seu melhor jogo

Apesar das águas estarem tranquilas, a Canoagem Velocidade ainda proporciona uma emoção intensa. Uma competição que se desenrola em linha reta, muitas vezes decidida por uma margem minúscula de tempo. 

Abra sua conta na Betano e ganhe até 1.000 reais em bônus. 

Pagamentos via PIX, jogos ao vivo e super odds! 

Clique aqui para abrir sua conta!

Tudo sobre Canoagem Velocidade: história do esporte

Com a necessidade de deslocamento das comunidades, as primeiras embarcações foram surgindo ao longo do tempo. Relatos indicam o uso de meios de transporte semelhantes no Egito por volta do século XV a.C.

Alguns estudiosos sugerem até mesmo que os astecas, no século III d.C., já empregavam uma forma primitiva de remo. 

No século XVI, embarcações leves, construídas com madeira e peles de animais, foram desenvolvidas para navegar pelos rios do Canadá, sendo as canoas utilizadas pelos povos indígenas e os caiaques pelos esquimós.

Na Europa do século XIX, os barcos conhecidos como gronelandeses tornaram-se populares entre a população, passando a ser utilizados não apenas como meio de transporte, mas também para o lazer. 

Continue lendo para saber tudo sobre Canoagem Velocidade!

A prática esportiva da canoagem teve início quando o advogado escocês John MacGregor realizou expedições em rios e lagos da Europa a bordo de seu próprio caiaque, o Rob Roy, fabricado por ele mesmo, no ano de 1840. 

O Royal Canoe Club, fundado em 1865 no Reino Unido, foi o primeiro clube dedicado à canoagem. A Federação Internacional de Canoagem foi estabelecida em 1924, assumindo a responsabilidade de organizar competições globais.

tudo sobre canoagem velocidade

Na década de 1970, caiaques importados da Europa e da Argentina, feitos de fibra de vidro, começaram a chegar, representando uma novidade na época. 

No Brasil, o desenvolvimento do esporte teve início em 1984, com a introdução dos primeiros modelos oficiais de barcos. Nesse mesmo ano, a lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, sediou a primeira competição oficial de Canoagem Velocidade.

A inclusão da canoagem e do caiaque como modalidades olímpicas ocorreu nos Jogos de Berlim em 1936. Até a edição de Cidade do México em 1968, a canoagem consistia apenas em competições de velocidade. 

Embora os termos “canoa” e “caiaque” representem embarcações distintas tanto etimologicamente quanto em sua forma, em outros países as associações de canoagem geralmente adotam uma denominação em torno da palavra “canoa”. 

Isso é evidente, por exemplo, na “British Canoe Union” e na Deutscher Kanu Verband”. No entanto, o termo “caiaque” também é comumente utilizado.

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) foi fundada em 1988, com quatro filiações. 

Continue lendo para saber tudo sobre Canoagem Velocidade!

Tudo sobre Canoagem Velocidade: especificações e categorias

Hoje em dia, a maioria dos caiaques é fabricada com resina de poliéster e fibra de vidro, embora haja opções com resina epóxi e fibra de carbono, além de modelos de polietileno. 

Divididos em quatro partes, os caiaques têm a proa na frente, a popa atrás, o bombordo no lado esquerdo e o estibordo no lado direito.

As competições são realizadas em rios ou lagos, divididas em nove raias, com distâncias variando entre 1000, 500 e 200 metros.

A canoagem de velocidade, praticada tanto em caiaques quanto em canoas, é uma modalidade essencialmente competitiva. 

Continue lendo para saber tudo sobre Canoagem Velocidade!

Realizada em águas calmas, seja em rios ou lagos, as competições ocorrem em nove raias demarcadas, cobrindo distâncias de 1.000, 500 e 200 metros. O evento começa com eliminatórias para determinar os semifinalistas e finalistas.

Nos caiaques, o remador se posiciona sentado, utilizando um remo de duas pás. Na canoa, o canoísta se apoia no assoalho da embarcação com um joelho e utiliza um remo de uma única pá. 

Categorias

As diferentes classes de embarcações seguem as padronizações estabelecidas pelas normas da Federação Internacional de Canoagem:

  • K1: caiaque individual, com comprimento máximo de 5,20 m e peso mínimo de 12 kg.
  • K2: caiaque para duas pessoas, com comprimento máximo de 6,50 m e peso mínimo de 18 kg.
  • K4: caiaque para quatro pessoas, com comprimento máximo de 11 m e peso mínimo de 30 kg.
  • C1: canoa individual, com comprimento máximo de 5,20 m e peso mínimo de 16 kg.
  • C2: canoa para duas pessoas, com comprimento máximo de 6,50 m e peso mínimo de 20 kg.
  • C4: canoa para quatro pessoas, com comprimento máximo de 11 m e peso mínimo de 50 kg.

Continue lendo para saber tudo sobre Canoagem Velocidade!

Tudo sobre Canoagem Velocidade: regras do esporte

Os competidores na canoagem participam de eventos individuais, em duplas ou em equipes de quatro atletas. 

A simplicidade da competição pode levar alguém a acreditar que este esporte possui um conjunto de regras bastante direto. 

Segundo o comitê oficial, o objetivo é simples: os atletas devem chegar ao final da prova o mais rápido possível dentro da raia designada.

Continue lendo para saber tudo sobre Canoagem Velocidade!

Tudo sobre Canoagem Velocidade: diferença para a canoagem slalom

Agora que entendemos a simplicidade das regras da canoagem de velocidade, é hora de explorar a canoagem slalom.

Esta modalidade está presente nas Olimpíadas desde 1972 e tem suas raízes no esqui slalom, popular na Suíça. Foi lá, aliás, que a canoagem slalom foi concebida.

Ao contrário da canoagem de velocidade, a slalom apresenta hastes colocadas no meio do percurso que não podem ser tocadas. Esses obstáculos são chamados de portões, pórticos ou bastões. 

As provas podem ter até 300 metros de comprimento e os atletas enfrentam corredeiras, o que traz mais desafios em comparação com a canoagem de velocidade.

Continue lendo para saber tudo sobre Canoagem Velocidade!

Tudo sobre Canoagem Velocidade: curiosidades

  • O treinador da equipe brasileira de canoagem velocidade de 1994 a 2004, Zdzislaw Szubski, um polonês, conquistou um lugar no Guinness, o livro dos recordes. Sua proeza foi remar sozinho por 24 horas consecutivas em um percurso de quase 300 km no rio Vístula, na Polônia, em 1987. Zdzislaw é pai de Sebastian Szubski, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, competindo ao lado de Sebastián Cuattrin.
  • Em Seul, 1988, o australiano Grant Davies foi inicialmente declarado vencedor da prova do K1 1.000, mas sua vitória foi contestada apenas 11 minutos depois. A organização anunciou que o norte-americano Greg Barton havia cruzado a linha de chegada cinco milésimos de segundo antes, o que equivalia a menos de 1 cm de diferença.

Curtiu conhecer este esporte? Saiba mais sobre outras modalidades olímpicas!