O breakdance é uma modalidade esportiva que envolve muita habilidade, técnica e ritmo. Mas você sabia que existem diversos tipos de breaking? É isso mesmo!
O esporte, que faz parte da cultura do hip hop e teve a sua origem na década de 1970 nos Estados Unidos, mais especificamente na região do Bronx, em Nova Iork, pode ser classificado em diversas modalidades.
Aqui, vamos falar um pouco mais sobre os tipos de breaking, preparado para conhecer?
Confira 👇
Tipos de breaking: saiba quais são os principais movimentos realizados pelos dançarinos
Os tipos de breaking podem ser classificados de acordo com os movimentos feitos pelos B-Boys e B-Girls, os grandes atletas dessa modalidade. Dentre eles, destaque para as seguintes acrobacias:
- Toprock;
- Footwork;
- Freezer;
- Power Moves;
- Drops.
Toprock
Os movimentos de toprock são aqueles realizados em pé e, normalmente, funcionam como a introdução a uma performance de breakdance.
Nesse tipo de breaking, os atletas costumam fazer passos de dança que ajudam a introduzir o seu estilo na performance. Eles também funcionam como uma transição antes de partir para outros passos ainda mais complexos, que envolvem movimentos no chão, acrobacias e quedas calculadas.
Footwork
Já na modalidade de footwork, os atletas se movem no chão, utilizando as mãos e os pés para criar padrões de movimento rápidos e fluidos.
O footwork é uma parte fundamental do breaking e, geralmente, envolve transições rápidas entre diferentes passos e acrobacias, tornando o duelo mais dinâmico e impressionante para os espectadores.
Freezes
Os freezes são as posições estáticas realizadas durante uma performance de breaking. Nesse tipo de breakdance, o B-Boy ou a B-Girl assumem uma pose dramática e mantêm essa pose por um período de tempo.
Dessa forma, dentre os tipos de breaking, o freeze é usado para adicionar estilo e ênfase à performance. Mais do que isso, para mostrar que o atleta tem habilidade e força o suficiente para manter-se estático em uma mesma posição por um período de tempo
Tudo isso prova que o breakdance não é só movimentação, mas também disciplina e força!
Power moves
Os power moves são os movimentos que tornam o breaking ainda mais dinâmico para os espectadores. Isso acontece porque eles envolvem passos acrobáticos com giros, rotações e outras habilidades impressionantes dos atletas.
Alguns exemplos de power moves que fazem muito sucesso no mundo do breakdance são: windmills, flare, airflare, headspin, entre outros. Por fim, vale lembrar que esses movimentos requerem muito treino, força, equilíbrio e coordenação para serem realizados com sucesso.
Drops
Por último na lista de tipos de breaking, temos os drops, que são aqueles movimentos em que os B-Boys ou B-Girls caem e/ou se jogam no chão de forma dramática, criando um impacto visual e emocional à performance.
Podem ser utilizados na hora de finalizar o duelo ou, também, conforme a batida da música, a aproveitando a seu favor para fazer um drop em um momento inesperado.
Unindo os tipos de breaking em uma só performance
Apesar de existirem diversos tipos de breaking, cabe ao atleta definir como montar a sua apresentação. Dessa forma, ele pode colocar em um mesmo duelo todas as modalidades do breakdance, desde que ele siga as regras da competição.
Inclusive, dentre as principais regras do breakdance, destaque para duas delas que não podem ser, de jeito nenhum, desobedecidas:
- A importância do respeito ao adversário, já que não se pode tocar no oponente em hipótese alguma;
- Não ultrapassar o tempo estipulado para cada batalha acontecer, garantindo que a performance não estoure o cronômetro.
O tempo de performance pode variar conforme a competição. Entretanto, nas Olimpíadas de 2024, por exemplo, a apresentação deverá ser de, no máximo, 60 segundos por round.
Tipos de breaking: danças relacionadas
O breaking é uma modalidade que faz parte da cultura hip hop e da dança de rua como um todo. Porém, além do breakdance, também existem outros estilos de dança que fazem parte dessa cultura urbana tão importante.
Vamos, então, conhecer um pouco sobre essas outras modalidades de danças de rua? Veja!
- Popping;
- Locking;
- Waacking;
- House dance;
- Krumping;
- Hip hop freestyle.
Popping
Criado na Califórnia na década de 1970, o popping é aquela dança conhecida por ter uma estética robótica. Para isso, ele é caracterizado por contrações musculares rápidas e distintivas, chamadas de “pops” ou “hits”.
Os dançarinos geralmente realizam movimentos em que isolam partes específicas do corpo, criando essa impressão “futurística”.
Locking
Outro estilo de dança também originado na década de 1970, o locking foi criado por Don Campbell e é conhecido por ser um estilo divertido, contando com movimentos expressivos, grandes sorrisos – ou caretas – e pausas dramáticas.
Os dançarinos costumam fazer a performance de locking ao som de músicas funk e soul, que têm batidas cheias de “alma” e inspiram movimentos mais cheios de energia e expressão.
Waacking
O Waacking é mais um estilo de dança da cultura hip hop que surgiu nos Estados Unidos na década de 1970, mais especificamente na cena underground LGBTQIA+ de Los Angeles.
Caracterizado como uma dança cheia de energia, ele conta com movimentos de braço rápidos e precisos e, muitas vezes, os dançarinos usam leques ou lenços para enfatizar os passos e criar um visual mais expressivo e dinâmico.
House Dance
Seguindo para a próxima década, a de 1980, temos o surgimento de um novo estilo de dança que também faz parte da cultura do hip hop: o House Dance. Originário das discotecas de Chicago e Nova York, os passos do House são fluidos, com movimentos que seguem as batidas do ritmo da música house.
Frequentemente, os dançarinos dessa modalidade incorporam passos de footwork rápido, giros e poses estilizadas para acompanhar a música.
Krumping
Chegando na década de 1990, ganha espaço outro estilo de dança da cultura hip hop: o Krumping. Originário de Los Angeles, essa modalidade é uma forma de dança intensa e expressiva, caracterizada por movimentos agressivos e emocionais.
No Krumping, é comum que os dançarinos usem maquiagens dramáticas no rosto, além de roupas chamativas para enfatizar sua expressão artística.
Hip Hop Freestyle
Por último, mas não menos importante, o Hip Hop Freestyle é uma forma de dança improvisada em que os dançarinos criam movimentos espontâneos de acordo com o ritmo e ou a batida da música, deixando extravasar aquilo que estão sentindo.
Não existem movimentos predefinidos, o que permite uma grande liberdade criativa e mais individualidade na pista de dança.
E então, gostou de saber mais sobre os tipos de breaking e outras modalidades que fazem parte da cultura do hip hop?
Continue acompanhando o nosso site para ficar sempre por dentro das principais informações relacionadas ao universo dos esportes e games! 💪