seu melhor jogo

Um dos esportes mais recentes nas Paralimpíadas, a canoagem adaptada já rendeu medalha de ouro para o Brasil e promete ser uma das modalidades mais emocionantes para os próximos Jogos. Logo, entender as regras da canoagem paralímpica vai te ajudar a torcer e, claro, a competir.

Afinal, a canoagem adaptada, assim como as demais modalidades paralímpicas, é um esporte que nasceu com o objetivo de incluir pessoas com deficiências físico-motoras, que querem se desafiar e que têm o espírito de atleta. 

Além disso, é um excelente esporte para pessoas com deficiência que não almejam se tornar atletas profissionais, mas que buscam por uma atividade desafiadora. 

Em todos esses casos, conhecer as regras da canoagem paralímpica é o primeiro passo para se envolver mais com o esporte e começar a conhecer mais sobre ele. 

Participe da nossa comunidade gratuita no Whatsapp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

Quais são as principais regras da canoagem paralímpica?

A seguir organizamos um manual direto ao ponto, com todas as regras da canoagem paralímpica, para você não perder nenhuma informação. Confira!  

  • Podem participar das provas de canoagem paralímpica atletas com deficiências físico-motoras. 
  • As provas são divididas em velocidade 200m e 500m em linha reta e em águas calmas.
  • Vence o atleta que completar o percurso em menor tempo.
  • Existem categorias masculino e feminino.
  • Existem duas modalidades na canoagem paralímpica: caiaque (KL1, KL2 e KL3) e canoa ou va’a (VL2 e VL3).
  • As embarcações podem ser adaptadas de acordo com a deficiência do atleta.
  • Em situações de empate, critérios como tempo total de prova e penalidades podem ser considerados.
  • As competições ocorrem em rios, lagos ou canais especialmente designados, com marcações para indicar os percursos e as áreas de largada e chegada.
  • Árbitros qualificados supervisionam as provas para garantir o cumprimento das regras e tomar decisões imparciais em caso de infrações ou incidentes.

Essas são as regras de canoagem paralímpica, usadas durante os Jogos, entretanto, outras competições podem utilizar normas diferentes. Logo, é fundamental que os atletas estejam por dentro do regulamento, antes de entrarem na água.

Leia também: Tudo sobre canoagem paralímpica: como funciona e regras da modalidade!

Tipos de embarcação e modalidades da canoagem paralímpica

Como citamos rapidamente acima, entre as regras da canoagem paralímpica está o fato de que existem dois tipos de embarcação. Compreender como elas funcionam é importante para entender como o esporte paralímpico funciona.

Nesse sentido, vale a pena começar explicando que esses dois tipos de embarcação são os caiaques e va’as (também conhecidos como canoas).

Os grupos de provas realizadas com caiaques são representados pela sigla KL, já o grupo de va’as têm como representação as letras VL.

Nas competições as divisões acontecem da seguinte forma:

  • KL1: atletas que impulsionam o barco apenas com os braços (com função extremamente limitada ou sem funcionalidade do tronco e sem função das pernas).
  • KL2 e VL2: atletas que impulsionam o barco com os braços e tronco (com funções parciais de tronco e pernas).
  • KL3 e VL3: atletas que possuem função plena de braços e tronco, e função parcial das pernas.

Perceba que nem todos os canoístas precisam usar cadeiras de rodas. Alguns deles podem ter comprometimentos mais leves, o que geralmente envolve o uso de bengalas ou muletas. 

Para tornar as provas mais competitivas e justas, esses graus de funcionalidade são considerados na categorização dos atletas e na definição de seus adversários.

Em outras palavras, atletas paraplégicos não competem com canoístas que tem o movimento das pernas, mesmo que este seja comprometido. 

Sendo ainda mais claro, atletas da categorias KL1, por exemplo, só competem com atletas desta categoria. O mesmo vale para as demais classes.

Dessa forma, com as funcionalidades dos atletas equiparadas, é possível ter uma competição mais justa.

Qual a origem da canoagem paralímpica?

A origem da canoagem paralímpica remonta à inclusão dessa modalidade nos Jogos Paralímpicos. A estreia da canoagem nos Jogos Paralímpicos ocorreu em 2016, durante os Jogos do Rio de Janeiro. Antes disso, a canoagem paralímpica já era praticada em nível nacional e internacional como parte do movimento esportivo adaptado.

Entretanto, o esporte não fazia parte do circuito paralímpico, o que só aconteceu em 2016. 

Além disso, no ano de estreia, a modalidade contou apenas com a prova de 200m, mas desde Tóquio, a competição de 500 metros foi incluída no calendário dos jogos, o que vai se repetir em 2024.

Logo, teremos provas de 200m e 500m, todas de velocidade, com o campeão sendo definido pelo primeiro atleta a cruzar a linha de chegada.

Uma etapa fundamental para a inserção da canoagem nos Jogos Paralímpicos foi o desenvolvimento e a qualidade das opções de adaptação da canoagem para atender às necessidades específicas de atletas com deficiência. 

Este trabalho é muito importante e envolve o desenvolvimento de equipamentos e técnicas adequadas para permitir a participação e competição desses atletas, com conforto, segurança e, claro, emoção!

Neste sentido, as equipes podem, sim, realizar adaptações nos caiaques e canoas

Além disso, as regras da canoagem paralímpica e regulamentos também foram modificados para garantir uma competição justa e inclusiva.

Quais os principais atletas da canoagem paralímpica?

Na lista de brasileiros que estão no topo da lista atual de melhores paracanoístas estão nomes como:

  • Fernando Rufino: atual campeão paralímpico nos Jogos de Tóquio 2020🥇 , além de prata no Campeonato Mundial em Halifax 2022 e no  Parapan-Americano em Halifax 2022;
  • Giovane Vieira: prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020🥈;
  • Luis Carlos: prata no caiaque no Campeonato Mundial em Halifax 2022; prata no caiaque nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 🥈, entre outras medalhas;
  • Debora Benevides: prata na canoa no Parapan-Americano em Halifax 2022, além de outras medalhas em múltiplas competições; 
  • Igor Tofalini: campeão mundial VL2;
  • Mari Santilli: ouro no caiaque e prata na canoa no Parapan-Americano em Halifax 2022.

Leia também: Maiores brasileiros em Paralimpíadas: conheça os 20 principais atletas

Todos esses atletas são esperanças de medalha para as próximas Paralimpíadas e agora que você já conhece todas as regras da canoagem paralímpica, sua torcida vai ficar muito mais emocionante.

E se você tem alguma deficiência físico-motora, pode usar o esporte como uma maneira de cuidar da sua saúde e, quem sabe, estar entre os maiores nomes do esporte em 2028!

Participe da nossa comunidade gratuita no Whatsapp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.