Um dos esportes mais antigos que ainda estão na atividade é o tiro com arco. A modalidade começou na antiguidade, quando o arco e flecha era comumente usado por homens na caça e na guerra.
Com o passar das décadas, o uso do arco e flecha começou a se tornar uma prática que ia além da necessidade, sendo usada também para o lazer. Então, em meados do século 16, as regras do tiro com arco foram definidas e os primeiros torneios começaram a ser realizados.
O primeiro registro antigo de campeonato de tiro com arco é de 1673, e a forma mais moderna do esporte aconteceu em 1844 na cidade de Yorkshire, na Inglaterra. Neste mesmo ano, no Reino Unido, nasceu o Grand National Archery Society, o primeiro clube da modalidade.
O tiro com arco virou uma modalidade nas Olimpíadas apenas nos anos 1900, em Paris, e permaneceu também nos anos 1904, 1908 e 1920. Somente em 1972, em Munique, o esporte voltou de vez aos Jogos Olímpicos e nunca mais saiu.
No Brasil, o tiro com arco chegou na década de 1950, mas foi somente em 1991 que nasceu a Confederação Brasileira de Tiro com Arco.
Agora que conhecemos um pouco sobre o surgimento do esporte, chegou o momento de entender quais são as regras do tiro com arco. As normas da modalidade consistem em postura, mira, alvo, pontuação, vestimenta e muito mais.
Confira 👇
Regras do tiro com arco: objetivos
O objetivo principal do tiro com arco é acertar o alvo exatamente no centro para obter a pontuação máxima. Na verdade, qualquer lugar do alvo é pontuado, mas quanto mais perto do meio melhor.
Quando o arco atinge a mira, os jogadores conferem os pontos obtidos, marcam o local que foi flechado e anotam os pontos em uma planilha. Depois, devem retirar as flechas.
Segundo as regras do tiro com arco, os árbitros são os responsáveis por checar os equipamentos antes da competição para conferir se não haverá qualquer problema. Os juízes vão analisar a curva do arco, que não deve ser maior que 2 centímetros, e as dedeiras, que não podem ter ferramentas ou ganchos.
Regras do tiro com arco: zona do alvo e fases
Quanto mais próximo da zona interna, maiores são as chances de um jogador de tiro com arco pontuar. Essa pontuação é dividida em dez zonas, sendo a 1 a mais distante do meio e a 10 a mais próxima, e elas são divididas em cinco cores diferentes.
Veja como fica o valor da pontuação do alvo com cada cor, de fora para dentro do círculo central:
- Zona branca: marca 1 e 2 pontos;
- Zona preta: 3 e 4 pontos;
- Zona azul: 5 e 6 pontos;
- Vermelho: 7 e 8 pontos;
- Amarelo: 9 e 10 pontos.
As regras do tiro com arco envolvem as fases classificatórias e as eliminatórias. Na primeira, portanto, acontece a definição de chave da competição, organizando quem vai enfrentar quem na segunda fase, a eliminatória, seguindo assim até o vencedor ser definido.
Regras do tiro com arco: competição indoor e outdoor
As competições de tiro com arco acontecem na modalidade indoor, em locais fechados, e outdoor, em lugares abertos. Cada tipo de competição conta com regras diferentes, veja como fica!
Tiro com arco outdoor
Na competição de tiro com arco outdoor, em lugares abertos, cada arqueiro pode marcar, no máximo, 720 pontos durante a fase classificatória, que conta com 72 disparos. Essa quantidade é dividida em duas rodadas de 36 disparos cada, e cada uma dessas rodadas conta com seis séries.
Em cada série, os jogadores têm quatro minutos para realizarem seis disparos. Ao final, na fase de combate, dois arqueiros se enfrentam disparando três flechas em apenas dois minutos. Aquele que tiver a maior pontuação leva dois pontos na competição, e caso haja empate os pontos são divididos.
Nesta fase, segundo as regras do tiro com arco, o objetivo é conseguir acumular seis pontos, avançando no chaveamento e se encaminhando para o final. Na modalidade outdoor, as competições são feitas nas seguintes categorias:
- Infantil (até 14 anos) – disparos a 30 metros de distância;
- Cadete (de 15 a 17 anos) – disparos a 60 metros de distância;
- Juvenil (de 18 a 20 anos) – disparos a 70 metros de distância;
- Adulto (de 21 a 49 anos) – disparos a 70 metros de distância;
- Máster (acima de 50 anos) – disparos a 60 metros de distância.
Tiro com arco indoor
No tiro com arco indoor, que acontece em locais fechados, são feitos 60 disparos durante a etapa classificatória da competição, e a pontuação máxima é de 600 pontos.
As rodadas são divididas em duas de 30 disparos, sendo 10 séries de três disparos cada uma. O competidor não pode passar de dois minutos para realizar o disparo. As regras de faixa etária são diferentes da modalidade outdoor, com a distância fixa de 18 ou 25 metros.
Regras do tiro com arco: equipamentos
Para competir no tiro com arco, os jogadores precisam de equipamentos bastante específicos e essenciais. Eles são o arco, claro, flechas, pulseira, braçadeira, dedeira e aljava. Conheça melhor cada item:
- Arco: segundo as regras do tiro com arco, o arco precisa ser feito de material sintético. Ele possui uma corda presa a duas lâminas que, por sua vez, são unidas a uma mira, um estabilizador, um clicker de puxada, uma mira e um pino com mola chamado button.
- Flechas: as flechas que serão atiradas devem ser de alumínio, carbono, mistas ou de madeira. Características como tamanho e peso são variadas, e tudo vai depender da necessidade do arqueiro. Na parte traseira, as flechas contam com penas que ajudam na estabilização do lançamento.
- Pulseira: as pulseiras vão prender o punho ou o antebraço do arqueiro ao arco.
- Braçadeira: no tiro com arco, as braçadeiras são usadas no antebraço para evitar que o contato com a corda provoque alguma lesão no competidor.
- Dedeira: as dedeiras são usadas nos dedos do arqueiro e têm o objetivo de ajudar a puxar a corda e a sustentar, além de proteger os dedos.
- Aljava: por fim, os arqueiros jogam com uma bolsa presa na cintura chamada aljava, usada para guardar as flechas.
Regras do tiro com arco: posições
Para jogar o tiro com arco, os jogadores precisam usar os pés para criar estabilização na postura, mantendo ainda as pernas flexionadas e o quadril alinhado. Ele não pode se esquecer de nivelar e relaxar os ombros, mantendo o braço em linha reta na direção do alvo.
O arqueiro também precisa manter o arco estável e firme, e isso também é possível graças à respiração adequada durante os disparos.
As regras do tiro com arco são simples e bastam ser seguidas corretamente para se saírem bem nas competições. É necessário ter estabilidade na pose e muita concentração para atirar a flecha o mais próximo do centro possível.
Gostou de conhecer as normas do esporte? Aproveite para conferir mais informações sobre os mais variados esportes por aqui, e não deixe de comentar!
- Regras do badminton: como jogar, saques, equipamentos e mais
- Regras da canoagem: modalidades, classes, distâncias e mais
- Tudo sobre as Olimpíadas: história, tipos, características e curiosidades
- Tudo sobre as Paralimpíadas: história, modalidades, categorias e mais
- Maiores medalhistas olímpicos: quem são, países, esportes e medalhas