Gregg Popovich é o mais vitorioso da história da NBA. No total, ele tem 1.561 vitórias no principal campeonato de basquete do mundo, um recorde considerável.
Popovich conquistou cinco títulos na liga de basquete norte-americana: 1999, 2003, 2005, 2007 e 2014. E foi eleito três vezes o melhor treinador do ano da NBA.
🤑 Aposte em Basquete na Betano e ganhe até 1.000 reais em bônus. 🤑
Pagamentos via PIX, jogos ao vivo e super odds!
Clique aqui para abrir sua conta!
Além de suas gigantescas conquistas na liga norte-americana, Popovich também foi campeão olímpico com a seleção de basquete dos Estados Unidos nos Jogos de Tóquio, em 2020.
Pop foi o responsável pela globalização da NBA. Ele transformou o San Antonio Spurs em uma potência não apenas com os norte-americanos Tim Duncan e David Robinson, os quais ficaram conhecidos como as Torres Gêmeas na liga.
Popovich levou para a NBA atletas como o francês Tony Parker e o argentino Manu Ginóbili. O primeiro foi quatro vezes campeão da NBA e MVP das finais em 2007. Já o argentino também conquistou, ao lado de Parker, quatro títulos da NBA pelo Spurs. Além disso, ele também conquistou o ouro olímpico em Atenas com a Argentina, seleção que derrotou os Estados Unidos nas Olimpíadas.
Foi assim, utilizando grandes atletas norte-americanos e grandes atletas estrangeiros que Popovich montou uma equipe fortíssima e criou uma verdadeira dinastia na história da NBA com o San Antonio Spurs.
Foi com essa estratégia, de ter craques norte-americanos e de outros países que Popovich acabou transformando a liga em um fenômeno global — Popovich também treinou o brasileiro Tiago Splitter entre outros estrangeiros da liga norte-americana.
Além de suas funções de treinador, Popovich foi presidente e gerente geral do Spurs. Muitos acreditam que foi ele quem criou uma cultura vitoriosa dentro da franquia. Cultura que existe até hoje.
Popovich é muito respeitado por ter feito parte da carreira de vários jogadores históricos da NBA.
Para o técnico do Golden State Warriors e ex-jogador do San Antonio Spurs, Steve Kerr, Popovich “é uma inspiração para todos”.
Na última semana, Popovich, que segue no comando do San Antonio Spurs, teve de se afastar do cargo para tratar um problema de saúde. Segundo Victor Wembanyama, todos no time estão torcendo para que ele se recupere e retorne o mais rápido possível às quadras.
- Participe da nossa comunidade gratuita no WhatsApp e receba dicas, notícias e curiosidades de mais de 50 esportes! Clique aqui para participar
Crédito foto: Reprodução/ X San Antonio Spurs
Leia mais:
NBA perde audiência nos EUA e ganha público no resto do mundo
NBA: lesões, horário e onde assistir ao jogo Spurs x Blazers
NBA: onde assistir ao jogo dos lanternas Milwaulkee Bucks x Utah Jazz
NBA suspende Joel Embiid por briga com jornalista; saiba mais
Corinthians hoje: acordo para fim do transfer ban, Yuri Alberto garantido em 2025 e mais
Com seis jogos a menos, Timão iguala campanha do 1º turno do Brasileirão
Ramón Díaz defende contratação de Hugo na coletiva
Vessoni exalta luta do Corinthians em vitória contra o Palmeiras: “dérbi não se joga. Se ganha”