Barcellos reavalia a possibilidade do Colorado retomar os treinamentos na semana que vem.

A última vez que os jogadores participaram de atividades foi no sábado passado (4), com o gramado do Beira-Rio ainda seco. Com o estádio e o CT Parque Gigante permanecendo alagados, o mais provável é que as futuras atividades ocorram no CT de Alvorada, já recuperado depois da inundação.

Vários jogadores do Internacional vêm participando de ações às vítimas e auxiliando desabrigados. Num exemplo mais simbólico, os resgates que o volante colorado Thiago Maia realiza dentro da água vem sendo exaltados nas redes sociais.

Leia também

Como o Grêmio está enfrentando as enchentes no Rio Grande do Sul

Campeões da Liga dos Campeões: 10 maiores times, jogadores, técnicos e países que dominam a competição

Tudo sobre a Liga Conferência da UEFA: a mais democrática das ligas europeia

Tudo sobre a Liga Europa UEFA: será mesmo o 2º escalão do futebol europeu?

Descrição da foto: entrada do Internacional em campo, no último jogo da equipe contra o Atlético-GO, em 28 de abril (Ricardo Duarte / Internacional)