O salto de esqui é uma das modalidades mais aguardadas dos esportes de inverno, pois exige muita habilidade dos atletas na hora de performarem suas acrobacias.
O esporte nasceu no século 19, na Noruega, e ao longo das décadas foi evoluindo até se tornar o que é hoje. Entre as mudanças que a modalidade sofreu estão, principalmente, a implementação de tecnologias avançadas.
Para que tudo isso funcione, no entanto, é essencial conhecer as regras do salto de esqui. Por meio dessas normas, se torna muito mais simples entender como o esporte acontece, o que os saltadores podem fazer ou não, como a pontuação é avaliada e muito mais.
Chegou a hora de finalmente, então, conferir quais são as regras do salto de esqui! Confira!
Abra sua conta na Betano e ganhe até 1.000 reais em bônus.
Pagamentos via PIX, jogos ao vivo e super odds!
Clique aqui para abrir sua conta!
Regras do salto de esqui: lista completa
- Local de jogo;
- Equipamentos;
- Duração;
- Pontuação;
- Técnicas e estilo;
- Competidores;
- Infrações e penalidades;
- Clima;
- Segurança.
Regras do salto de esqui: local de jogo
As rampas de salto de esqui, conhecidas como trampolins, foram desenvolvidas com bastante cautela para garantir a segurança dos atletas.
Existem diferentes categorias de trampolins, variando de pequenos (K-60) a grandes (K-120 e superiores).
A K-point é a distância em metros a partir da qual a rampa é medida, representando o ponto onde os esquiadores devem pousar para obter uma pontuação básica.
A estrutura do trampolim inclui várias partes essenciais, confira quais são:
- Torre de partida: é onde os atletas vão começar o salto. A altura e inclinação podem variar de acordo com o tamanho do trampolim.
- Rampa de lançamento: é o nome de uma superfície inclinada em que os esquiadores ganham velocidade antes de decolar.
- Zona de pouso: essa é a área em que os atletas aterrissam. É suavemente inclinada para facilitar uma aterrissagem segura, além de reduzir impactos.
Regras do salto de esqui: equipamentos
Os atletas de salto de esqui utilizam equipamento especializado para garantir a segurança. Entre eles estão os esquis, botas, capacetes, roupas aerodinâmicas e óculos de proteção.
Cada peça de equipamento do esporte deve atender a padrões rigorosos, que são estabelecidos pela Federação Internacional de Esqui (FIS). Veja quais são:
- Esquis: os esquis devem ter um comprimento específico que é baseado na altura do atleta, com um máximo de 145% da altura do esquiador.
- Botas: elas são projetadas para oferecer suporte e flexibilidade, permitindo movimentos precisos durante o salto.
- Capacetes e óculos de proteção: são itens essenciais para a segurança, protegendo contra impactos e mantendo a visibilidade clara.
- Roupas aerodinâmicas: essas peças devem ser ajustadas ao corpo para minimizar a resistência ao vento, mas não podem ser muito justas, de acordo com as regulamentações da FIS.
Regras do salto de esqui: duração
As competições de salto de esqui contam com duas rodadas principais, sendo a primeira e a final.
Então, todos os atletas participam da primeira rodada, e os 30 melhores avançam para a grande e esperada final.
A duração total de uma competição pode variar, o que vai depender do número de participantes e das condições climáticas. Normalmente, no entanto, duram cerca de duas a três horas.
Regras do salto de esqui: pontuação
A pontuação no salto de esqui é baseada em dois fatores principais: a distância do salto e a técnica exibida pelo atleta enquanto está no ar.
Cada salto é avaliado por um painel de cinco juízes, responsáveis por atribuir notas pela forma, estilo e aterrissagem. A pontuação é calculada da seguinte forma:
- Distância: cada metro além do ponto K vale uma quantidade específica de pontos, variando conforme o tamanho do trampolim usado na prova.
- Técnica: os juízes podem dar notas de 0 a 20 para cada salto, considerando a postura durante o voo, a precisão da aterrissagem e o controle geral. A maior e a menor nota são descartadas, e as três restantes são somadas.
Regras do salto de esqui: técnicas e estilo
Os esquiadores devem demonstrar técnicas perfeitas para aumentar a distância e conquistar altas pontuações dos juízes. As principais técnicas do salto de esqui são:
- Decolagem: ela deve ser suave e controlada, com uma explosão de força para ganhar altura.
- Voo: o corpo precisa ser mantido em forma de “V”, com os esquis abertos e os braços próximos ao corpo para otimizar a aerodinâmica.
- Aterrissagem: nela, os atletas precisam executar a técnica de telemark, em que um esqui é colocado na frente do outro, proporcionando estabilidade e um bom estilo.
Regras do salto de esqui: competidores
O número de participantes em uma competição de salto de esqui pode variar bastante, mas eventos internacionais, por exemplo, entre 50 a 70 competidores costumam participar da primeira rodada. Na final, apenas os 30 melhores da primeira rodada competem mais uma vez.
Regras do salto de esqui: infrações e penalidades
Existem várias infrações que podem levar a penalidades no salto de esqui, confira as principais!
- Equipamento não conformante: é sobre a utilização de esquis, roupas ou outros equipamentos que não atendam às especificações da FIS.
- Falsa partida: o ato de decolar antes do sinal oficial pode resultar em desqualificação do atleta.
- Má conduta: comportamento antidesportivo ou violação das regras de competição pode resultar em penalidades ou até a desqualificação.
Regras do salto de esqui: clima
As condições climáticas desempenham um papel bastante importante nas competições de salto de esqui, já que o esporte acontece na neve. Portanto, vento, temperatura e precipitações podem afetar a segurança dos competidores.
Logo, existem regras específicas para ajustar a compensação de pontos em caso de vento forte, e as competições podem ser adiadas ou canceladas se as condições forem consideradas inseguras, colocando os atletas em risco.
Regras do salto de esqui: segurança
A segurança é uma prioridade máxima no salto de esqui, já que o risco de acidentes é alto. Portanto, além do uso obrigatório de capacetes e outros equipamentos de proteção, as rampas e zonas de pouso precisam estar bastante seguras, sempre monitoradas.
Medidas de segurança adicionais incluem ainda a presença de equipes médicas e protocolos rigorosos que vão avaliar as condições da pista e do clima antes e durante as competições. Mais uma vez, a segurança deve estar em primeiro lugar!
Regras do salto de esqui: lista completa
- Local de jogo;
- Equipamentos;
- Duração;
- Pontuação;
- Técnicas e estilo;
- Competidores;
- Infrações e penalidades;
- Clima;
- Segurança.
Agora que você já sabe quais são as regras do salto de esqui, aproveite para continuar acompanhando o site para descobrir mais sobre esse e outros esportes! Ah, não se esqueça de deixar o seu comentário!