Do grego “bi”, que quer dizer dois/duas e “athlon” que quer dizer competição, o biatlo teve suas primeiras manifestações devido às necessidades humanas. Isso porque os homens primitivos do norte europeu tinham que ir à caça em lugares hostis em “esquis” (ou seus equivalentes da época) e levando alguma arma no ombro. Saiba tudo sobre biatlo agora!
Abra sua conta na Betano e ganhe até 1.000 reais em bônus.
Pagamentos via PIX, jogos ao vivo e super odds!
Clique aqui para abrir sua conta!
Tudo sobre Biatlo: o que é?
O biatlo é uma prova individual que combina dois esportes simultaneamente: esqui de corta-mato (cross country) e tiro.
A disputa no esqui, em determinados trajetos, possui estandes de tiro para que os atletas atirem com uma espingarda em cinco alvos parados.
Cada falha adiciona 150 metros na corrida esqui ou adiciona um minuto ao total de tempo da competição.
Continue lendo e saiba tudo sobre biatlo!
Tudo sobre Biatlo: história do esporte
O biatlo originou-se como um meio de caça na neve, na Escandinávia, porém, só se tornou uma modalidade esportiva no século XVIII, com a oficialização em 1912, na Noruega.
Trinta e seis depois, a UIPMB – União Internacional de Pentatlo Moderno e Biatlo – foi fundada para padronizar as regras de ambas modalidades.
No entanto, foi só em 1993 que o biatlo ganhou uma associação própria, a União Internacional de Biatlo, que, em 1998, se separou da UIPMB.
Continue lendo e saiba tudo sobre biatlo!
No Brasil, o esporte foi reconhecido pela IBU bem mais tarde. Foi no início de 2004 que a CBDN passou a ter o controle sobre o Biatlo de Inverno no Brasil.
Em 2006, tivemos a primeira participação em uma competição internacional oficial, com os atletas Leandro Ribela e Buck Kelmerson, na Áustria. Em 2007, a Confederação passou a preparar o Campeonato Brasileiro do biatlo.
Continue lendo e saiba tudo sobre biatlo!
Cinco anos depois, o Brasil se classificou pela primeira vez para o Campeonato Mundial da modalidade, com a atleta Jaqueline Mourão, que participou de duas provas: Sprint e Individual.
Ela também foi responsável pelo capítulo mais relevante da história do biatlo brasileiro até o momento: conseguiu a classificação para os Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014, competindo nas provas de Sprint e Individual.
Continue lendo e saiba tudo sobre biatlo!
Tudo sobre Biatlo: como funciona?
No biatlo, o esportista atira em alvos a uma distância de 50m em duas posições: deitado e em pé.
- Deitado: alvo de 4,5cm de diâmetro
- De pé: alvo de 11,5cm de diâmetro
Em um torneio, o atleta deve parar de duas a quatro vezes para atirar, infringindo 5 disparos cada vez que parar. Para cada disparo errado, o competidor é punido com voltas adicionais no esqui ou acréscimo de tempo no resultado final.
Continue lendo e saiba tudo sobre biatlo!
Tudo sobre Biatlo: tipos de prova
Sabia que, dentro do biatlo, existem diferentes formatos de prova? Conheça todos eles agora!
Individual
É o principal do biatlo. As mulheres começam esquiando 15 km, os homens, 20. Os atletas saem em intervalos de 30 segundos. No trajeto, existem 4 estandes de tiro – dois são em pé e dois deitados – e são alternados.
Sprint
Neste formato, a categoria feminina é de 7,5 km e a masculina de 10 km. A prova tem 2 carreiras de tiro, na qual os atletas saem a cada 30 segundos e dão três voltas no giro.
Após as duas primeiras, param na barraca de tiro e atiram para acertar nos 5 alvos brancos, deitados e de pé. Se errarem, devem percorrer 150 metros a mais para completar a terceira volta.
Continue lendo e saiba tudo sobre biatlo!
Perseguição
A prova feminina tem 10 km, a masculina, 12,5. Neste formato, temos 4 oportunidades de tiro, no qual os atletas saem com os tempos finais do sprint.
Estafetas e Estafetas misto
Competição realizada por equipes com 4 biatletas, cada um correndo 7,5 km na classe masculina e 6 na feminina. Cada corredor deve fazer duas paradas para atirar sobre os 5 alvos brancos para o qual eles têm oito balas.
Assim como nas outras modalidades, ao errar o tiro o atleta precisa fazer o caminho de penalização de 150 metros e só depois prosseguir com a prova.
No formato misto, temos dois atletas de cada sexo. As mulheres se revezam a cada 6 km entre as 2 primeiras etapas. Nas terceiras e quartas etapas, os homens esquiam por 7,5 km.
Saídas em massa
Aqui são apenas 4 oportunidades de tiro e os atletas saem em simultâneo. Foi uma novidade implementada nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006.
A prova masculina tem 15 km e a feminina 12,5. Em todas elas os atletas são obrigados a carregar a arma no ombro e a técnica de esquiar é livre.
Tudo sobre Biatlo: curiosidades
Pelos aspectos climáticos, o Brasil não é um país propício ao esporte, porém existem algumas curiosidades bacanas dentro da nossa história no biatlo:
- Até agora, o Brasil só teve uma participação na modalidade adulta.
- Nos Jogos de Inverno da Juventude, tivemos duas representantes: Taynara da Silva, em Lausanne 2020, e Mariana Silva, em Gangwon 2024.
- A treinadora de Mariana Silva nos Jogos de 2024 foi Mirlene Picin, a inspiração para a personagem Mika, da “Turma da Mônica Jovem”.
Quer conhecer outras modalidades esportivas? Então, agora que já leu tudo sobre bialto, confira também: