Você conhece as principais regras do breaking, esporte também conhecido como breakdance? Essa dança urbana surgiu como parte da cultura do hip hop na década de 1970 na periferia dos Estados Unidos, mais especificamente na região do Bronx.
Seu principal objetivo era apaziguar as disputas territoriais que aconteciam entre as comunidades negras e latinas nessa parte de Nova York. No entanto, com o passar do tempo, o breaking foi conquistando cada vez mais adeptos.
Essa popularidade começou porque os movimentos acrobáticos feitos no ritmo e na batida da música pelos dançarinos são extremamente envolventes. Com isso, o breaking garante muito entretenimento e torcida para quem assiste a performance.
Vale pontuar que os competidores são chamados de B-Boys, quando são homens, e B-Girls, quando são mulheres!
Aliás, o breaking foi se tornando uma modalidade esportiva tão grande que, em 2018, fez a sua estreia nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, em Buenos Aires, e foi um grande sucesso!
Então, neste ano de 2024, o breaking chegou ao seu ápice, já que fará sua estreia nas Olimpíadas de Paris. Isso significa que, agora, o breaking não é mais uma dança com movimentos 100% livres, mas sim um esporte que conta com regras, pontuações e regulamento a ser seguido.
E é sobre isso que falaremos aqui. Chegou a hora de tirar todas as suas dúvidas sobre as regras do breaking!
Confira👇
Regras do breaking: critérios de avaliação
Para o esporte fazer parte das Olimpíadas, foi necessário definir quais seriam as regras do breaking e, com isso, os principais critérios de avaliação da modalidade.
Para isso, duas grandes lendas do breaking, Niels “Storm” Robitzky da Alemanha e Kevin “Renegade” Gopi da Grã Bretanha, se envolveram no processo, a fim de criar um modelo de pontuação adequado.
Assim, eles chegaram em um sistema que foi dividido em três categorias: mind, body e soul. Essa será a primeira vez que o breakdance terá um sistema único de julgamento ao redor do mundo.
E como funcionam essas categorias de regras do breaking? Vamos conhecê-las!
- Body: refere-se às características físicas e julga a técnica e a variedade de movimentos de cada dançarino.
- Mind: engloba as características artísticas e julga a criatividade e a personalidade dos competidores.
- Soul: julga as características interpretativas, a performance e a musicalidade dos atletas.
Ou seja, os atletas vencedores precisam se destacar em habilidades que envolvam: criatividade, personalidade, técnica, variedade, performance e musicalidade.
Vale ainda ressaltar que esse é um sistema de fácil entendimento para pessoas que não estão familiarizadas com o esporte. Assim, ao assistir o campeonato, será possível entender o que está sendo julgado, mesmo que esse seja o primeiro contato do espectador com o breaking.
Regras do breaking: como é feita a competição?
Nas Olimpíadas de 2024, uma das regras do breaking é que a modalidade vai contar com 32 atletas competidores. Destes, 16 competirão na categoria masculina e 16 na categoria feminina.
Cada atleta enfrentará o outro em disputas individuais, então, vai ficar assim: um performa e, em seguida, é a vez do adversário fazer a sua apresentação, completando o duelo.
E é claro que não teria como esquecer de uma parte importante do breakdance: a música. Sendo assim, a escolha dos sons tocados em cada batalha fica a cargo do DJ, que manterá o ritmo embalando as disputas.
Os duelos terão um número pré-determinado de rounds, que variam conforme a fase da competição, sendo que o tempo máximo para cada round é de 60 segundos. Por fim, vale lembrar que não existirão regras específicas sobre quais movimentos e acrobacias podem ser apresentados durante a batalha.
Portanto, a escolha da coreografia fica 100% a cargo dos atletas, que devem treinar e ensaiar com antecedência para garantir que, na hora da performance, seus passos estejam preparados. Então, eles conseguem surpreender os juízes e, assim, conquistar a melhor pontuação possível na competição.
Breaking nas Olimpíadas de Paris em 2024
Conforme já citamos acima neste artigo com tudo sobre breaking, em 2024 o breakdance fará a sua estreia como esporte olímpico.
A ideia de oficializar a modalidade e acrescentá-la na maior competição esportiva do mundo foi uma iniciativa do Comitê Olímpico Internacional (COI). O grande objetivo do comitê era aumentar a audiência e popularidade das Olimpíadas entre o público jovem.
O mesmo já foi feito com o skate e o surfe, esportes que tiveram esse papel na edição de Tóquio, que ocorreu em 2021 e foi um grande sucesso!
Porém, para um esporte se tornar olímpico ele precisa cumprir alguns requisitos, como: ser amplamente praticado por homens em pelo menos 75 países e quatro continentes, e por mulheres em pelo menos 25 países e três continentes.
Breaking nas Olimpíadas: como funcionam as etapas classificatórias?
Para se classificar para as Olimpíadas, os atletas da modalidade passam por etapas classificatórias. A França, por ser o país-sede da competição, já tem duas vagas garantidas, sendo uma para B-Boy e uma para B-girl. Além disso, também conta com outras quatro vagas de universidades, sendo duas para cada gênero.
Logo, sobram 26 vagas de atletas que irão disputar o break dance nas Olimpíadas. As eliminatórias estão sendo feitas por meio de três campeonatos distintos:
- Campeonato Mundial de 2023, que aconteceu em setembro na Bélgica e terá um classificado por gênero;
- Jogos/Campeonatos continentais (classificatório continental), que vão definir dez vagas ao redor do mundo;
- Série de classificatórios olímpicos (SCO), que acontece entre março e junho de 2024 e definirá as últimas 14 vagas restantes para as Olimpíadas de Paris.
É hora de ver, na prática, como funcionam as regras do breaking!
Ficou curioso para ver como funcionarão na prática as regras do breaking? Então se prepare para assistir ao esporte nas Olimpíadas 2024!
A modalidade será disputada nos dias 9 e 10 de agosto, na Place de la Concorde, o epicentro dos esportes urbanos durante os Jogos Olímpicos.
Aliás, as competições de BMX Freestyle, skate e basquete 3×3 também acontecerão nesse mesmo lugar.
E então, gostou de saber mais sobre as regras do breaking? Aproveite que está aqui e confira nossos outros artigos sobre esse esporte e muitos outros! Não deixe de também comentar o que achou deste conteúdo feito especialmente para quem ama esporte!