Conhecer as regras do badminton paralímpico é uma etapa essencial para quem está em busca de começar a praticar o esporte ou mesmo para os curiosos que desejam tornar a torcida pelos atletas mais interessante.
Afinal, quando a gente entende o que é o esporte e como ele funciona, fica muito mais divertido assistir e torcer.
Por isso, reunimos em um único lugar, todas as regras do badminton paralímpico.
Continue lendo e entenda tudo sobre este esporte tão competitivo e desafiador!
Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.
O que é badminton paralímpico?
O badminton paralímpico é uma versão adaptada do badminton convencional, projetada especificamente para atletas com deficiências físicas. Assim como no badminton tradicional, o objetivo do jogo é enviar o volante (um tipo de peteca) por cima da rede, fazendo com que ele toque o chão dentro do campo adversário.
Enquanto isso, é preciso desenvolver habilidades de defesa, com o foco em impedir que o volante toque o chão dentro do próprio campo, o que significa ponto do adversário.
O parabadminton é um esporte jogado com raquete e “peteca”, sendo praticado por atletas com deficiência física. Entretanto, fora do escopo das Olimpíadas, o esporte também é praticado por atletas com deficiência intelectual e surdos.
Na prática, o jogo funciona de forma similar ao tênis, em que os jogadores rebatem a bola com raquetes até que ela caia e o ponto seja marcado para um dos lados.
Entretanto, no badminton, a “bola” é chamada de volante e parece com uma tipo estranho de peteca.
Quando o assunto são as Paralimpíadas, o badminton paralímpico fez sua estreia apenas em Tóquio, em 2021. Contudo, o esporte é disputado em nível internacional desde a década de 1990, com o primeiro Mundial acontecendo nos Países Baixos em 1998.
Leia também: Tudo sobre badminton paralímpico: guia completo de como funciona e regras do game!
Regras do badminton paralímpico: o que pode e o que não pode durante a partida?
As regras do badminton paralímpico são semelhantes às do badminton convencional, mas com algumas adaptações. Para que não fique nenhuma dúvida, confira as normas do esporte:
- Os atletas são divididos nas categorias: WH1 E WH2, SL3 E SL4, SU 5, SH6 e SI, de acordo com a capacidade motora dos atletas. Ainda neste manual vamos apresentar mais detalhes sobre cada uma dessas categorias.
- Existem modalidades de badminton para atletas em cadeira de rodas e modalidades em que os atletas jogam de pé.
- A quadra de badmínton paralímpico tem as mesmas dimensões da quadra convencional, com 13,4 metros de comprimento para jogos de simples e 6,1 metros de largura para jogos de duplas.
- Exceto no caso em que o jogo é com atletas que usam cadeira de rodas. Neste caso, as medidas da quadra são reduzidas.
- As petecas utilizadas no badminton paralímpico podem ser levemente modificadas para melhorar a visibilidade para atletas com deficiência visual.
- As raquetes também podem ser adaptadas para atender às necessidades individuais dos jogadores.
- A peteca deve ser golpeada abaixo da cintura do servidor, ou seja, do atleta que executa o fundamento de saque. Esta é a altura correta do “serviço no badminton paralímpico”.
- O primeiro serviço é determinado por um sorteio e os próximos serviços alternam entre os lados esquerdo e direito da quadra.
- Os jogadores ou duplas marcam pontos ao fazer com que o volante (outro nome dado à peteca) toque o chão na quadra do oponente.
- As partidas são no formato de três sets, em que o primeiro competidor a atingir 21 pontos em dois sets vence a partida.
- Quando a pontuação chega a 19 pontos, é preciso ter vantagem de dois pontos sobre o adversário para confirmar a vitória no set.
- Os times também ganham pontos quando a equipe adversária comete uma falta ou não consegue devolver a peteca nos limites da quadra.
Para garantir o cumprimento das regras do badminton paralímpico, as partidas são supervisionadas por árbitros qualificados, responsáveis por tomar decisões imparciais em caso de infrações ou disputas durante o jogo.
Entre as principais falhas que dão pontos aos adversários estão erros como:
- a peteca tocar na rede durante o serviço;
- a peteca não passar para o lado diagonal oposto da quadra;
- o servidor pisar na linha da zona de serviço durante o serviço.
Uma falha de serviço resulta em um ponto para o oponente, essa é uma das principais regras do badminton paralímpico
Entenda as classes do badminton paralímpico
Parte fundamental das regras do badminton paralímpico, é a compreensão sobre ass classes, ou categorias, existentes no esporte. Para facilitar a compreensão sobre cada uma, reunimos as informações, a seguir.
- WH1 E WH2: classes funcionais de cadeiras de rodas
- SL3 E SL4: classes funcionais de pessoas com deficiência nos membros inferiores que andam
- SU 5: classe funcional de pessoas com deficiência nos membros superiores
- SH6: classes funcionais de baixa estatura
- SI: classe funcional para atletas com deficiência intelectual (classe que não faz parte do programa dos Jogos Paralímpicos).
Perceba que os atletas são divididos em seis classes, sendo quatro delas com atletas que jogam em pé e duas com atletas de cadeira de rodas.
Dessa forma, os jogadores são divididos em grupos com deficiências similares, tornando a competição mais acirrada, justa e emocionante, é claro!
Os atletas de badminton paralímpico competem em eventos individuais e em duplas., já o tamanho da quadra pode ser adaptado para determinadas categorias, como os jogos individuais em cadeira de rodas. Neste caso, é usado apenas metade da quadra regular.
Seleção brasileira de badminton paralímpico
Em 2014, a Seleção Brasileira de badminton conquistou duas medalhas de bronze no campeonato Internacional da Espanha de badminton paralímpico.
Os pódios vieram com o paranaense Vitor Tavares, que, inclusive, foi o único brasileiro a representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Atualmente, Vitor ocupa o 3º lugar do ranking mundial na classe SH6 (baixa estatura).
Também em 2024, o Brasil teve um total de 3 medalhas de prata e 3 de bronze no Campeonato Internacional de Parabadminton do Egito 2024.
Com o domínio das regras do badminton paralímpico é possível começar a treinar o esporte e desenvolver suas habilidades. Caso você não seja uma pessoa com deficiência, aproveite para torcer pelos nossos atletas ou mesmo incentivar alguém que você conhece. Afinal, a prática de exercícios físicos é uma ferramenta poderosa para todos nós!
Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.