seu melhor jogo

O fisiculturismo é um esporte que conta com diversos atletas incríveis e com habilidades impressionantes, como Ramon Dino. O brasileiro, de apenas 29 anos, já é um dos atletas mais promissores do momento!

O fisiculturista brasileiro tem 29 anos, é natural do Acre e já vem desbancando seus rivais nas competições. Se você gosta de fisiculturismo ou está começando a descobrir mais sobre o esporte, não pode deixar de também conhecer Ramon Dino.

Por isso, preparamos uma matéria especial com tudo o que você precisa saber sobre este atleta brasileiro!

Confira 👇

Ramon Dino: quem é?

Para conhecer Ramon Dino, vamos começar do básico. O atleta nasceu no dia 9 de fevereiro de 1995, na cidade de Rio Branco, capital do Acre. Ele viveu com os pais, Suzana e Hamilton, em um bairro de classe média baixa chamado Xavier Maia, sendo o filho mais novo de três irmãos.

Na infância, gostava de jogar futebol com os amigos, mas também se aventurava na capoeira. O atleta sempre teve um tipo físico diferente dos outros garotos da sua idade, aparentando sempre ser mais velho do que realmente era. 

Por ter um porte que chamava a atenção de muitas pessoas, Ramon começou a receber sugestões para começar a praticar a musculação.

O Acre é um estado bem distante do circuito Rio de Janeiro – São Paulo, que costuma ganhar mais visibilidade. Mas a distância não foi empecilho para que o atleta se destacasse no Brasil todo e no mundo.

A vida do atleta não foi nada fácil, e aos 21 anos começou a se dedicar à atividade física para conseguir enfrentar todas as dificuldades que apareciam em sua frente.

Nessa época, Ramon estava desempregado e mal imaginava que logo se tornaria um dos maiores nomes do fisiculturismo do mundo. Em seus treinos, precisava ter uma alimentação adequada para conseguir construir seus músculos, e para isso era crucial consumir muitos ovos.

Nos momentos de maior dificuldade, Ramon Dino comprava seus ovos no fiado, mas mesmo com as dificuldades financeiras nunca deixou de pagar em dia o que devia. Não demorou para que a rotina de exercícios e a dieta começassem a trazer bons resultados.

Foi assim que tudo mudou na vida de Ramon Dino.

Ramon Dino: dos treinos básicos ao fisiculturismo

O atleta do fisiculturismo Ramon Dino começou a treinar quando tinha apenas 14 anos. Como não tinha dinheiro suficiente para pagar a mensalidade de uma academia, em meio a outras contas que precisavam ser pagas em casa, ficou lá por apenas um mês.

Mas como não tinha a menor intenção de parar de se exercitar, começou a praticar exercícios de calistenia ao ar livre em seu bairro. Muitas vezes, treinava diariamente por horas, visando seu objetivo.

Todo seu esforço e, claro, a genética, ajudaram Ramon Dino a ganhar muita massa muscular. Então, ele foi notado pelo professor de musculação Marcio Garcia, que o convidou para competir como fisiculturista.

Os dois começaram uma busca por um patrocinador, enquanto recebia ajuda para treinar. Foi em 2016, quando Ramon já estava com 21 anos, que ele participou do seu primeiro campeonato amador.

Ramon venceu a categoria Men’s Physique no Campeonato Estadual de Rondônia. No ano seguinte, ganhou mais um campeonato, dessa vez se consagrando como o melhor brasileiro amador de fisiculturismo.

Graças a essas conquistas, o fisiculturista conseguiu se classificar para o Olympia Amador Brasil, que aconteceria em São Paulo. Sem patrocinador e emprego, fez o que pode para arrecadar dinheiro para conseguir treinar em uma academia e melhorar a alimentação.

O esforço deu certo, afinal Ramon Dino venceu o concurso. Porém, a vida ainda não havia melhorado e quase desistiu de continuar. Em 2020, foi convidado para participar de um reality show chamado Mansão Maromba, criado pelo influenciador fitness Tiago Toguro.

A participação nesse projeto trouxe a tão desejada visibilidade para sua carreira no esporte, conquistando patrocínios e conseguindo se dedicar à modalidade.

Nessa mesma época, o atleta ganhou o apelido de “dinossauro” por Toguro, que gostava de dizer que o Acre não existia e que lá só tinham dinossauros. No reality show, Ramon também conheceu a esposa Vitória. Hoje, eles são casados e têm dois filhos.

Ramon Dino: conquistas e campeonatos

Quando a carreira de Ramon Dino começou a decolar, ele nunca mais parou. Entre suas conquistas estão o primeiro lugar em dois campeonatos regionais de fisiculturista, a segunda colocação no Mr. Olympia em 2021, a vitória em primeiro lugar no Arnold Classic e muito mais!

Veja a lista completa de vitórias de Ramon Dino:

  • Campeonato Regional – Men’s Physique (2016)  – 1º lugar;
  • Campeonato Regional – Men’s Physique (2017)  – 1º lugar;
  • Mr. Olympia Brasil – IFBB Pro Card (2018) – 1º lugar;
  • Europa Pro – Vaga para o Mr. Olympia (2021) – 2º lugar;
  • Mr. Olympia (2021) – 2º lugar;
  • Muscle Contest Brasil – Vaga para o Mr. Olympia (2022) – 1ºlugar;
  • Arnold Classic (2022) – 2º lugar;
  • Mr. Olympia (2022) – 2º lugar;
  • Arnold Classic (2023) – 1º lugar;
  • Mr. Olympia (2023) – 2º lugar;
  • Arnold Classic (2024) – 2º lugar.

Ramon Dino: preparação para os campeonatos

Para continuar vencendo e se destacando nas premiações, Ramon Dino não para se se dedicar aos treinos e à alimentação adequada. Em relação aos exercícios, ele diz que treina intensamente, mas com muito cuidado para não se machucar.

Além disso, ele faz questão de seguir a rigorosa dieta de seu nutricionista. Mesmo sendo uma pessoa que não come muito, ele precisa fazer seis refeições ao dia, todas com equilíbrio entre proteínas e carboidratos. 

Vale lembrar que cada atleta possui diferentes necessidades em seus treinos, então se você deseja chegar no nível de Ramon Dino ou de qualquer outro atleta, é preciso conversar com profissionais da educação física e da nutrição para ter a orientação adequada.

Qual o salário de Ramon Dino?

Ramon Dino é patrocinado pela empresa Max Titanium Suplementos, e recentemente fechou um acordo para lançar sua própria linha de produtos. Com isso, o atleta pode arrecadar cerca de RS$ 500 mil mensais.

Vale lembrar que o valor é uma estimativa, já que o fisiculturista também ganha fazendo outras publicidades e também outros valores a cada campeonato vencido. Somente no último concurso, o Arnold Classic, o prêmio de segundo colocado por de cerca de R$ 148 mil.

Hoje, Ramon Dino é um nome bastante respeitado no fisiculturismo no Brasil e no mundo. O atleta acumula milhões de seguidores nas redes sociais, ganhando fãs e servindo de inspiração a futuros fisiculturistas.

Gostou de conhecer mais sobre o fisiculturismo? Aproveite para conferir nossos outros artigos sobre o tema e também outros esportes!