O badminton é uma modalidade olímpica que se originou na Índia e posteriormente se popularizou na Europa e no restante da Ásia.
O esporte é praticado com raquetes e uma peteca, que deve ser arremessada por cima de uma rede que divide a quadra em dois lados.
Bom, se você já se perguntou como esse jogo peculiar funciona, então aqui é o lugar certo para tirar todas as dúvidas e entender as regras.
Neste guia completo e atualizado, vamos te apresentar os fundamentos básicos, o funcionamento das partidas e a história do badminton.
Confira 👇
História do badminton
Práticas parecidas com o badminton já eram disputadas em civilizações passadas, mais especificamente no período da Antiguidade.
No entanto, o badminton moderno tal qual conhecemos hoje tem suas raízes históricas cravadas na Índia britânica do século XIX.
Naquele tempo, um jogo chamado poona era popular no país asiático. A prática envolvia uma peteca feita de penas de ganso e uma raquete. Todos os movimentos, portanto, eram executados dentro de uma quadra retangular.
Alguns soldados britânicos gostaram do esporte e, ao voltarem para a Inglaterra, introduziram a modalidade em solo europeu. Como consequência, o poona começou a se desenvolver e ganhar cada vez mais popularidade.
Assim sendo, o jogo foi estabelecido de maneira oficial no Reino Unido em festas que ocorriam na Badminton House. Tratava-se de uma grande mansão de propriedade do Duque de Beaufort. Por isso o nome badminton.
No início do século XX, a prática passou de mero entretenimento para um esporte estruturado. Regras foram oficializadas e até uma entidade mundial foi criado para regular a modalidade.
A Federação Internacional de Badminton (BWF) foi fundada em 1934. Desde então, o organismo tem desempenhado um papel fundamental na organização e promoção do esporte em todo o mundo.
O sucesso do badminton foi tamanho que não demorou para ele fosse incluído nos Jogos Olímpicos. Em 1972, entrou como esporte de demonstração. De 1992 em diante, foi consolidado como modalidade oficial.
Países asiáticos como China, Indonésia e Coreia do Sul têm dominado o cenário internacional do badminton, produzindo alguns dos melhores jogadores do planeta. Já na Europa, quem se destaca é a Dinamarca.
Como funciona o badminton?
O badminton é um esporte praticado em partidas individuais (simples) ou em equipes (duplas), cujo o objetivo é marcar pontos fazendo com que a peteca, feita de penas de ganso ou materiais sintéticos, toque o chão adversário.
Os atletas, portanto, utilizam raquetes leves e aerodinâmicas para executar golpes na peteca, com diferentes níveis de intensidade, direção e força.
A quadra é retangular, dividida por uma rede suspensa a 1,55 metros para jogos de simples e 1,524 metros para jogos de duplas. As linhas laterais e de fundo, juntamente com as linhas de serviço para jogos de duplas, delimitam a quadra.
No que tange ao funcionamento da partida, um jogo de badminton é disputado no sistema “melhor de três sets”, com cada set indo até 21 pontos (exceto no terceiro set, o de desempate, que pode ser vencido com 15 pontos).
Há intervalos entre os sets e trocas de lado quando a pontuação atinge metade do total de pontos em cada set, assim como ocorre no vôlei de praia.
O serviço é realizado a partir de uma zona demarcada na quadra, alternando entre os lados e os jogadores ou equipes após cada ponto.
Já a pontuação ocorre quando a peteca toca o chão no lado oposto da quadra, sendo que se ela tocar na linha é considerada dentro.
Existem regras específicas para evitar faltas, como não tocar na rede, não tocar na peteca duas vezes consecutivas e não pisar na linha durante o serviço. Após uma falta, o ponto é concedido ao adversário.
Como é a quadra de badminton?
A quadra de badminton é retangular e possui dimensões específicas. Ela mede 13,4 metros de comprimento por 5,18 metros de largura para jogos de duplas. No entanto, para jogos de simples, a largura é reduzida para 5,18 metros.
Uma rede é suspensa no centro da quadra, estendendo-se até as linhas laterais. A altura da rede é de 1,55 metros para jogos de simples e 1,524 metros para jogos de duplas. Essa rede atua como uma barreira que separa os campos dos jogadores ou equipes.
A quadra também possui linhas delimitadoras, incluindo as linhas laterais e de fundo para jogos de simples, e as linhas de serviço para jogos de duplas. Essas linhas são fundamentais para determinar se a peteca tocou dentro ou fora da quadra durante o jogo.
Regras do badminton
- Duração | Os jogos de badminton são disputados no sistema melhor de três sets, ou seja, para vencer a partida é necessário vencer dois sets. Cada set vai até 21 pontos (exceto o terceiro, se necessário, que dura apenas 15);
- Pontuação | Um ponto é marcado sempre que a peteca toca o chão no campo adversário. Há, no entanto, outras formas de pontuação: quando o adversário acerta a peteca para fora da quadra, quando o adversário golpeia a peteca na rede e ela não passa para o outro lado ou quando o adversário comete algum tipo de infração (falta);
- Serviço | O serviço (saque) começa com um sorteio após o aquecimento. Deste modo, o jogador ou equipe que ganhar o sorteio escolhe entre servir primeiro ou receber primeiro. O serviço alterna entre os lados da quadra e entre os jogadores ou equipes após cada ponto;
- Área de serviço | O saque deve ser realizado dentro da área de serviço, delimitada por linhas específicas na quadra. O jogador deve permanecer com pelo menos um pé dentro desta área durante o golpe;
- Golpes | A peteca deve ser golpeada abaixo da cintura. Além disso, cada lado só pode dar um toque na peteca antes de passá-la para o outro lado;
- Faltas | No badminton, é considerado falta se o jogador tocar na rede, se a peteca tocar em qualquer parte do corpo do atleta que não seja a raquete, se o jogador pisar no lado adversário (invasão), se o sacador errar o movimento do serviço ou se o atleta tocar na peteca mais de uma vez antes de passá-la para o outro lado;
- Intervalos e troca de lados | Intervalos são permitidos entre os sets. Além disso, há uma troca de lados quando a pontuação atinge a metade do total de pontos em cada set.
Equipamentos do badminton
A raquete é o principal equipamento do badminton. Utilizadas pelos atletas, elas são leves e feitas de materiais como grafite, alumínio ou aço – além de possuírem uma forma aerodinâmica para permitir movimentos precisos.
Já a peteca, também conhecida como volante, é a “bola” utilizada no badminton. Pode ser feita de penas de ganso ou de materiais sintéticos.
As petecas de penas de ganso são geralmente usadas em níveis mais avançados de jogo devido à sua trajetória mais complexa e ao toque mais sutil.
Por fim, temos as vestimentas. Os atletas costumam usar roupas confortáveis, como shorts, bermudas, saias camisetas, tops, regatas e tênis específicos.
Golpes do badminton
- Smash | Golpe poderoso e rápido, no qual o jogador atinge a peteca de cima para baixo, visando enviá-la fortemente para o chão adversário;
- Clear | Golpe defensivo em que o jogador arremessa a peteca no alto buscando enviá-la para o fundo do campo adversário, com objetivo de ganhar tempo o suficiente para se recompor na quadra;
- Drop shot | Golpe curto e preciso, usado para colocar a peteca suavemente sobre a rede, geralmente próximo à linha da frente do campo adversário;
- Drive | Golpe rápido no qual o jogador ataca a peteca horizontalmente, visando uma trajetória veloz e plana. É uma técnica usada para impor pressão no adversário;
- Net shot | Golpe suave e controlado próximo à rede, utilizado para deixar a peteca cair no campo adversário logo após ultrapassar a rede;
- Lob | Golpe em que o jogador arremessa a peteca no alto e para trás da quadra, buscando encobrir o adversário, muitas vezes usado como resposta a um smash do oponente.
É isso! Agora você sabe tudo sobre badminton e está preparado para assistir às partidas nas Olimpíadas. Gostou deste conteúdo? Registre sua opinião nos comentários! E continue nos visitando diariamente, viu? 👊