Quando pensamos na posição de zagueiro, existe uma série de características que vem à mente. Se você pensar com a cabeça até os anos 90, vai ter uma imagem, de 2000 outra, de 2010 para frente uma terceira. O fato é que os melhores zagueiros argentinos da história passaram por todas essas eras, e cada um deu sua contribuição.
- Pagamentos via PIX (Saques e depósitos rápidos)
- Jogos ao vivo (Transmissão grátis de mais de 100 esportes)
- Super Odds (As melhores cotações do mercado)
10 melhores zagueiros argentinos da história: carreira, títulos e recordes
Confira a lista com os melhores zagueiros argentinos da história:
1. Daniel Passarela
2. Oscar Ruggeri
3. Mascherano
4. Roberto Ayala
5. Cristian Romero
6. Nicolás Otamendi
7. Lisandro Martínez
8. Roberto Perfumo
9. Fernando Tobio
10. Francisco Sá
1. Daniel Passarela
Passarella começou no River Plate, onde se consagrou como um dos melhores zagueiros argentinos da história do clube.
O craque também jogou pela seleção argentina e foi o grande capitão na conquista da Copa do Mundo de 1978.
Passarella era conhecido por sua liderança, habilidade defensiva e presença ofensiva nas bolas paradas.
Na Europa, teve passagens pelo futebol italiano, jogando pela Fiorentina e Inter de Milão antes de regressar ao River onde encerrou sua carreira.
2. Oscar Ruggeri
Oscar Ruggeri iniciou sua carreira no futebol argentino, passando por clubes como Boca Juniors e River Plate, antes de se destacar na seleção nacional.
Ele fez parte da histórica vitória na Copa do Mundo de 1986, período no qual chamou a atenção de clubes pelo mundo, tendo passagens de sucesso por equipes como o Real Madrid, América do México e San Lorenzo.
Conhecido pela sua força física, liderança e presença de área, o defensor acumulou títulos pela seleção, incluindo as Copas América de 1991 e 1993, a Copa das Confederações de 1992, além da Copa do Mundo de 1986.
3. Mascherano
Mascherano é um dos nomes mais conhecidos do futebol da Argentina, com passagens por clubes como River Plate e Corinthians, antes de se destacar no futebol europeu, especialmente no Barcelona.
Com uma sólida trajetória no clube catalão, o zagueiro conquistou diversos títulos, incluindo a Liga dos Campeões e o Campeonato Espanhol.
Conhecido pela sua versatilidade, desempenhou papel crucial no meio-campo e na zaga.
Ganhou as medalhas de ouro nas campanhas vitoriosas da Argentina nas Olimpíadas de Atenas 2004 e Pequim 2008, e foi titular da campanha na Copa do Mundo de 2014, onde a seleção chegou a grande final vencida pela Alemanha.
Leia também: 10 melhores volantes argentinos da história: conheça a carreira das maiores lendas do meio-campo
4. Roberto Ayala
Ayala iniciou sua carreira no futebol argentino, passando pelo Ferro Carril Oeste antes de brilhar no River Plate.
Em 1995, se transferiu para a Europa, onde jogou no Napoli, Milan, e posteriormente no Valencia da Espanha, se consolidando como um dos melhores zagueiros do mundo.
No Valencia, o zagueiro fez história, foram sete temporadas, dois títulos da LaLiga e uma Copa da UEFA.
Pela seleção argentina foi o pilar da defesa por muitos anos, sempre muito técnico e ótimo na saída de bola.
Ganhou a medalha de ouro em Atenas nas Olímpiadas de 2004 com a camisa albiceleste.
5. Cristian Romero
Cristian Romero iniciou sua carreira no futebol argentino, jogando nas categorias de base do Belgrano. Após se destacar, foi contratado pelo Genova, da Itália, onde teve um bom desempenho, o que lhe garantiu uma transferência para a Atalanta em 2019. Já em 2021, o zagueiro se transferiu para o Tottenham Hotspur.
Reconhecido por sua forte marcação e habilidade no jogo aéreo, Romero conquistou títulos como a Copa América 2021 e a Copa do Mundo de 2022, sendo titular em ambas as conquistas, marcando seu nome entre os melhores zagueiros argentinos da história.
6. Nicolás Otamendi
Otamendi jogou pelo Vélez Sarsfield, equipe pela qual conquistou destaque e vários títulos.
Em 2010, foi transferido para o Porto, de Portugal, se firmando como um dos melhores zagueiros da Europa, conquistando títulos como a Liga Europa.
Em 2015, transferiu-se para o Manchester City, ganhando a Premier League e outros troféus importantes.
Defensor firme e líder, Otamendi é conhecido pela sua agressividade e habilidade no jogo aéreo.
O craque também integrou a seleção argentina, sendo titular nas conquistas da Copa América de 2021 e na Copa do Mundo de 2022.
7. Lisandro Martínez
Lisandro Martínez iniciou sua carreira no Newell’s Old Boys e se destacou no Ajax, onde foi eleito o melhor zagueiro da Eredivisie antes de se transferir para o Manchester United, em 2022.
Pela seleção argentina, foi importante na conquista da Copa do Mundo de 2022, sendo o principal suplente da dupla titular: Cristian Romero e Nicolás Otamendi.
Conhecido por sua versatilidade, habilidade no jogo aéreo e liderança, Lisandro acumulou títulos como o Campeonato Holandês e a Copa do Mundo, sendo um dos melhores zagueiros argentinos da história.
8. Roberto Perfumo
Roberto Perfumo, um dos melhores zagueiros argentinos da história, iniciou sua carreira no Racing Club, onde se destacou, sendo bi-campeão da Liga Argentina, campeão da Libertadores e do Mundial em 67, antes de se transferir para o Cruzeiro, no Brasil.
Sua trajetória também inclui passagens pelo River Plate e pela Seleção Argentina.
Conhecido por sua liderança, habilidade defensiva e leitura de jogo, Perfumo conquistou também um pré-olímpico sul-americano em 64 e um tri campeonato mineiro pelo Cruzeiro em 72, 73 e 74.
9. Fernando Tobio
Fernando Tobio iniciou sua carreira atuando pelo Vélez Sarsfield. Em 2014, transferiu-se para o Boca Juniors, consolidando-se como titular na defesa. Tobio também passou por clubes como o Palmeiras no Brasil, retornando ao Boca um ano depois.
Ao longo da sua carreira, acumulou títulos como a Liga Argentina, Copa Argentina e Supercopa.
Sua maior marca é a de ser o zagueiro argentino em atividade com mais títulos da Liga, são seis conquistas, sendo quatro delas com a camisa do Vélez e duas como jogador do Boca.
10. Francisco Sá
Francisco Sá se destaca por seu talento defensivo. O craque, que passou por diversos clubes da Argentina como Huracán e River Plate, se tornou um ídolo sul-americano no Independiente e no Boca Juniors.
Sá é o jogador com mais títulos da Copa Libertadores da história, totalizando seis taças, sendo quatro conquistas com o Independiente (72, 73, 74 e 75) e duas com o Boca (77 e 78), todas na década de 70.
Além disso, conquistou dois títulos intercontinentais, sendo o primeiro em 1973, pelo Independiente sobre a Juventus. A segunda vitória, em 1977, veio com a camisa do Boca.
É comum que se associe os melhores zagueiros argentinos da história a símbolos de raça, vontade e virilidade, no entanto, o tempo mostrou que eles são muito mais do que isso. A evolução do esporte produziu na Argentina defensores com grande leitura de jogo, passe e técnica refinadas.
Agora, sim, encerramos a lista com os 10 melhores zagueiros argentinos da história. E, se você é fã do futebol sul americano, leia também:
- Os 10 maiores times da Argentina de todos os tempos
- Conheça os 10 melhores laterais-esquerdos brasileiros em atividade
- Luis Suárez, atacante do Inter Miami, se despede da seleção do Uruguai
- Pagamentos via PIX (Saques e depósitos rápidos)
- Jogos ao vivo (Transmissão grátis de mais de 100 esportes)
- Super Odds (As melhores cotações do mercado)