seu melhor jogo

Entrar para a lista de melhores velocistas brasileiras mulheres de todos os tempos, não é um trabalho fácil. Exige comprometimento, treino, e muito esforço. Além, é claro, de talento. 

Entre lendas e novos nomes, que ainda tem muita pista para correr, as mulheres brasileiras deixam sua marca nas competições ao redor do mundo. 

Neste artigo, embarcamos em uma jornada emocionante para explorar as histórias inspiradoras das melhores velocistas do Brasil, mulheres cuja determinação e talento as elevaram ao topo do esporte e inspiraram a nova geração. 

Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.

5 melhores velocistas brasileiras mulheres de todos os tempos

Na lista de melhores velocistas brasileiras mulheres de todos os tempos estão:

  1. Rosângela Santos
  2. Ana Claudia Lemos
  3. Franciela Krasucki
  4. Vitória Cristina Rosa
  5. Lorraine Martins

A seguir contamos sobre suas principais vitórias, medalhas e recordes. Por isso, continue lendo e conheça mais sobre as nossas rainhas das pistas!

1. Rosângela Santos

Rosângela Santos nasceu nos Estados Unidos, mas se destacou como uma das principais velocistas do Brasil. 

Iniciou sua jornada no atletismo aos nove anos e logo passou a treinar na Vila Olímpica de Padre Miguel, no Rio de Janeiro. 

Aos 17 anos, já integrava o grupo de uma das modalidades do atletismo mais emocionantes e desafiadoras: o revezamento

Com Rosangela, o time brasileiro disputou a emocionante final olímpica do 4x100m nos Jogos de Pequim, em 2008, e hoje é dono da medalha de bronze!

Naquela ocasião, a equipe brasileira cruzou a linha de chegada em quarto lugar, porém, uma reviravolta surpreendente aconteceria oito anos mais tarde: o Comitê Olímpico Internacional (COI) desclassificou a equipe russa devido a casos de doping.

Com isso, o Brasil ficou com a medalha de bronze no revezamento e Rosângela se tornou medalhista olímpica, fato que a colocaria na lista de melhores velocistas brasileiras mulheres de todos os tempos.

Além disso, a atleta ainda conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011 nos 100 metros rasos e foi a primeira mulher brasileira a correr abaixo de 11 segundos na prova de 100 m.

Leia também: Glossário do atletismo: decatlo, marcha, sprint e mais

2. Ana Claudia Lemos

Ana Cláudia Lemos é a dona de uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2011 nos 200 metros rasos e no 4x100m, e medalha de prata no Campeonato Mundial de Atletismo Indoor.

Na lista de melhores velocistas brasileiras mulheres de todos os tempos, Ana Cláudia começou sua carreira como atleta em outro esporte: o futebol.

Entretanto, para a sorte do esporte, ela foi descoberta por professores de atletismo, que ficaram impressionados com sua velocidade. 

Já nos Jogos Olímpicos, a atleta não teve um desempenho tão positivo, sendo reserva em Pequim 2008, titular em Londres 2012, sendo cortada nos Jogos Rio 2016 devido a uma lesão no joelho.

Mesmo com altos e baixos na carreira, seu nome é um dos mais importantes do atletismo brasileiro feminino e não pode ser esquecido. 

3. Franciela Krasucki

Franciela Krasucki é uma das atletas que conquistaram a lendária medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara em 2011, nos 4x100m.

Com Rosângela Santos, Vanda Gomes e Ana Cláudia Lemos, Fran fez história para o atletismo feminino brasileiro. 

No ano seguinte, em 2012, durante os Jogos Olímpicos de Londres, esteve na equipe brasileira do revezamento 4x100m rasos, que quebrou o recorde sul-americano nas eliminatórias da prova, com o tempo de 42s55, se classificando à final em sexto lugar. 

Como parte de uma equipe fenomenal como a do revezamento 4x100m, Franciela mereceu seu lugar entre as melhores velocistas brasileiras mulheres de todos os tempos.

4. Vitória Cristina Rosa

Vitória Cristina Rosa é uma das mulheres mais rápidas do Brasil na atualidade, e representou o Brasil na prova dos 100m rasos, 200m rasos e do revezamento 4x100m rasos nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Um ano antes, em 2019, durante os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, Vitoria Rosa conquistou três medalhas: 

  • ouro no 4×100 m
  • prata nos 100 m
  • bronze nos 200m (com o melhor tempo da sua vida: 22.62 segundos). 

A atleta continua competindo, logo, podemos esperar que a coleção de medalhas irá aumentar, em breve!

5. Lorraine Martins

Lorraine Martins é a atual número 1 do ranking brasileiro nas provas de 100m e 200m rasos.

No final de 2023, a atleta venceu a prova feminina dos 100m no Troféu Brasil de Atletismo, com o tempo de 11s16, melhor marca da sua carreira.

Durante o evento, a velocista foi eleita a melhor atleta da competição, ao ter faturado mais duas medalhas de ouro: nas provas dos 200m rasos e do revezamento 4x100m.

Entre as melhores velocistas brasileiras mulheres de todos os tempos, Lorraine disputou sua primeira Olimpíada em 2021 e ainda tem muito chão para correr! Ou seja, ainda teremos muitas alegrias vindas com o nome dela!

Esperamos que você tenha adorado conhecer mais sobre as melhores velocistas brasileiras mulheres de todos os tempos, suas conquistas, medalhas, recordes e legados no mundo do atletismo. 

Com informações detalhadas e interessantes, esperamos que você se sinta inspirada a torcer por nossas mulheres e impulsionar ainda mais o esporte no Brasil.

Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba diariamente dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar.